TÍTULO: Fundo do Mar
Justificativa:
Ao se observar a curiosidade das crianças em relação ao aquário exposto na entrada do CEI, iniciamos o projeto Fundo do Mar. Através dele conheceremos um pouco mais deste universo fantástico dos seres que nele habitam.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer e identificar algumas espécies marinhas.
Objetivos
Específicos
· Aprender a respeitar o meio ambiente.
· Conscientiza-se de que somos parte do meio ambiente.
· Preservação.
· Aprender a respeitar o meio ambiente.
· Conscientiza-se de que somos parte do meio ambiente.
· Preservação.
Conhecimentos Prévios
Dúvidas- Quem mais vive no fundo do Mar?
Certezas- Os peixinhos são bonitos e pequenos.
CONTEÚDOS:
Linguagem oral e escrita
*Conto e reconto de histórias;
*Gêneros literários;
*Observação e manuseio de livros e revistas;
*Contato com leitura e escrita.
Artes
Visuais
* Fazer artístico;
*Exploração de diferentes materiais;
*Apreciação e releitura de obras de arte;
*Observação e discussão de imagens e objetos.
Identidade
e autonomia
*Eu e o outro;
*Direito e deveres.
Música
*Apreciação musical;
*Repertório de canções;
*Diferentes sons.
Natureza
e Sociedade
* Meio Ambiente, Seres vivos;
*Consciência Ecológica.
Matemática
*Contagem oral;
*Grandezas e medidas, Números e Raciocínio Lógico.
Movimento
*Expressividade;
*Equilíbrio;
*Coordenação Motora e Fina;
*Manipulação de materiais alternativos;
*Lateralidade.
METODOLOGIA:
-Roda de conversa;
-Roda de conversa sobre o mar: o que eles conhecem
sobre o mar, quem já foi à praia, que animais existem no mar (conhecidos),
etc..
-Lista dos animais do fundo do mar;
-Pesquisas em revistas;
-Cantos sobre o tema;
-Pinturas de desenhos utilizando materiais como:
lápis, giz, cola gliter, tinta guache;
-Histórias sobre os animais marinhos;
-Polvo (quantos tentáculos ele tem?);
-Nomear as cores de cada bichinho;
-Observação e comparação dos tamanhos;
-Confecção de tartarugas com caixas de frutas;
-Pintura de mural com diferentes materiais;
-Fazer de papelão os seres de que mais cada um
gostou;
-Confecção de um aquário individual com 1polvo,
1peixe de papelão e 1 peixe de isopor e EVA;
-Músicas e pesquisa sobre o mar na Internet.
CRONOGRAMA:
30 DIAS.
AVALIAÇÃO:
O projeto Fundo do Mar proporcionou as crianças
várias atividades que utilizaram a tinta guache e a possibilidade de elas
conhecerem algumas criaturas que ainda não conheciam ou não sabiam seus nomes.
Em aproximadamente 30 dias elas manipularam
diferentes materiais (isopor, caixas de ovos e de maçãs, papelão, EVAs, tintas,
etc) dando formato a criaturas que fizeram parte dos murais externos e chamando
a atenção dos pais e coleguinhas. Algumas crianças contribuíram muito com seus
conhecimentos sobre os assuntos abordados.
Falamos sobre seres já conhecidos como baleias,
golfinhos e tartarugas e outros não tão conhecidos como ouriços, araias,
peixes-leões, focas, leões-marinhos e muitos que vivem na escuridão do fundo do
mar (vistos na internet). Sempre falamos sobre as cores, formas, tamanhos e
quantidades.
Todos ficavam atentos aos livros que traziam
imagens e sons e nas recontagens de histórias, cada um deu sua contribuição.
Para que o tema não seja esquecido tão facilmente cada criança levará para casa
um aquário que confeccionou em sala.Bibliografia:
“ONDE AS DISCIPLINAS SE ENCONTRAM” – matéria da revista educação http://www.revistaeducacao.com.br/
Muito bom.Vou incentivar os meus "pequenos" a fazerem.Obrigado(a) pela sugestão!
ResponderExcluir