“Era uma
vez: a leitura e a escrita do mundo da fantasia”
CEI IVETE
SPÉZIA SCHMITT E PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA
“Um livro infantil, para o quarto de uma criança, é um objeto tão importante e mais indispensável do que o berço”. (Friedrich Bertuch)
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo
encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito
interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da
criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança
aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é
através de experiências felizes com as histórias, os contos clássicos infantis
em sala de aula que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos
textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e
possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.
De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais - PCN (1997), o papel do professor e da escola é formar alunos
críticos habituados com a leitura, isso através do incentivo a leitura diária e
de um contato com todos os tipos de textos. Contar histórias para crianças
sempre expressou um ato de linguagem, representação simbólica do real
direcionado para a aquisição de modelos linguísticos.
A imagem na literatura infantil deve ser
oferecida a todas as crianças, mesmo que a criança não conheça a escrita deve
ter contato com livros e no decorrer da sua vida irá adquirir o hábito da
leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não lêem, tenham contato
com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre o mundo e sua
própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem
tornando-a leitora da sua realidade. Ouvindo diariamente histórias ela fará
comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida.
Com base nesta justificativa é que CEI Ivete
S. Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca vêm desenvolvendo no decorrer deste ano
o projeto literatura com o objetivo de que as crianças expressarem desejos,
pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim
de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos
livros.
Após as apresentações cada criança
recebeu de presente um livro de literatura infantil.
FESTIVAL DA LITERATURA 2015 –
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO
MATUTINO
MII A – DRAMATIZAÇÃO DA CANÇÃO
LINDA ROSA JUVENIL
MII B – ENCENAÇÃO DA MÚSICA OS 3
PORQUINHOS
PRÉ-ESCOLAR I PROF. JANAINE –
TEATRO E O DENTE AINDA DÓI
JARDIM A – PARLENDAS – ISADORA –
O SAPO
ANA
LUIZA – REI CAPITÃO
ANDRÉ
L. – A CASA
RENATO
– O XALE
IAN
– A ABELHA
JARDIM B – ENCENAÇÃO DA MÚSICA UM
LINDO ARCO ÍRIS
PARLENDA
HOJE É DOMINGO - MARIA ANTONIA E MILENA
PRÉ I KEROLEN – CANTAR A MÚSICA
ERA UMA CASA
PRÉ II JURÁRIA – TEATRO A CIGARRA
E A FORMIGA
VESPERTINO
MII A – DRAMATIZAÇÃO DA CANÇÃO
LINDA ROSA JUVENIL
MII B – ENCENAÇÃO DA MÚSICA OS 3
PORQUINHOS
PRÉ-ESCOLAR I PROF. JANAINE –
TEATRO E O DENTE AINDA DÓI
JARDIM A – HISTÓRIA COM FANTOCHES – MENINA BONITA DO
LAÇO DE FITA
JARDIM B – ENCENAÇÃO DA MÚSICA UM
LINDO ARCO ÍRIS
PRÉ I KEROLEN – CANTAR A MÚSICA
ERA UMA CASA
PRÉ II JURÁRIA – TEATRO A CIGARRA
E A FORMIGA
POESIA
A CIGARRA E A FORMIGA – GUSTAVO SERGIO E HENRIQUE
Nenhum comentário:
Postar um comentário