PROJETO:
ONDE EU MORO
TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: ADRIANA R. E DEBORA
PROBLEMA:
De que forma trabalhar a moradia com as crianças do maternal misto?
JUSTIFICATIVA:
Com a finalidade de contribuir para que as crianças resignifiquem o lugar onde moram,
buscamos a história dos 3 porquinhos que oportuniza um amplo espaço de
significações entre a realidade e a imaginação. Este é o objetivo de ouvir as
crianças relatarem sobre como é sua casa, as pessoas que convivem com elas.
Porque é nessa faixa etária que elas tem grande interesse por histórias de
princesas, bruxas, fadas além de bichinhos e seres da natureza. Assim
despertaremos o interesse, o envolvimento e a participação delas nas atividades
propostas.
OBJETIVO
GERAL: Estimular as crianças através dos contos e fábulas a imaginação, afim de
relatar sobre suas experiências no convívio familiar e aspectos de sua moradia.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Reconhecer as pessoas que convivem na moradia
das crianças;
Manipular diferentes objetos e materiais
explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
Escolher livros para leitura e apreciação de
imagens;
Despertar o interesse pela literatura
infantil (contos e fábulas);
Interpretar registros como desenhos, fotos e
maquetes para fazer comparações e identificações de lugares conhecidos ou não;
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando
em contato com seres vivos;
Explorar o corpo com a voz, mãos, pés
produzindo música;
Participar de brincadeiras musicais;
Desenvolver a coordenação motora ampla e fina
através das atividades do projeto;
Utilizar contagem oral, seriação e formas em
diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos.
CONTEÚDOS:
Família
(Identidade e autonomia; Natureza e Sociedade);
Moradia
(Natureza e Sociedade);
Exploração
oral e corporal; Canto (Música);
Seres
vivos (Natureza e Sociedade);
Explorar
diferentes materiais (Artes Visuais);
Linguagem
oral, escrita e corporal (Linguagem);
Coordenação
motora ampla e fina (Corpo e movimento);
Contagem
oral, seriação, formas (Matemática).
METODOLOGIA:
Canções: Era uma casa muito engraçada, Casa
torta, Fui morar numa casinha, Eu tinha uma casinha assim;
Confecção das casas pelos pais com sucata
para montar maquete;
Confecção casinha de palha, madeira e tijolos
com as crianças através de colagem para
painel;
Atividade com o rosto das crianças e da
família na janela e porta da casinha;
Pintar/ colar o caminho dos porquinhos até na
sua casinha;
Dedoche do lobo e 3 porquinhos com casinha e
história para levar para casa;
Confecção de uma casa dentro da sala com
papelão;
Aula passeio no sítio do Sr. Renaldo Berri
para ver animais, entre eles o porco onde observaremos a sua moradia e a de
outros animais;
Dobradura de casa;
Porquinho com rolo de papel higiênico e caixa
de ovos;
Porquinho com prato de papelão;
Explorar os cômodos da casa utilizando o
livro em 3D Palácio de minha Fada Princesa;
Contação de histórias com avental de
fantoches;
Manipular máscaras do lobo e porquinhos;
Histórias: A casa sonolenta; Os 3 porquinhos;
Dentro da casa tem; Esta casa é minha; Castelo misterioso;
DVD: Os 3 porquinhos; Casinha (Galinha
Pintadinha); Quem Mora na casa; Tem alguém em casa;
Rodas de conversa sobre as pessoas que
convivem em sua casa;
Confecção de cofrinho para guardar moedas em
forma de porquinho feito de garrafa pet;
Passeio com o intuito de conhecer e observar
as casas de nossa comunidade.
CRONOGRAMA:
13/05 à 21/06/2013
AVALIAÇÃO:
Reconhece
pessoas de seu convívio;
Explora
com prazer materiais variados;
Identifica
imagens;
Fala
sobre as imagens que vê;
Brinca
e reconhece formas e cores;
Responde
as perguntas dirigidas;
Participa
oralmente as ações do grupo;
Relata
fatos e experiências;
Manuseia
livros folheando-os;
Descreve
ações de figuras e desenhos;
Nomeia
e reconhece alguns animais;
Interage
com os seres vivos apresentados;
Reconhece
o ambiente em que vive (moradia);
Demonstra
habilidades em ações que utilizam a coordenação motora ampla e fina;
Consegue
se expressar de acordo com o ritmo musical;
Canta
e realiza movimentos;
Realiza
contagem oral;
Realiza
comparações em diferentes contextos;
Identifica
quantidades.
AVALIAÇÃO
FINAL DO PROJETO:
Durante a realização do projeto observou-se
claramente o bom desenvolvimento das crianças pelo interesse na literatura
infantil, fábulas e o despertar de sua imaginação, pois elas mesmas pedem para
ouvir histórias diariamente e seu encantamento enquanto contamos as histórias
fica visível ao observarmos seus olhares atentos a todos os detalhes, figuras,
cores, personagens.
A participação dos pais na construção das
casas para a maquete também foi ótima. As casas foram feitas muito parecidas
com as casas das crianças, que ficaram muito empolgadas
ao ver a maquete montada junto com a casa que cada um trouxe.
As crianças que fazem parte do maternal II já
identificam os membros da família que moram com eles em suas casas e as
crianças do maternal I foram estimuladas para fazer este reconhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário