Turma: Berçário II A
Professoras: Denise,Cerli,Fabiani,Suzana Lazzaris.
Problema:
porque precisamos desenvolver os sentidos?
Justificativa:
Escolhemos trabalhar o título jardim da alegria por deprararmos com uma sala
com onze crianças com muita dificuldade de adaptação, sendo que com este tema
podemos explorar os sentidos com diversas atividades de acordo com a faixa
etária proporcionando a socialização e instigando a curiosidade. Desde o
nascimento as crianças experenciam o mundo através dos sentidos, por isso
todos devem ser bem desenvolvidos. No
decorrer do tempo os sentidos vão se ampliando, devemos oportunizar as
crianças, estimulando para que possam ampliar estes sentidos.
Objetivo
Geral: despertar o conhecimento a cerca dos sentidos.
Objetivo Especifico:
·
Manipular diferentes objetos e materiais,
explorando características propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo
conhecendo seus limites e sensações que ele produz.
·
Expressar
suas necessidades, desejos pensamentos e sentimentos, utilizando de seus
argumentos para desenvolver sua autonomia.
·
Interagir
com brinquedos sonoros ( sons de animais, do corpo, e instrumentos musicais).
·
Explorar as diversidades sonoras a fim de
perceber os diferentes sons e ritmos.
·
Estimular a alimentação para desenvolver
autonomia e bons hábitos alimentares.
·
Oportunizar a degustação de vários tipos de
alimentos dos mais comuns aos mais elaboradas com cores e texturas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES (
estratégias)
·
Rasgar, amassar papel.
·
Pintura facial e corporal;
·
Brincadeiras com espelhos, revistas e imagens;
·
Músicas ( sons da natureza) a fim de tranqüilizar
as crianças em certos momentos do dia com auxilio do aparelho de som e cd;
·
Caixa de surpresas: confeccionar uma caixa com
buraco aonde as crianças possam entrar em contato com os objetos para sentir
diferentes tipos de texturas, dentro da caixa iremos colocar: balão com água,
lixa, esponja, bola, urso de pelúcia, até mesmo objetos das crianças.
·
Tapete de texturas: confeccionar um grande
tapete para colocar exposto na sala para que as crianças possam caminhar sobre
as diversas texturas usar: areia, brita, grama, lixa, folhas secas, espuma, botão,
grãos, sementes.
·
Degustar alimentos com as mãos e colheres: para
esta atividade usar a alimentação oferecida pelo CEI para que a criança desenvolva
sua autonomia.
·
OBS: esta atividade iremos fazer com freqüência:
·
Experimentar vários gostos ( doce, salgado,
azedo, amargo)a para esta atividade preparar geladinhos para que eles possam
segurar sozinhos.
·
Histórias ( animais, jardins, flores). Contar
histórias diariamente envolvendo vários temas;
·
Pinturas; colocar papel pardo no chão e carimbar
as mãos e os pés das crianças e permitir que toquem na tinta para conhecerem
sua textura, fazendo assim desenhos livres;
·
Brincadeiras livres e dirigidas na sala e no
pátio interno e externo do CEI;
·
Dramatização das histórias com fantoches;
·
Aula passeio para que a criança possa observar o
ambiente ao seu redor;
·
Confeccionar flores com o uso de CDs para
enfeitar a sala;
Conteúdos:
·
Adaptação;
·
Eu e o outro;
·
Cuidados com o corpo;
·
Exploração do espaço;
·
Comunicação e expressão: oral, corporal:
·
Saúde e bem estar: higiene e alimentação;
·
Repouso;
Corpo e
movimento:
·
Corpo humano; * expressividade; * equilíbrio; *
coordenação motora ampla;
·
Sensações; * percepção; * flexibilidade;
·
Controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e
soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, sentar,
levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros.
Artes visuais:
·
Fazer artístico;
·
Exploração de diferentes materiais;
·
Ele mentos constituintes da linguagem visual
(forma, cor, volume, textura);
·
Observação e conversação sobre imagens e
objetos;
Música:
·
Expressão oral e corporal;
·
Interpretação e dramatização musical;
·
Ritmos e gêneros musicais;
·
Canto;
·
Linguagem musical;
Linguagem orla e escrita:
Linguagem oral e corporal;
·
Comunicação;
·
Gêneros e formas de expressão;
Natureza e sociedade: família, comunidade, meio ambiente, seres vivos,
fenômenos da natureza, tradições de diversidades socioculturais, higiene.
Avaliação:
A avaliação far-se-á de acordo
com a participação de cada criança durante as atividades proporcionadas,
mediante observação, reflexão e registro de:
·
Manifesta confiança no ambiente da sala;
·
Vivenciou bem o processo de adaptação;
·
Reconhece pessoas do seu convívio;
·
Comunica idéias e sentimentos através das
diferentes linguagens;
·
Vocaliza em resposta aos estímulos (emite sons
quer com estímulos dos adultos ou do ambiente)
·
Aceita
diferentes alimentos;
·
Reconhece seus colegas de sala e professores;
·
Brinca com outras crianças;
·
Manipula brinquedos e materiais sonoros;
·
Consegue se expressar de acordo com o ritmo
músicos;
·
Balbucia;
·
Demonstra coordenação motora ampla e fina (
chutar, puxar, escavar, encaixar);
·
Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda quando
for solicitado;
·
Demonstra equilibrio e ritmo nos movimentos;
·
Empilha objetos;
CRONOGRAMA:
Do dia 2 de março inicia-se as atividades e se estendem até o final do
mês de abril.
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