terça-feira, 12 de maio de 2015

Alimentação: Comendo bem, Crescendo Saudável.

TITULO: Alimentação: Comendo bem, Crescendo Saudável.

TURMA: BERÇÁRIO I B

PROFESSORAS: Cheila, Isolde e Jenifer

PROBLEMA: Que alimentos  preciso comer para ter uma vida sadia?

JUSTIFICATIVA:  Sabe-se que a boa alimentação é essencial desde os primeiros meses dos bebês, a fim de manter uma boa qualidade de vida e prevenir infecções e patologias na vida adulta.  É essencial manter uma alimentação saudável em todas as fases da vida, mas em cada uma delas a alimentação tem importância diferente. Quando criança, a alimentação é voltada para o crescimento dos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase é imprescindível uma alimentação balanceada, pois precisam de energia necessária para suprir as energias gastas com as brincadeiras de criança. Torna-se importante formar  os hábitos alimentares, ou seja, que  as crianças “aprendam” desde bebês, a gostar ou não de certos alimentos.  A família também pode e deve fazer a sua parte referente a educação alimentar de seus filhos; para o adulto é reeducação alimentar, mas para a criança é criar bons hábitos alimentares e saudáveis. Assim,   nós professoras   visando sempre o bem estar das crianças  iremos trabalhar este tema para estimular a criação de bons hábitos alimentares das crianças do berçário I B.

OBJETIVO GERAL: Estimular a ingestão de frutas e verduras variadas a fim de contribuir para uma vida sadia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver  atitudes relacionadas à alimentação a fim de estimular a criação de bons hábitos alimentares;
·         Utilizar de forma autônoma a mamadeira;
·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·         Observar imagens  de frutas e verduras;
·         Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;
·         Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, preferencias, sentimentos nas diversas situações de interação com o grupo;
·         Estabelecer contato com a linguagem escrita através da literatura infantil;
·         Desenvolver noções de peso e tamanho;
·         Movimentar  e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·         Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, rasgar para desenvolver a coordenação motora fina.
CONTEÚDOS:

·         Alimentação __ Identidade e Autonomia;
·         Exploração de diferentes materiais (formas, cores, texturas...)  __Artes Visuais;
·         Expressão oral e corporal ­­­­­­­­­­­­ ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__ Música;
·         Linguagem: oral e corporal, literatura infantil__ Linguagem
·         Peso e tamanho__ Matemática
·         Movimento livre, Coordenação motora fina ___ Corpo e Movimento.

METODOLOGIA:
·         Cantar músicas referentes ao tema como: “comer, comer”, “meu lanchinho”, “salada mista”, “hora da refeição”, “ sopa do neném”;
·         Assistir o vídeo : “ sopa do neném” de palavra cantada;
·         Fazer um cartaz  contendo a letra desta música ilustrando-a com fotos das crianças segurando os legumes e verduras que contem na “sopa do neném da creche”;
·         Confeccionar com eva móbiles com frutas: banana, maçã, melancia, abacaxi etc;
·         Realizar carimbos de mãos e dedos para ilustrar frutas e verduras;
·         Cortar pedacinhos de mamão para que as crianças peguem sozinhas com as mãos ( para os maiores oferecer também pedacinhos de outras frutas como banana, laranja);
·         Trazer frutas e verduras em dias alternados para sala, para que possam pegar, sentir, observar tamanhos, cores, cheiros diferentes;
·         Provar separadamente algumas verduras: cenoura, couve-flor, brócolis..., para os menores amassar e para os maiores dar em pedacinhos cortados, para estimular a mastigação;

CRONOGRAMA: 02 de março a 10 de abril

AVALIAÇÃO:
·         Aceita diferentes alimentos;
·         Segura alguns alimentos e os come;
·         Experimenta e explora diferentes materiais;
·         Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
·         Bate palminhas;
·         Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·         Balbucia;
·         Demonstra atenção ao ouvir alguém falando;
·         Chora ou ri demonstrando sentimentos;
·         Reconhece o som do seu próprio nome.
·         Apresenta noções de peso e tamanho na interação com brinquedos.

AVALIAÇÃO DO PROJETO ALIMENTAÇÃO

Este projeto foi elaborado visando estimular  a ingestão  de verduras e frutas variadas no berçário I B, bem como, o conhecimento de tais frutas e verduras quanto ao tamanho, cor, forma  a fim de contribuir para uma vida sadia. Quando trouxemos para sala diversas verduras, a maioria das crianças demonstrou receio em tocar ou pegar nas mãos os brócolis; as demais verduras apresentadas elas pegaram nas mãos  e observaram.  Nos momentos de degustação, poucas foram as crianças que não apresentaram interesse em ingeri-las; foram oferecidas algumas verduras cozidas de fácil mastigação em dias alternados para que pudessem sentir melhor o gosto dos alimentos, como cenoura, chuchu e beterraba.
As frutas  trazidas para sala foram manuseadas por todas as crianças, inicialmente observaram sem demonstrarem reação do que fazer com elas, mas, momentos depois interagiram muito bem com as mesmas, algumas frutas mais fáceis de manuseio viraram bola e assim a  brincadeira estava formada.

Este projeto foi de grande importância para as crianças do berçário I B, pois,  alguns tiveram a  oportunidade de experimentar  pela primeira vez  determinadas frutas e verduras, e desta forma, iniciar desde bebê o hábito de comer alimentos saudáveis.













Nenhum comentário:

Postar um comentário