PROFESSORAS: CHEILA R., JANAÍNE, TATIANE, MAIARA.
ADAPTAÇÃO, INICIANDO
UMA NOVA ETAPA
PROBLEMA: De que maneira realizar
a adaptação os bebês do Berçário II “B”?
JUSTIFICATIVA: Inicia-se com a adaptação, uma nova etapa na vida de
todos nós, professores, crianças e pais. Uma etapa delicada que precisa de
muita dedicação por parte de todos envolvidos, momento de novas experiências,
de conhecer, de aprender, de cuidar um do outro, de amar e acolher. Segundo
Rosseti-Ferreira e Vitória (2008), “o processo de adaptação ao novo ambiente da
instituição é medida pelos outros: pela família, pelas professoras e pelos
próprios companheiros do grupo que a criança passa a frequentar.” O processo de
adaptação inicia-se com o nascimento e nos acompanha no decorrer de toda vida e
ressurge a cada nova situação que vivenciamos. Sair de um espaço conhecido e
seguro, dar um passo à frente e arriscar-se, tendo como companhia o
desconhecido para o qual precisamos olhar, perceber, sentir, avaliar, nos leva
as mais diferentes reações. Em meio a tantas novidades, à medida que este
processo ocorre de forma planejada e gradual, possibilita à criança construir
vínculos e sentimentos de confiança com os professores, com os colegas e outras
pessoas presentes na instituição. É esta relação afetiva com o outro que
possibilita a segurança, tão necessária para conhecer e explorar este novo
espaço.
OBJETIVO GERAL: Oferecer tranqüilidade e fazer com que todos se
sintam seguros, pois, é um momento de conhecimento e construção de vínculos
afetivos entre crianças, professoras, instituição e família, a fim de que todos
possam conhecer, viver novas experiências, expressando seus sentimentos,
pensamentos e emoções livremente.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·        
Manifestar confiança no ambiente da instituição
vivenciando um bom processo de adaptação;
·        
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo,
conhecendo seus limites e sensações que produz;
·        
Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição
a fim de interagir e socializar-se;
·        
Manipular diferentes objetos e materiais,
explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        
Observar imagens diversas a fim de
identificá-las e interpretá-las;
·        
Explorar o corpo com a voz, mãos e pés,
produzindo música;
·        
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de
desenvolver a memória musical;
·        
Brincar com a música a fim de explorar sons e
ritmos variados;
·        
Estabelecer comunicação através da linguagem
oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·        
Escolher livros para leitura e apreciação de
imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·        
Conhecer seu próprio corpo por meio do uso e
exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
·        
Explorar o ambiente através da brincadeira, para
participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do
grupo social em seu grupo de convívio;
·        
Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou
situações nas quais se reconhece a necessidade;
·        
Movimentar e explorar o corpo para desenvolver
capacidades posturais e motoras;
·        
Reconheçer e ampliar os movimentos, percebendo
assim as potencialidades e limites do corpo;
·        
Desenvolver atitudes de interesse para com o
corpo humano a fim de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e das
demais crianças.
CONTEÚDOS:
·        
Adaptação, Eu e o outro, nome, Exploração do
espaço, Familia (IDENTIDADE E AUTONOMIA);
·        
Exploração de diferentes materiais, Observação e
conversação sobre imagens e objetos (ARTES VISUAIS);
·        
Exploração oral e corporal, Canto, Linguagem
musical (MÚSICA);
·        
Linguagem oral e corporal, Comunicação
(LINGUAGEM);
·        
Familia, Escola (NATUREZA E SOCIEDADE);
·        
 Contagem
oral e velocidade rápido, lento, depressa, devagar (MATEMÁTICA);
·        
Corpo humano, Expressividade, Sensações (CORPO E
MOVIMENTO).
METODOLOGIA:
·        
Acolhimento das crianças e familias no novo
ambiente;
·        
Muito colinho, carinho e atenção;
·        
Confecção da lembrançinha da abelinha;
·        
Exploração do ambiente do CEI, passeios aos
arredores da instituição;
·        
Maniseio de revistas, rasgar, amassar etc;
·        
Decoração da sala e porta a fim de deixar o
ambiente colorido e alegre;
·        
Cantar e gesticular cantigas infantis;
·        
Exposição das fotos dos melhores momentos da
adaptação;
·        
Recepção e despedida de forma afetiva;
·        
Interação com outras turmas e outros
profissionais;
·        
Diante do espelho dialogar com a criança,
nomeando as partes do corpo;
·        
Oferta do alimento, nomeando os nomes, formas,
cores, sabor;
·        
Brincadeiras na areia;
·        
Contação de histórias, manuseio de livros de
diversas texturas;
·        
Utilização de recursos tecnológicos: CD, DVD,
rádio, câmeras fotográficas;
·        
Utilização de brinquedos musicais;
·        
Nos dias de calor utilizar a piscina;
·        
Na oralidade, conversar sobre distancias e os
espaços: “o brinquedo esta longe, vá busca-lo!”, “a bola esta debaixo do
berço!”.
·        
Brincadeiras de bolas de diferentes tamanhos;
·        
Atividades de sopro, bolinhas de sabão;
·        
Pedir para os pais fotos da família, para expor
na parede da sala para as crianças observarem.
CRONOGRAMA:
Este projeto deverá ser
trabalhado o ano inteiro, pois o fluxo de criança no berçário II é constante, a
cada nova criança que entra nesta sala o projeto deve ser retomado, onde se faz
adaptação da criança. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013.
AVALIAÇÃO:
                A adaptação por
ser um momento delicado marcado pela separação da criança e da família, vem
acompanhado de muito insegurança e choro. O chorinho faz parte desta etapa. Por
isso, nós professoras neste sentido damos muito carinho e afeto. A decoração da
sala e a construção de móbiles confeccionados com cd´s chamaram a atenção de
todos, que ao observarem sorriam alegres. As canções
cantadas e gesticuladas pelas professoras fizeram as crianças imitar os gestos
e babulciar os sons, bater palminhas e movimentar o corpo, na canção “meu
pintinho amarelinho” imitiam os gestos igual as professoras.  Todas as crianças
tiveram uma ótima adaptação, fazendo do CEI um lugar de aprendizagem e muita
diversão. O mesmo projeto ainda será desenvolvido durante o decorrer do ano de
acordo com a demanda das crianças novas.
 
Amo de mais seu blog por isso quero contribuir com esse material para enrriquece-lo ainda mais.
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Plano de aula semana da adaptação
Plano de aula semanal educação infantil
Projeto adaptação escolar educação infantil
Adaptação escolar para a educação infantil
Mural escolar para o primeiro dia
Mural para o primeiro dia de aula
Mural variado volta as aulas
Amei as Atividades com o berçário
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