terça-feira, 12 de maio de 2015

PROJETO LITERATURA INFANTIL NOS PRIMEIROS ANOS DA CRIANÇA.

PROJETO LITERATURA INFANTIL NOS PRIMEIROS ANOS DA CRIANÇA.

TURMA: BARÇÁRIO I A
PROFESSORAS: VERA, VALMIRA, ANDRESSA E ROSELI


TÍTULO: O prazer da leitura se ensina, se estimula – Literatura Infantil.

PROBLEMA: É possível utilizar a Literatura Infantil, como forma de compreender o mundo e incentivar a Leitura?
JUSTIFICATIVA: Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor. Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental?

Na interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados, leva a criança a uma maior compreensão do texto e a uma compreensão mais abrangente do contexto. Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto.

A literatura infantil, portanto, não pode ser utilizada apenas como um "pretexto" para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas. Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.

A criança que desde muito cedo entra em contato com a obra literária escrita para ela terá uma compreensão maior de si e do outro. Terá a oportunidade de desenvolver seu potencial criativo e ampliar os horizontes da cultura e do conhecimento, percebendo o mundo e a realidade que a cerca. Para Bettelheim (1996),

enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança (p.20).


Acreditamos que a educação seja um espaço para descobertas obtidas através da participação e colaboração ativa de cada criança com seus parceiros em todos os momentos, possibilitando, assim, a construção de sujeitos autônomos e cooperativos.

É, portanto, através de um ensino por projetos, que a literatura infantil ganhará um sentido maior na vida das crianças. O confronto de opiniões, a motivação, as interações sociais e o trabalho cooperativo possibilitarão à criança condições que asseguram o caráter formativo das atividades, através de uma boa orientação do professor, tendo a finalidade de esclarecer aos alunos o que devem fazer, como devem fazer, por que e para que fazer tal atividade ou ler este ou aquele livro. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias.

OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da integração com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver a autoestima,
Ampliar as possibilidades expressivas de comunicação,
Envolver-se em várias situações de comunicação,
Fazer escolhas de livros para leitura e apreciação,
Recontar histórias e fatos em sequência,
Apreciar a leitura de textos apresentados pelas professoras,
Manusear diferentes tipos de livros,
Descobrir o mundo sonoro á sua volta e valorizá-lo,
Participar de atividades que integrem músicas e histórias,
Desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o faz-de-conta,
Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.),
Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.,
Desenvolver a percepção visual e auditiva,

CONTEÚDOS:
Comunicação e expressão (oral, corporal e escrita) – Identidade e autonomia 0 a 3 anos,
Comunicação de desejos e sentimentos – Identidade e autonomia 4 e 5 anos,
Manifestações culturais – Artes visuais 0 a 3 anos,
Ritmos e gêneros musicais – Música 0 a 3 anos,
Repertório de canções – Música 4 e 5 anos,
Comunicação e gêneros textuais – Linguagem 0 a 3 anos,
Conto e reconto de histórias, gêneros literários, observação e manuseio de livros – Linguagem 4 e 5 anos,
Expressividade – Movimento 0 a 3 anos e 4 e 5 anos.  

METODOLOGIA:
Sacola da literatura,
Dramatizações,
Histórias com fantoches, dedoches, máscaras,
Contação de histórias em ambientes diferentes,
Mascote da turma (de acordo com projeto anual da sala),
Criar livros de histórias com as crianças,
Leitura de imagens,
Organizar cantinhos para literatura,
Brincadeiras com fantoches e fantasias.

 AVALIAÇÃO:
Observamos que as crianças se movimentaram ao ouvir diferentes sons, percebemos também movimentos corporais por meio das brincadeiras, da leitura e outros movimentos, além disso, demonstraram espontaneidade em movimentar seu corpo explorando sons, texturas e imagens de livros. Notamos o fascínio das crianças ao se envolverem com os fantoches e os livros com texturas e livros com fantoches inclusos.











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