sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aprendendo com a Chapeuzinho Vermelho


Turma: Maternal II B

Professoras: Andréia, Juliana e Cristiane.

Problema: Será que temos medo da Chapeuzinho vermelho e do lobo mau?

Justificativa

Trabalhando com contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados paras as historias e desenvolvem o prazer da leitura. Este projeto também contemplará o projeto anual da instituição sobre a literatura.

Objetivo geral

·         Fazer com que as crianças diferenciem o real da fantasia perdendo o medo de histórias infantis.

Objetivos de aprendizagem

·         Despertar o prazer em ouvir histórias;

·         Estimular a criatividade e imaginação;

·         Desenvolver a expressão oral e corporal;

·         Manipular diferentes materiais explorando as sensações;

·         Utilizar a contagem oral desenvolvendo noções de quantidade;

Metodologia

·         Roda de conversa;

No primeiro dia faremos esta roda de conversa para perceber a reação das crianças em relação a historia.

·         Pinturas

No desenho da Chapeuzinho Vermelho as crianças iram pintar e levar a chapeuzinho até a casa da vovó através de um caminho.

·         Contação de historia;

No segundo dia contaremos a historia observando a reação das crianças.

·         Musicas e brincadeiras relacionadas a historias;

No decorrer do projeto usaremos musicas como: Vamos passear na floresta e Pela estrada fora.

·         DVD do lobo mau da Xuxa;

No dia do DVD usaremos este recurso para que as crianças entrem em contato com os personagens da historia através da visualização da musica apresentada no DVD da Xuxa.

·         Confecção do livrinho das sensações;

Chapeuzinho vermelho com seu chapéu de papel crepom; lobo mau com seu corpo coberto de casca de lápis, vovozinha com seu cabelo de algodão;

·         História com fantoches e manuseio dos mesmos;

Como muitas de nossas crianças tem medo de fantoches usaremos este recurso para que elas entrem em contato com os mesmos perdendo um pouco este medo.

·         Confecção da mascote da turma com a sacola literária;

Esta atividade vem contemplar o projeto da literatura da instituição onde a chapeuzinho será a mascote da turma.

·         Piquenique com o preparo de docinhos pelas crianças;

Primeiro faremos os doces com as crianças onde estas entrarão e contatos com as quantidades necessárias para fazer a receita para depois degustarmos num divertido piquenique no bosque da instituição

Cronograma:

O projeto será realizado de dois meses

Avaliação:

 Com o projeto Aprendendo com Chapeuzinho Vermelho tivemos a possibilidade de articular junto o projeto de instituição sobre literatura, confeccionando o mascote da turma Chapeuzinho Vermelho e a sacola literária onde as crianças puderam levar para casa e interagir com a família.
Conseguimos trabalhar com o sentimento medo e a imaginação das crianças, realizando atividades que aprimoram sua coordenações motora fina, cores, quantidades e proporções onde puderam fazer seu próprio doce para a cesta da chapeuzinho vermelho.










Nenhum comentário:

Postar um comentário