segunda-feira, 22 de julho de 2013

NÃO ATIRE O PAU NO GATO



TURMA: JARDIM A

PROFESSORAS: Marilene,Lisley,Janina

TITULO: NÃO ATIRE O PAU NO GATO

PROBLEMA: De que maneira iremos conhecer a vida dos gatos?
JUSTIFICATIVA: As crianças, de um modo geral, gostam muito de animais, sendo que certo dia enquanto brincávamos ao ar livre as crianças do jardim e do pré-escolar encontraram um gatinho no bosque do CEI. As crianças ficaram alvoroçadas querendo pegá-los no colo e passar as mãos nele. Então, uma das professoras interagiu juntamente com o grupo de crianças, onde uma delas disse: Prô eu não tenho gatinho na minha casa! Levamos o animal até a sala onde todos tiveram a oportunidade de observar e manipular. Assim, que seu pai chegou, rapidamente mostrou e disse que iria levar o gatinho para morar com ela. Realizamos perguntas, onde percebemos algumas dúvidas e certezas, demonstrando interesse em conhecer mais sobre a vida dos gatos. Partindo destes questionamentos e curiosidade surgiu o projeto “Não atire o pau no gato“, que tem como foco de aprendizagem o habitat, a alimentação, características físicas e cuidados que devemos ter com os animais.
 “As crianças desde muitos pequenos, pela interação com o meio social e natural em que vivem, elas aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas a suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca” (RCNEI, vol. 03 ).

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
DÚVIDAS:- Por que o gato se lambe?
- O que ele come?
- Onde mora?
- Tem bigode?
- Quantas patas?
- Quanto tempo vive o gato?
- Quantos dedos tem o gato?
 
CERTEZAS: - Ele tem duas orelhas, dois olhos, nariz, boca, língua e rabo.
- Tem pelos e é fofinho.
- É um animal de estimação.
 
OBJETIVO GERAL: Desenvolver o espírito investigador das crianças, despertando nelas o interesse em conhecer mais sobre a vida dos gatos, a fim de promover o gosto pela natureza e os cuidados que devemos ter com os animais.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos, a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
  •  Despertar interesse e entusiasmo pela leitura, através de contação de histórias referente ao projeto;
  • Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos: cuidando, respeitando, valorizando e protegendo os animais em geral;
  • Reconhecer que os animais são seres vivos;
  • Estimular a linguagem oral e corporal através da música.
  • Ampliar nosso conhecimento a respeito do gato;
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com as pessoas, estabelecendo contato com pequenos animais, manifestando curiosidade e interesse;
  • Relacionar a ideia de números e quantidades, principalmente a contagem oral.
 
CONTEÚDOS:
          Eu e o outro, valores, comunicação e expressão: oral, corporal, escrita e exploração do espaço (identidade e autonomia);
 
·         Exploração de diferentes materiais, fazer artístico, leitura e releitura de obras de artes, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
 
·         Expressão oral e corporal, canto e linguagem musical(música);
 
·         Comunicação e linguagem oral, escrita e corporal (linguagem);
 
·         Meio ambiente, seres vivos e escola (natureza e sociedade);
 
·         Contagem oral, comparação, classificação, raciocínio lógico e número (matemática);
 
·         Coordenação motora fina e ampla, sensações e expressividade (movimento).
 
 
METODOLOGIA:
 ·         Iniciar, discutindo em nossa roda de conversa o que sabemos e o que queremos saber sobre o gato;
 
·         Assistir DVD: Gato de botas;
 
·         Vamos pintar o gatinho com lápis de cor. Depois colar pedacinhos de lã no corpo dele e por último colar bolinhas de algodão na almofada para que ele fique bem fofinho;
 
·         Releitura com mosaico, obra de Romero Brito;
 
·         Cantigas de roda (Não atire o pau no gato);
 
·         Pedir para as crianças desenharem um gatinho em uma folha A4;
 
·         Pintar uma folha A4 com giz de cera e realizar dobradura de um gato;
 
·         Contações de histórias: Se um gato for...Os três gatinhos, Gatos e gatinhos, Gato no mato e Um gato marinheiro.
 
·         Levar as crianças até o computador para observar várias imagens e cores de gatos;
 
·         Quebra-cabeça de quatro peças: gatinho;
 
·         Pintar um rolo de papel higiênico com tinta guache e revestir de lã (corpo),as patas, rosto, orelhas e rabo;
 
·         Confeccionar cartaz onde as crianças irão recortar gravuras de gatinhos e colar conforme a quantidade de 1 á 10;
 
·         Anexar a dobradura do gato em uma folha A4 com letras de músicas referentes ao projeto, e em seguida oferecer o crachá com o nome de cada criança, auxiliando individualmente para eles transcrever na folha.
 
CRONOGRAMA: 2 semanas
 
AVALIAÇÃO: A avaliação aconteceu no decorrer do projeto através da observação, onde todas as crianças tiveram a oportunidade de expor suas dúvidas e certezas sobre o gato. Sendo que o gato é um animal de estimação, acabamos descobrindo que no grande grupo de crianças apenas três tem este animal em seu lar, e os demais relataram que tem cachorro. Mesmo assim, todos os objetivos foram alcançados, onde as crianças adoraram participar das atividades desenvolvidas, principalmente as realizadas com tinta guache.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário