terça-feira, 19 de maio de 2015

PROJETO: JARDIM DA ALEGRIA

Turma: Berçário II A

Professoras: Denise,Cerli,Fabiani,Suzana Lazzaris.  

Problema: porque precisamos desenvolver os sentidos?

Justificativa: Escolhemos trabalhar o título jardim da alegria por deprararmos com uma sala com onze crianças com muita dificuldade de adaptação, sendo que com este tema podemos explorar os sentidos com diversas atividades de acordo com a faixa etária proporcionando a socialização e instigando a curiosidade. Desde o nascimento as crianças experenciam o mundo através dos sentidos, por isso todos  devem ser bem desenvolvidos. No decorrer do tempo os sentidos vão se ampliando, devemos oportunizar as crianças, estimulando para que possam ampliar estes sentidos.

Objetivo Geral: despertar o conhecimento a cerca dos sentidos.
Objetivo  Especifico:
·         
                Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características propriedades e possibilidades de manuseio;
·          Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo conhecendo seus limites e sensações que ele produz.
·          Expressar suas necessidades, desejos pensamentos e sentimentos, utilizando de seus argumentos para desenvolver sua autonomia.
·          Interagir com brinquedos sonoros ( sons de animais, do corpo, e instrumentos musicais).
·         Explorar as diversidades sonoras a fim de perceber os diferentes sons e ritmos.
·         Estimular a alimentação para desenvolver autonomia e bons hábitos alimentares.
·         Oportunizar a degustação de vários tipos de alimentos dos mais comuns aos mais elaboradas com cores e texturas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ( estratégias)

·         Rasgar, amassar papel.
·         Pintura facial e corporal;
·         Brincadeiras com espelhos, revistas e imagens;
·         Músicas ( sons da natureza) a fim de tranqüilizar as crianças em certos momentos do dia com auxilio  do aparelho de som e cd;
·         Caixa de surpresas: confeccionar uma caixa com buraco aonde as crianças possam entrar em contato com os objetos para sentir diferentes tipos de texturas, dentro da caixa iremos colocar: balão com água, lixa, esponja, bola, urso de pelúcia, até mesmo objetos das crianças.
·         Tapete de texturas: confeccionar um grande tapete para colocar exposto na sala para que as crianças possam caminhar sobre as diversas texturas usar: areia, brita, grama, lixa, folhas secas, espuma, botão, grãos, sementes.
·         Degustar alimentos com as mãos e colheres: para esta atividade usar a alimentação oferecida pelo CEI para que a criança desenvolva sua autonomia.
·         OBS: esta atividade iremos fazer com freqüência:
·         Experimentar vários gostos ( doce, salgado, azedo, amargo)a para esta atividade preparar geladinhos para que eles possam segurar sozinhos.
·         Histórias ( animais, jardins, flores). Contar histórias diariamente envolvendo vários temas;
·         Pinturas; colocar papel pardo no chão e carimbar as mãos e os pés das crianças e permitir que toquem na tinta para conhecerem sua textura, fazendo assim desenhos livres;
·         Brincadeiras livres e dirigidas na sala e no pátio interno e externo do CEI;
·         Dramatização das histórias com fantoches;
·         Aula passeio para que a criança possa observar o ambiente ao seu redor;
·         Confeccionar flores com o uso de CDs para enfeitar a sala;
Conteúdos:
·         Adaptação;
·         Eu e o outro;
·         Cuidados com o corpo;
·         Exploração do espaço;
·         Comunicação e expressão: oral, corporal:
·         Saúde e bem estar: higiene e alimentação;
·          Repouso;
Corpo e movimento:
·         Corpo humano; * expressividade; * equilíbrio; * coordenação motora ampla;
·         Sensações; * percepção; * flexibilidade;
·         Controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros.
Artes visuais:
·         Fazer artístico;
·         Exploração de diferentes  materiais;
·         Ele mentos constituintes da linguagem visual (forma, cor, volume, textura);
·         Observação e conversação sobre imagens e objetos;
Música:
·         Expressão oral e corporal;
·         Interpretação e dramatização musical;
·         Ritmos e gêneros musicais;
·         Canto;
·         Linguagem musical;
Linguagem orla e escrita:
Linguagem oral e corporal;
·         Comunicação;
·         Gêneros e formas de expressão;
Natureza e sociedade: família, comunidade, meio ambiente, seres vivos, fenômenos da natureza, tradições de diversidades socioculturais, higiene.

Avaliação:

 A avaliação far-se-á de acordo com a participação de cada criança durante as atividades proporcionadas, mediante observação, reflexão e registro de:
·         Manifesta confiança no ambiente da sala;
·         Vivenciou bem o processo de adaptação;
·         Reconhece pessoas do seu convívio;
·         Comunica idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Vocaliza em resposta aos estímulos (emite sons quer com estímulos dos adultos ou do ambiente)
·          Aceita diferentes alimentos;
·         Reconhece seus colegas de sala e professores;
·         Brinca com outras crianças;
·         Manipula brinquedos e materiais sonoros;
·         Consegue se expressar de acordo com o ritmo músicos;
·         Balbucia;
·         Demonstra coordenação motora ampla e fina ( chutar, puxar, escavar, encaixar);
·         Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda quando for solicitado;
·         Demonstra equilibrio e ritmo nos movimentos;
·         Empilha objetos;

CRONOGRAMA:

Do dia 2 de março inicia-se as atividades e se estendem até o final do mês de abril.

















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