FESTA JUNINA
Professora: Elenisi
Justificativa:
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse
nos alunos em conhece mais sobre a “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes
comemorações, por isso surgem grandes oportunidades de aprendizagens.
Objetivo geral:
O objetivo principal do
projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas
juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo
para a socialização dos alunos.
Objetivos Específicos:
•Incentivar o trabalho cooperativo;
•Propiciar as crianças à participação em diversas brincadeiras;
•Conhecer as obras do artista Alfredo Volpi
•Conhecer as características da festa (músicas, comidas, vestimentas, etc...);
•Conhecer os costumes e valorizar a tradição;
•Incentivar a apreciação pelas festas;
•Participar da festa do C.E.I
Conteúdos:
Música/Dança
Dramatização;
Conhecimentos
culturais;
Fazer
artístico;
Exploração
de materiais;
Expressão
corporal;
Contagem
oral e escrita;
Noções de
espaço e de medidas;
Formas geométricas;
Escrita e
leitura
Metodologia:
•Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui;
•Letras com nome da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, qual a última letra do tema, etc.
•Ensaio de dança/quadrilha;
•Confecção de balões de papel;
•Símbolos, origem da festa;
•Cantar e dançar músicas e canções de festa junina;
•Releitura das obras de arte de Alfredo Volpi, com mosaico, desenho;
•Degustação de pratos típicos: bolo de fubá, pipoca , etc.
•Jogo de bingo;
•Receita do bolo de fubá/ produção do bolo
•Escrever
a receita em papel kraft- escrita coletiva
•Contação
de história: “A galinha ruiva”
•Interpretação
de texto oral, com desenhos e escrito;
•Confecção da decoração;
•Confecção da decoração;
•Localizar
no globo os países que deram origem á festa: França e Portugal;
•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;
•Brincadeiras de roda;
•Enfeites: Tamanho, formas geométricas, quantidade de enfeites;
•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;
•Brincadeiras de roda;
•Enfeites: Tamanho, formas geométricas, quantidade de enfeites;
•Mural
com coisas da festa junina;
•Recorte
e colagem;
•Listas;
•Trabalhar
a escrita das palavras: pipoca, pinhão, fogueira, festa, junina, bandeirinhas
•Caça-palavras com as palavras relacionadas ao tema
Cronograma: 19/06 à
05/07
Avaliação:
Será observado, o interesse da criança, e sua participação nas
atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto e a participação na
festa.
AVALIAÇÃO FINAL
Este projeto propiciou grande participação da turma,
principalmente nas danças e na confecção das decorações para a festa. Também
durante a produção do bolo de fubá (alimento tradicional da Festa Junina) todos
estavam muito interessados e queriam ajudar nos preparativos.
Um momento que me chamou a atenção foi um aluno fez
o seguinte comentário ‘Minha mãe nunca deixou eu quebrar um ovo para fazer
bolo E eu já consigo viu?’’.
São esses pequenos detalhes que nos trazem alegria
para continuar com este tipo de proposta de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário