TURMA: JARDIM A
PROFESSORAS: Marilene,Lisley,Janina
TITULO: NÃO ATIRE O PAU NO GATO
PROBLEMA: De que maneira iremos conhecer a vida dos gatos?
“As crianças desde muitos pequenos, pela interação com o meio social e natural em que vivem, elas aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas a suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que tem acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca” (RCNEI, vol. 03 ).
CONHECIMENTOS
PRÉVIOS:
DÚVIDAS:-
Por que o gato
se lambe?
- O que ele come?
- Onde mora?
- Tem bigode?
- Quantas patas?
- Quanto tempo vive o gato?
- Quantos dedos tem o gato?
CERTEZAS: - Ele tem duas orelhas, dois
olhos, nariz, boca, língua e rabo.
- Tem pelos e é fofinho.
- É um animal de estimação.
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver
o espírito investigador das crianças, despertando nelas o interesse em conhecer
mais sobre a vida dos gatos, a fim de promover o gosto pela natureza e os
cuidados que devemos ter com os animais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos, a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
- Despertar interesse e entusiasmo pela leitura, através de contação de histórias referente ao projeto;
- Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos: cuidando, respeitando, valorizando e protegendo os animais em geral;
- Reconhecer que os animais são seres vivos;
- Estimular a linguagem oral e corporal através da música.
- Ampliar nosso conhecimento a respeito do gato;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
- Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com as pessoas, estabelecendo contato com pequenos animais, manifestando curiosidade e interesse;
- Relacionar a ideia de números e quantidades, principalmente a contagem oral.
CONTEÚDOS:
Eu
e o outro, valores, comunicação e expressão: oral, corporal, escrita e
exploração do espaço (identidade e
autonomia);
·
Exploração
de diferentes materiais, fazer artístico, leitura e releitura de obras de
artes, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
·
Expressão
oral e corporal, canto e linguagem musical(música);
·
Comunicação
e linguagem oral, escrita e corporal (linguagem);
·
Meio
ambiente, seres vivos e escola (natureza
e sociedade);
·
Contagem
oral, comparação, classificação, raciocínio lógico e número (matemática);
·
Coordenação
motora fina e ampla, sensações e expressividade (movimento).
METODOLOGIA:
· Iniciar, discutindo em nossa roda de conversa o que sabemos e o que queremos saber sobre o gato;
· Assistir DVD: Gato de botas;
· Vamos pintar o gatinho com lápis de cor. Depois colar pedacinhos de lã no corpo dele e por último colar bolinhas de algodão na almofada para que ele fique bem fofinho;
· Releitura com mosaico, obra de Romero Brito;
· Cantigas de roda (Não atire o pau no gato);
· Pedir para as crianças desenharem um gatinho em uma folha A4;
· Pintar uma folha A4 com giz de cera e realizar dobradura de um gato;
· Contações de histórias: Se um gato for...Os três gatinhos, Gatos e gatinhos, Gato no mato e Um gato marinheiro.
· Levar as crianças até o computador para observar várias imagens e cores de gatos;
· Quebra-cabeça de quatro peças: gatinho;
· Pintar um rolo de papel higiênico com tinta guache e revestir de lã (corpo),as patas, rosto, orelhas e rabo;
· Confeccionar cartaz onde as crianças irão recortar gravuras de gatinhos e colar conforme a quantidade de 1 á 10;
· Anexar a dobradura do gato em uma folha A4 com letras de músicas referentes ao projeto, e em seguida oferecer o crachá com o nome de cada criança, auxiliando individualmente para eles transcrever na folha.
CRONOGRAMA: 2 semanas
AVALIAÇÃO: A
avaliação aconteceu no decorrer do projeto através da observação, onde todas as
crianças tiveram a oportunidade de expor suas dúvidas e certezas sobre o gato. Sendo
que o gato é um animal de estimação, acabamos descobrindo que no grande grupo de
crianças apenas três tem este animal em seu lar, e os demais relataram que tem cachorro.
Mesmo assim, todos os objetivos foram alcançados, onde as crianças adoraram
participar das atividades desenvolvidas, principalmente as realizadas com tinta
guache.
Nenhum comentário:
Postar um comentário