quinta-feira, 7 de maio de 2015

FESTIVAL DA LITERATURA

“Era uma vez: a leitura e a escrita do mundo da fantasia”
CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT E PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA

“Um livro infantil, para o quarto de uma criança, é um objeto tão importante e mais indispensável do que o berço”. (Friedrich Bertuch)

Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, os contos clássicos infantis em sala de aula que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997), o papel do professor e da escola é formar alunos críticos habituados com a leitura, isso através do incentivo a leitura diária e de um contato com todos os tipos de textos. Contar histórias para crianças sempre expressou um ato de linguagem, representação simbólica do real direcionado para a aquisição de modelos linguísticos.
A imagem na literatura infantil deve ser oferecida a todas as crianças, mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e no decorrer da sua vida irá adquirir o hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não lêem, tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre o mundo e sua própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida.

Com base nesta justificativa é que CEI Ivete S. Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca vêm desenvolvendo no decorrer deste ano o projeto literatura com o objetivo de que as crianças expressarem desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros.

Após as apresentações cada criança recebeu de presente um livro de literatura infantil.

FESTIVAL DA LITERATURA 2015 – CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO

MATUTINO
MII A – DRAMATIZAÇÃO DA CANÇÃO LINDA ROSA JUVENIL
MII B – ENCENAÇÃO DA MÚSICA OS 3 PORQUINHOS
PRÉ-ESCOLAR I PROF. JANAINE – TEATRO E O DENTE AINDA DÓI
JARDIM A – PARLENDAS – ISADORA – O SAPO
                                   ANA LUIZA – REI CAPITÃO
                                   ANDRÉ L. – A CASA
                                   RENATO – O XALE
                                   IAN – A ABELHA
JARDIM B – ENCENAÇÃO DA MÚSICA UM LINDO ARCO ÍRIS
                        PARLENDA HOJE É DOMINGO -  MARIA ANTONIA E MILENA
PRÉ I KEROLEN – CANTAR A MÚSICA ERA UMA CASA
PRÉ II JURÁRIA – TEATRO A CIGARRA E A FORMIGA

VESPERTINO
MII A – DRAMATIZAÇÃO DA CANÇÃO LINDA ROSA JUVENIL
MII B – ENCENAÇÃO DA MÚSICA OS 3 PORQUINHOS
PRÉ-ESCOLAR I PROF. JANAINE – TEATRO E O DENTE AINDA DÓI
JARDIM A –  HISTÓRIA COM FANTOCHES – MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
JARDIM B – ENCENAÇÃO DA MÚSICA UM LINDO ARCO ÍRIS
PRÉ I KEROLEN – CANTAR A MÚSICA ERA UMA CASA
PRÉ II JURÁRIA – TEATRO A CIGARRA E A FORMIGA
                        POESIA A CIGARRA E A FORMIGA – GUSTAVO SERGIO E HENRIQUE



































Nenhum comentário:

Postar um comentário