TURMA: Maternal II A
PROFESSORAS: Dalva, Josiane e Clarice
PROBLEMA: É possível utilizar a Literatura Infantil, como forma de
compreender o mundo e incentivar a leitura?
JUSTIFICATIVA: A Literatura Infantil pode ser um instrumento
pedagógico extremamente relevante durante todo o período que antecede um
processo formal de alfabetização e a pré-escola. Ela influencia a criança na
sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade, ouvindo diariamente
histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que
está inserida.
Há tantos jeitos de a criança ler, de conviver com a
literatura de modo próximo, sem achar que é algo do outro mundo, remoto,
enfadonho ou chato... É uma questão de aproximá-la dos livros de modo aberto –
seja na livraria ou na biblioteca... Se a criança é a única culpada nos
tribunais adultos por não ler, pede-se o veredicto inocente... Mais culpados
são os adultos que não lhe proporcionam esse contato, que não lhe abrem essas –
e outras tantas – trilhas para toda a maravilha que é a caminhada pelo mundo
mágico e encantado das letras... (ABRAMOVICH, 2006, p. 163).
A imagem na literatura infantil
deve ser oferecida a todas as crianças, mesmo que a criança não conheça a
escrita deve ter contato com livros e no decorrer da sua vida irá adquirir o
hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não lêem,
tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre
o mundo e sua própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua
aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Ouvindo diariamente histórias
ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está
inserida. Este projeto será aplicado no Centro de Educação Infantil Ivete
Spézia Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca, com todas as turmas.
OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamento e sentimentos através
da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros
anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a autoestima;
- Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;
- Envolver-se em várias situações de comunicação;
- Fazer escolhas de livros para leitura e apreciação;
- Recontar histórias e fatos em sequência;
- Apreciar a leitura de textos apresentados pelas professoras;
- Conhecer diferentes gêneros literários orais e escritos;
- Manusear diferentes tipos de livros.
CONTEÚDOS
- Comunicação e expressão (oral, corporal e escrita) – Identidade e autonomia
- Comunicação de desejos e sentimentos – Identidade e autonomia
- Manifestações culturais – Artes visuais
- Ritmos e gêneros musicais – Música
- Repertório de canções – Música
- Comunicação e gêneros textuais – Linguagem
- Conto e reconto de histórias, gêneros literários, observação e manuseio de livros – Linguagem
- Expressividade – Movimento
METODOLOGIA
- Será confeccionado um mascote literário, que irá para casa juntamente com livros de histórias, específicos para sua faixa etária. Os pais contarão histórias para seu filho(a), e farão um relatório de como foi a reação da criança, devolvendo esse relatório para as professoras. Isto irá acontecer durante todo o ano.
- Confecção de um mascote da turma.
- Dramatizações das professoras e crianças.
- Contação de histórias com livros, fantoches, dedoches, máscaras.
- Contação de histórias em ambientes diferentes.
- Criar livros de histórias com as crianças.
- Leitura de imagens.
- Visualização de histórias no data show.
- Contação de história através de objetos diversos.
- Visita a Biblioteca Municipal.
- Momento diferenciado no momento da contação com caixa diferente, molho de chaves, pau da chuva, música, etc.
- Dia da contação onde uma criança escolhe um livro e faz uma contação para os colegas.
AVALIAÇÃO
A avaliação far-se-á de acordo
com a faixa etária da turma, mediante observação, reflexão e registro de:
ü Comunica ideias e sentimentos
através de diferentes linguagens;
ü Identifica imagens;
ü Movimenta-se ao ouvir diferentes
sons;
ü Canta e realiza movimentos de
interpretação musical;
ü Memoriza canções, reproduzindo
parte delas;
ü Reconta histórias conhecidas com
aproximação à original;
ü Manuseia livros, folheando-os;
ü Explora sons, texturas e imagens
dos livros;
ü Narra fatos com seqüência
temporal e causal;
ü Valoriza a leitura como fonte de
prazer e entretenimento;
ü Faz escolhas de livros para
apreciar ou ler;
ü Demonstra espontaneidade em
movimentar seu corpo;
ü Expressa-se corporalmente por
meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;
AVALIAÇÃO
DO PROJETO
Com o projeto literatura infantil
observou-se que, as crianças desta faixa etária gostam e se identificam com as
varias histórias contadas. Por conseguinte a magia das histórias faz com que as
crianças recontem suas próprias histórias alem de, utilizar do livro elas também
se reportam ao brincar com fantoches, mascaras e fantasias. Também observou
que, a contação de história é um caminho que leva criança em direção do mundo letrado.
Com isso as mesmas se interassam por folhear vários tipos de materiais impressos,
além disso, durante a contação de histórias observou-se que a atenção fica
voltada para a magia do que está sendo contado. Neste sentido concluiu-se que o
projeto é muito importante para o desenvolvimento do gosto e o hábito pela
leitura.
Amei o projeto!!
ResponderExcluirParabéns seu trabalho ficou maravilhoso!
ResponderExcluirOlá! Adorei o projeto. Passei aqui para ter ideias e vc contribuiu.
ResponderExcluirParabéns pelo excelente projeto. Me ajudou bastante para desenvolver meu trabalho com as minhas criancinhas
ResponderExcluirMuito legal!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho.
Muito bom
ResponderExcluirAmei seu projeto realmente fantástico, parabéns pelo belíssimo trabalho.
ResponderExcluir