quinta-feira, 7 de maio de 2015

BRINCADEIRAS LEVADO A SÉRIO

PROFESSORA: Carina Paraboni Voltz Darolt

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROBLEMA:

Por que as aulas de Educação Física são importantes?

JUSTIFICATIVA:

            A Educação Física na Pré-Escola possibilita às crianças uma maior interação e também a integração junto ao grupo e ao mundo em que vivem, proporcionando o desenvolvimento da cultura corporal através de atividades, jogos e brincadeiras que ampliem suas experiências motoras, a exploração de gestos e ritmos corporais e o desenvolvimento das habilidades necessárias, a fim de que explore e controle os próprios movimentos e recursos motores, respeitando suas características e necessidades.

OBJETIVO GERAL:

·         Proporcionar diversas atividades a fim de aprimorar as habilidades necessárias para o desenvolvimento da criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Possibilitar as crianças uma maior interação nas aulas de Educação Física;
·         Vivenciar diferentes atividades corporais individual ou em grupo;
·         Integrar-se junto ao grupo e ao mundo em que vivem;
·         Proporcionar o desenvolvimento da cultura corporal;
·         Ampliar experiências motoras e o desenvolvimento das habilidades;
·         Desenvolver noções de ritmo corporal e a exploração de gestos
·         Participar de diferentes atividades corporais.

CONTEÚDOS:

·         Habilidades de expressão e comunicação;
·         Ritmo;
·         Habilidades de trabalho em equipe;
·         Lateralidade;
·         Equilíbrio;
·         Manipulação;
·         Locomoção;

METODOLOGIA:

·         Atividades em círculo, fileiras, colunas, duplas, trios, grupos;
·         Jogos de perseguição como, coelhinho sai da toca, pega congela, cachorro brabo, bate manteiga;
·         Corrida do saco
·         Pular corda;
·         Saltos diversos;
·         Adaptação com bambolês e bolas;
·         Atividades de  rastejar, rolar, pular;
·         Exercícios de coordenação com bolas, bambolês, cordas;
·         Exercícios de equilíbrio com cones e materiais alternativos;
·         Atividade de subir e descer na escada
·         Atividades rítmicas e expressivas como: ovo choco, dança da cadeira, cabeça, ombro, joelho e pé.
·         Brincadeiras de roda e cantadas;
·         Ensino das letras, músicas e coreografias das brincadeiras de roda e cantadas;
·         Estátua;

CRONOGRAMA:

·         Meses de Março e Abril de 2015.

AVALIAÇÃO:

            O processo avaliativo e feito por meio de observação em todas as aulas, acompanhando todo o aprendizado da criança, e ao final do semestre resulta na Avaliação Descritiva.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário