quarta-feira, 3 de julho de 2013

TURMA: JARDIM B PROJETO FUNDO DO MAR PROFESSORAS KÁTIA,ROSANA,JENIFER E ANA MARIA


TÍTULO: Fundo do Mar


Justificativa:

Ao se observar a curiosidade das crianças em relação ao aquário exposto na entrada do CEI, iniciamos o projeto Fundo do Mar. Através dele conheceremos um pouco mais deste universo fantástico dos seres que nele habitam.


OBJETIVO GERAL:
Conhecer e identificar algumas espécies marinhas.

 

Objetivos Específicos
· Aprender a respeitar o meio ambiente.
· Conscientiza-se de que somos parte do meio ambiente.
· Preservação.

 

Conhecimentos Prévios

Dúvidas- Quem mais vive no fundo do Mar?

Certezas- Os peixinhos são bonitos e pequenos.

 

CONTEÚDOS:

Linguagem oral e escrita

*Conto e reconto de histórias;

*Gêneros literários;

*Observação e manuseio de livros e revistas;

*Contato com leitura e escrita.

 

Artes Visuais

* Fazer artístico;

*Exploração de diferentes materiais;

*Apreciação e releitura de obras de arte;

*Observação e discussão de imagens e objetos.

 

Identidade e autonomia

*Eu e o outro;

*Direito e deveres.

 

Música

*Apreciação musical;

*Repertório de canções;

*Diferentes sons.

 

Natureza e Sociedade

* Meio Ambiente, Seres vivos;

*Consciência Ecológica.

 

Matemática

*Contagem oral;

*Grandezas e medidas, Números e Raciocínio Lógico.

 

Movimento

*Expressividade;

*Equilíbrio;

*Coordenação Motora e Fina;

*Manipulação de materiais alternativos;

*Lateralidade.

 

METODOLOGIA:

-Roda de conversa;

-Roda de conversa sobre o mar: o que eles conhecem sobre o mar, quem já foi à praia, que animais existem no mar (conhecidos), etc..

-Lista dos animais do fundo do mar;

-Pesquisas em revistas;

-Cantos sobre o tema;

-Pinturas de desenhos utilizando materiais como: lápis, giz, cola gliter, tinta guache;

-Histórias sobre os animais marinhos;

-Polvo (quantos tentáculos ele tem?);

-Nomear as cores de cada bichinho;

-Observação e comparação dos tamanhos;

-Confecção de tartarugas com caixas de frutas;

-Pintura de mural com diferentes materiais;

-Fazer de papelão os seres de que mais cada um gostou;

-Confecção de um aquário individual com 1polvo, 1peixe de papelão e 1 peixe de isopor e EVA;

-Músicas e pesquisa sobre o mar na Internet.

 

CRONOGRAMA:

30 DIAS.

 

AVALIAÇÃO:

O projeto Fundo do Mar proporcionou as crianças várias atividades que utilizaram a tinta guache e a possibilidade de elas conhecerem algumas criaturas que ainda não conheciam ou não sabiam seus nomes.

Em aproximadamente 30 dias elas manipularam diferentes materiais (isopor, caixas de ovos e de maçãs, papelão, EVAs, tintas, etc) dando formato a criaturas que fizeram parte dos murais externos e chamando a atenção dos pais e coleguinhas. Algumas crianças contribuíram muito com seus conhecimentos sobre os assuntos abordados.

Falamos sobre seres já conhecidos como baleias, golfinhos e tartarugas e outros não tão conhecidos como ouriços, araias, peixes-leões, focas, leões-marinhos e muitos que vivem na escuridão do fundo do mar (vistos na internet). Sempre falamos sobre as cores, formas, tamanhos e quantidades.
Todos ficavam atentos aos livros que traziam imagens e sons e nas recontagens de histórias, cada um deu sua contribuição. Para que o tema não seja esquecido tão facilmente cada criança levará para casa um aquário que confeccionou em sala.

Bibliografia:

“ONDE AS DISCIPLINAS SE ENCONTRAM” – matéria da revista educação
http://www.revistaeducacao.com.br/









Um comentário:

  1. Muito bom.Vou incentivar os meus "pequenos" a fazerem.Obrigado(a) pela sugestão!

    ResponderExcluir