PROFESSORA:
Carina Paraboni Voltz Darolt
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROBLEMA:
Por que as aulas de Educação
Física são importantes?
JUSTIFICATIVA:
A Educação Física na Pré-Escola possibilita às crianças
uma maior interação e também a integração junto ao grupo e ao mundo em que
vivem, proporcionando o desenvolvimento da cultura corporal através de
atividades, jogos e brincadeiras que ampliem suas experiências motoras, a
exploração de gestos e ritmos corporais e o desenvolvimento das habilidades
necessárias, a fim de que explore e controle os próprios movimentos e recursos
motores, respeitando suas características e necessidades.
OBJETIVO
GERAL:
·
Proporcionar diversas atividades a fim de
aprimorar as habilidades necessárias para o desenvolvimento da criança.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Possibilitar as crianças uma maior interação
nas aulas de Educação Física;
·
Vivenciar diferentes atividades corporais
individual ou em grupo;
·
Integrar-se junto ao grupo e ao mundo em que
vivem;
·
Proporcionar o desenvolvimento da cultura
corporal;
·
Ampliar experiências motoras e o
desenvolvimento das habilidades;
·
Desenvolver noções de ritmo corporal e a
exploração de gestos
·
Participar de diferentes atividades
corporais.
CONTEÚDOS:
·
Habilidades de expressão e comunicação;
·
Ritmo;
·
Habilidades de trabalho em equipe;
·
Lateralidade;
·
Equilíbrio;
·
Manipulação;
·
Locomoção;
METODOLOGIA:
·
Atividades em círculo, fileiras, colunas,
duplas, trios, grupos;
·
Jogos de perseguição como, coelhinho sai da
toca, pega congela, cachorro brabo, bate manteiga;
·
Corrida do saco
·
Pular corda;
·
Saltos diversos;
·
Adaptação com bambolês e bolas;
·
Atividades de
rastejar, rolar, pular;
·
Exercícios de coordenação com bolas,
bambolês, cordas;
·
Exercícios de equilíbrio com cones e
materiais alternativos;
·
Atividade de subir e descer na escada
·
Atividades rítmicas e expressivas como: ovo
choco, dança da cadeira, cabeça, ombro, joelho e pé.
·
Brincadeiras de roda e cantadas;
·
Ensino das letras, músicas e coreografias das
brincadeiras de roda e cantadas;
·
Estátua;
CRONOGRAMA:
·
Meses de Março e Abril de 2015.
AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo e feito por meio de observação em
todas as aulas, acompanhando todo o aprendizado da criança, e ao final do
semestre resulta na Avaliação Descritiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário