terça-feira, 2 de julho de 2013

PROJETO: ONDE EU MORO


PROJETO: ONDE EU MORO

TURMA: MATERNAL MISTO

PROFESSORAS: ADRIANA R. E DEBORA

 

PROBLEMA: De que forma trabalhar a moradia com as crianças do maternal misto?

 

JUSTIFICATIVA: Com a finalidade de contribuir para que as crianças resignifiquem o lugar onde moram, buscamos a história dos 3 porquinhos que oportuniza um amplo espaço de significações entre a realidade e a imaginação. Este é o objetivo de ouvir as crianças relatarem sobre como é sua casa, as pessoas que convivem com elas. Porque é nessa faixa etária que elas tem grande interesse por histórias de princesas, bruxas, fadas além de bichinhos e seres da natureza. Assim despertaremos o interesse, o envolvimento e a participação delas nas atividades propostas.

 

OBJETIVO GERAL: Estimular as crianças através dos contos e fábulas a imaginação, afim de relatar sobre suas experiências no convívio familiar e aspectos de sua moradia.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Reconhecer as pessoas que convivem na moradia das crianças;

Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;

Escolher livros para leitura e apreciação de imagens;

Despertar o interesse pela literatura infantil (contos e fábulas);

Interpretar registros como desenhos, fotos e maquetes para fazer comparações e identificações de lugares conhecidos ou não;

Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos;

Explorar o corpo com a voz, mãos, pés produzindo música;

Participar de brincadeiras musicais;

Desenvolver a coordenação motora ampla e fina através das atividades do projeto;

Utilizar contagem oral, seriação e formas em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos.

 

CONTEÚDOS:

Família (Identidade e autonomia; Natureza e Sociedade);

Moradia (Natureza e Sociedade);

Exploração oral e corporal; Canto (Música);

Seres vivos (Natureza e Sociedade);

Explorar diferentes materiais (Artes Visuais);

Linguagem oral, escrita e corporal (Linguagem);

Coordenação motora ampla e fina (Corpo e movimento);

Contagem oral, seriação, formas (Matemática).



METODOLOGIA:

Canções: Era uma casa muito engraçada, Casa torta, Fui morar numa casinha, Eu tinha uma casinha assim;

Confecção das casas pelos pais com sucata para montar maquete;

Confecção casinha de palha, madeira e tijolos com as crianças através de colagem  para painel;

Atividade com o rosto das crianças e da família na janela e porta da casinha;

Pintar/ colar o caminho dos porquinhos até na sua casinha;

Dedoche do lobo e 3 porquinhos com casinha e história para levar para casa;

Confecção de uma casa dentro da sala com papelão;

Aula passeio no sítio do Sr. Renaldo Berri para ver animais, entre eles o porco onde observaremos a sua moradia e a de outros animais;

Dobradura de casa;

Porquinho com rolo de papel higiênico e caixa de ovos;

Porquinho com prato de papelão;

Explorar os cômodos da casa utilizando o livro em 3D Palácio de minha Fada Princesa;

Contação de histórias com avental de fantoches;

Manipular máscaras do lobo e porquinhos;

Histórias: A casa sonolenta; Os 3 porquinhos; Dentro da casa tem; Esta casa é minha; Castelo misterioso;

DVD: Os 3 porquinhos; Casinha (Galinha Pintadinha); Quem Mora na casa; Tem alguém em casa;

Rodas de conversa sobre as pessoas que convivem em sua casa;

Confecção de cofrinho para guardar moedas em forma de porquinho feito de garrafa pet;

Passeio com o intuito de conhecer e observar as casas de nossa comunidade.

 

CRONOGRAMA: 13/05 à 21/06/2013

 

AVALIAÇÃO:

Reconhece pessoas de seu convívio;

Explora com prazer materiais variados;

Identifica imagens;

Fala sobre as imagens que vê;

Brinca e reconhece formas e cores;

Responde as perguntas dirigidas;

Participa oralmente as ações do grupo;

Relata fatos e experiências;

Manuseia livros folheando-os;

Descreve ações de figuras e desenhos;

Nomeia e reconhece alguns animais;

Interage com os seres vivos apresentados;

Reconhece o ambiente em que vive (moradia);

Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora ampla e fina;

Consegue se expressar de acordo com o ritmo musical;

Canta e realiza movimentos;

Realiza contagem oral;

Realiza comparações em diferentes contextos;

Identifica quantidades.

 

AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO:

Durante a realização do projeto observou-se claramente o bom desenvolvimento das crianças pelo interesse na literatura infantil, fábulas e o despertar de sua imaginação, pois elas mesmas pedem para ouvir histórias diariamente e seu encantamento enquanto contamos as histórias fica visível ao observarmos seus olhares atentos a todos os detalhes, figuras, cores, personagens.

A participação dos pais na construção das casas para a maquete também foi ótima. As casas foram feitas muito parecidas com as casas das crianças, que ficaram muito empolgadas ao ver a maquete montada junto com a casa que cada um trouxe.

As crianças que fazem parte do maternal II já identificam os membros da família que moram com eles em suas casas e as crianças do maternal I foram estimuladas para fazer este reconhecimento.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário