segunda-feira, 8 de julho de 2013

Professora:Leidimara Berci


PROJETO: MEU NOME

TÍTULO:CONHECENDO A ESCRITA DO NOME



PROBLEMA: Como faço para escrever as letras que compõem o meu nome?

JUSTIFICATIVA: O espaço escolar tem como princípio básico proporcionar estímulos para o contínuo desenvolvimento da criança. Porém as crianças da Educação Infantil já estão inseridas em um ambiente preparatório, cuja a aquisição de informações acontece naturalmente. As descobertas a que são submetidas as levarão a um conhecimento prévio do que aprenderão no futuro e com mais facilidade.

A construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças que estão iniciando o processo de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da turma, pois, neste processo além da criança aprender e conhecer o seu nome, está em constante contato com o nome das outras crianças da turma, ampliando ainda mais seus conhecimentos.

O nome próprio representa e identifica a criança em um contexto e fora dele. Ela se sente “dona” daqueles símbolos gráficos e, com  certeza interessa-se em aprendê-lo. Com a aproximação do nome, ela terá informações sobre a forma da escrita das letras, do valor sonoro de cada uma, além de precisar pensar em quantidades necessárias de letras para a escrita, posição e ordem das letras.

Desta forma, o projeto tem como principal objetivo apresentar as letras do nome de cada criança de forma prazerosa, para que desta forma, as crianças iniciem o processo de aquisição das letras, inicialmente partindo do seu nome próprio.

 

OBJETIVO GERAL:
Apresentar a escrita do nome e possibilitar a criança um primeiro contato , com a diversidade de letras existentes , propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, com o intuito de valorizar a aprendizagem e o encantamento no contato com as letras e com a escrita do seu nome.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;

- Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente, a fim de promover o respeito as obras;

- Brincar com as linguagens artísticas a fim de expressar seu potencial criativo;

- Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos , necessidades, opiniões, ideias, preferencias, sentimentos e para relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;

- Estabelecer contato com a linguagem escrita ( literatura infantil, bilhete, jornal, revista, calendário, ficha com nomes, receitas, música, poesia etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento, identificando as letras do seu nome;

- Reconhecer as letras do seu nome nos diversos contextos que se encontram;

- Iniciar a escrita da letra inicial do nome;

- Iniciar a escrita do nome.
 

CONTEÚDOS:

Identidade e Autonomia

Nome;

Eu e o outro;

Comunicação e expressão: oral, corporal, escrita;

Artes Visuais

Fazer artístico;

Exploração de diferentes materiais;

Linguagem

Comunicação;

Gêneros textuais;

Linguagem : oral, escrita e corporal.

 

METODOLOGIA:

- Roda de conversa;

- Confecção de uma caixinha ( leite) com cada letra do alfabeto e dentro dela colocar os nomes das crianças da turma que corresponde aquela letra;

- Dança da cadeira, onde cada criança só poderá sentar na cadeira que traz o seu nome;

-Pintura com guache na parede de pisos onde as crianças escreveram da sua forma seu nome;

- Variadas atividades que trazem a escrita do nome;

- História do nome(pesquisa em casa);

- Dança das letras, expor no chão da sala as letras iniciais do nome das crianças e quando a música parar , cada criança precisa ficar na sua letra inicial;

- Música a “Canoa Virou”, expor um nome de cada vez , para observar se as crianças reconhecem o seu nome e de seus colegas;

- Rimas com os nomes;

- Pesquisa com as crianças- significado do nome na internet.

 

AVALIAÇÃO:

- Atende aos combinados;

- Experimenta diferentes materiais;

- Explora com prazer materiais variados;

- Respeita o seu trabalho e de seus colegas;

- Demonstra avanço no processo de rabiscação ( formas e construção corporal)

- Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais( formas, cores e texturas);

- Reage aos estímulos da linguagem;

- Responde ás perguntas dirigidas;

- Reconhece o som do seu nome;

- Participa oralmente das ações do grupo;

- Demonstra compreensão do uso de novas palavras ( amplia vocabulário);

- Difere letras de desenhos;

- Demonstra capacidade de memorização;

- Reconhece a letra inicial do seu nome;

- Identifica sua letra no alfabeto;

- Identifica as  letras do seu nome em outros contextos, livros, revistas, cartazes e etc.

 AVALIAÇÃO FINAL

Durante a realização do projeto pude observar a satisfação apresentada pelas crianças em conhecer e principalmente realizar a escrita do seu nome. Em um primeiro momento as crianças escreveram seu nome tendo como auxílio o crachá que traz a escrita do nome, porém depois de algumas atividades, algumas das crianças já conseguem escrever seu nome sem precisar do apoio do crachá. Porém algumas das crianças apresentaram maior dificuldade com a escrita, e o processo de aquisição do nome vai concretizar-se, porém será preciso esperar e estimular ainda mais. Este é um projeto amplo e que sempre que houver necessidade será retomado com aas crianças.

 

CRONOGRAMA: Mês de Maio






 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário