Turma:
Maternal II B
Professoras:
Andréia, Juliana e Cristiane.
Problema:
Será
que temos medo da Chapeuzinho vermelho e do lobo mau?
Justificativa
Trabalhando com contos
de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados paras as historias e
desenvolvem o prazer da leitura. Este projeto também contemplará o projeto
anual da instituição sobre a literatura.
Objetivo
geral
·
Fazer com que as crianças diferenciem o
real da fantasia perdendo o medo de histórias infantis.
Objetivos
de aprendizagem
·
Despertar o prazer em ouvir histórias;
·
Estimular a criatividade e imaginação;
·
Desenvolver a expressão oral e corporal;
·
Manipular diferentes materiais
explorando as sensações;
·
Utilizar a contagem oral desenvolvendo
noções de quantidade;
Metodologia
·
Roda de conversa;
No primeiro dia faremos
esta roda de conversa para perceber a reação das crianças em relação a historia.
·
Pinturas
No desenho da
Chapeuzinho Vermelho as crianças iram pintar e levar a chapeuzinho até a casa
da vovó através de um caminho.
·
Contação de historia;
No segundo dia
contaremos a historia observando a reação das crianças.
·
Musicas e brincadeiras relacionadas a
historias;
No decorrer do projeto
usaremos musicas como: Vamos passear na floresta e Pela estrada fora.
·
DVD do lobo mau da Xuxa;
No dia do DVD usaremos
este recurso para que as crianças entrem em contato com os personagens da
historia através da visualização da musica apresentada no DVD da Xuxa.
·
Confecção do livrinho das sensações;
Chapeuzinho vermelho
com seu chapéu de papel crepom; lobo mau com seu corpo coberto de casca de
lápis, vovozinha com seu cabelo de algodão;
·
História com fantoches e manuseio dos
mesmos;
Como
muitas de nossas crianças tem medo de fantoches usaremos este recurso para que
elas entrem em contato com os mesmos perdendo um pouco este medo.
·
Confecção da mascote da turma com a
sacola literária;
Esta atividade vem
contemplar o projeto da literatura da instituição onde a chapeuzinho será a
mascote da turma.
·
Piquenique com o preparo de docinhos
pelas crianças;
Primeiro faremos os
doces com as crianças onde estas entrarão e contatos com as quantidades
necessárias para fazer a receita para depois degustarmos num divertido piquenique
no bosque da instituição
Cronograma:
O projeto será
realizado de dois meses
Avaliação:
Com o projeto Aprendendo com Chapeuzinho
Vermelho tivemos a possibilidade de articular junto o projeto de instituição
sobre literatura, confeccionando o mascote da turma Chapeuzinho Vermelho e a
sacola literária onde as crianças puderam levar para casa e interagir com a
família.
Conseguimos trabalhar com o sentimento medo e a
imaginação das crianças, realizando atividades que aprimoram sua coordenações
motora fina, cores, quantidades e proporções onde puderam fazer seu próprio
doce para a cesta da chapeuzinho vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário