terça-feira, 12 de março de 2013


PROFESSORAS: KÁTIA E LIANA

PROJETO: EU, MINHA CASA E MINHA FAMÍLIA.

PROBLEMA: Como eu sou, e como é minha família?

JUSTIFICATIVA: As crianças nesta idade sentem a necessidade de se descobrir e se conhecer, como parte de uma sociedade, observando que apesar das diferenças somos todos seres humanos e fazemos parte de um grupo familiar e de uma sociedade.

OBJETIVO GERAL:
Possibilitar a construção de conhecimento sobre o próprio eu e sua família, como também conhecer diferentes tipos de família que compõe a turma do jardim B.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Expressar suas necessidades desejos, pensamentos e sentimentos utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia.

Proporcionar o conhecimento do outro.

Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de convivência.

Reconhecer seu nome e dos colegas.

Desenvolver atitudes de interesse para com o seu corpo, a fim de familiarizar-se  com a imagem do próprio corpo e das demais crianças.

 CONTEÚDOS:

Eixo: Identidade Autonomia:

Eu e o outro

Nome

Iniciativa para fazer escolha

Família

Eixo: corpo e movimento

Corpo humano;

Expressividade

 
Metodologia:

Roda de Conversa

Música: Cabeça, ombro, joelho e pé

Recorte e colagem das partes do corpo.

Entrevista com os pais

Árvore genealógica

Pintura com guache. ( carimbo das mão e dos pés).

Pintar cada membro da família nos dedinhos das mãos

Caixas de coisinhas. Pedir para cada família mandar acessórios variados para montar a caixa.

Teatro de fantoche (cada criança relata quem mora na sua casa usando fantoche).

Quebra – cabeça com a foto e o nome da criança

Chamadinha (confeccionar um cartaz com o alfabeto para cada criança colocar seu nome na letra correspondente ).

Colagem com diferentes materiais em uma folha para identificar as partes do corpo

Fazer um cartaz que identifique os gostos de cada criança. (brinquedos, afazeres, lugares).

Atividades de pinturas, recortes e colagem relacionados a família para confeccionar o álbum final do projeto.

 Ouvir e pintar a poesia identidade do autor: Pedro Bandeira

Observar sua imagem no espelho se auto descrevendo e desenhando com o canetão no espelho.

Contação de história: A casa

Realizar o desenho da sua casa em dobradura

Escrita espontânea do nome no cartãozinho de identidade
 

AVALIAÇÃO:

Reconhece pessoas do seu convívio.

Comunica ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens

Identifica quantidades

Desenha e fala sobre o que desenhou

Reconhece sua imagem no espelho

Relata fatos e experiências.

Demonstra capacidade de memorização

Reconhece imagens e expressa este conhecimento

 
AVALIAÇÃO GERAL DO PROJETO:
Percebeu-se que as crianças participaram com grande interesse das atividades e a maioria delas consegue relatar com riqueza de detalhes as informações e descrições solicitadas pelas professoras e pelos colegas. Porém as atividades mais apreciadas são as atividades que envolveram o movimento e a superação de limites como, por exemplo, a dança da cadeira e o jogo da memória. No projeto também pedimos para que os familiares trouxessem para o C.E.I. alguns pertences e acessórios variados esta atividade foi um sucesso pois as crianças adoraram.









Nenhum comentário:

Postar um comentário