PROJETO LITERATURA INFANTIL NOS
PRIMEIROS ANOS DA CRIANÇA.
TURMA: BARÇÁRIO I A
PROFESSORAS: VERA, VALMIRA, ANDRESSA E ROSELI
TÍTULO: O prazer da leitura se ensina, se
estimula – Literatura Infantil.
PROBLEMA:
É possível
utilizar a Literatura Infantil, como forma de compreender o mundo e incentivar
a Leitura?
JUSTIFICATIVA:
Ouvir e
ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e
surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na
relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das
possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da
imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto
e leitor. Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas
quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes
de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras
séries do ensino fundamental?
Na
interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos
formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A
intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados,
leva a criança a uma maior compreensão do texto e a uma compreensão mais
abrangente do contexto. Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de
forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está
nas entrelinhas do texto.
A
literatura infantil, portanto, não pode ser utilizada apenas como um
"pretexto" para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do
hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador
de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática,
possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas. Para
tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das
possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.
A criança
que desde muito cedo entra em contato com a obra literária escrita para ela
terá uma compreensão maior de si e do outro. Terá a oportunidade de desenvolver
seu potencial criativo e ampliar os horizontes da cultura e do conhecimento,
percebendo o mundo e a realidade que a cerca. Para Bettelheim (1996),
enquanto diverte a criança, o conto de fadas a
esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade.
Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da
criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e
diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança (p.20).
Acreditamos
que a educação seja um espaço para descobertas obtidas através da participação
e colaboração ativa de cada criança com seus parceiros em todos os momentos,
possibilitando, assim, a construção de sujeitos autônomos e cooperativos.
É,
portanto, através de um ensino por projetos, que a literatura infantil ganhará
um sentido maior na vida das crianças. O confronto de opiniões, a motivação, as
interações sociais e o trabalho cooperativo possibilitarão à criança condições
que asseguram o caráter formativo das atividades, através de uma boa orientação
do professor, tendo a finalidade de esclarecer aos alunos o que devem fazer,
como devem fazer, por que e para que fazer tal atividade ou ler este ou aquele
livro. Na literatura infantil, portanto, a criança aprende brincando em um
mundo de imaginação, sonhos e fantasias.
OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da integração com a
literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o
estímulo e o gosto pelos livros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver a autoestima,
Ampliar as possibilidades expressivas de
comunicação,
Envolver-se em várias situações de comunicação,
Fazer escolhas de livros para leitura e apreciação,
Recontar histórias e fatos em sequência,
Apreciar a leitura de textos apresentados pelas
professoras,
Manusear diferentes tipos de livros,
Descobrir o mundo sonoro á sua volta e valorizá-lo,
Participar de
atividades que integrem músicas e histórias,
Desenvolver o gosto por
histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o faz-de-conta,
Manusear diversos portadores de
textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.),
Estimular a emissão de sons,
balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias,
etc.,
Desenvolver a percepção visual e
auditiva,
CONTEÚDOS:
Comunicação e expressão (oral, corporal e escrita)
– Identidade e autonomia 0 a 3 anos,
Comunicação de desejos e sentimentos – Identidade e
autonomia 4 e 5 anos,
Manifestações culturais – Artes visuais 0 a 3 anos,
Ritmos e gêneros musicais – Música 0 a 3 anos,
Repertório de canções – Música 4 e 5 anos,
Comunicação e gêneros textuais – Linguagem 0 a 3
anos,
Conto e reconto de histórias, gêneros literários,
observação e manuseio de livros – Linguagem 4 e 5 anos,
Expressividade – Movimento 0 a 3 anos e 4 e 5 anos.
METODOLOGIA:
Sacola da literatura,
Dramatizações,
Histórias com fantoches, dedoches, máscaras,
Contação de histórias em ambientes diferentes,
Mascote da turma (de acordo com projeto anual da
sala),
Criar livros de histórias com as crianças,
Leitura de imagens,
Organizar cantinhos para literatura,
Brincadeiras com fantoches e fantasias.
AVALIAÇÃO:
Observamos que as crianças se movimentaram ao ouvir
diferentes sons, percebemos também movimentos corporais por meio das
brincadeiras, da leitura e outros movimentos, além disso, demonstraram espontaneidade
em movimentar seu corpo explorando sons, texturas e imagens de livros. Notamos
o fascínio das crianças ao se envolverem com os fantoches e os livros com texturas
e livros com fantoches inclusos.
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