PROJETO: MEU NOME
TÍTULO:CONHECENDO A ESCRITA DO NOME
PROBLEMA: Como
faço para escrever as letras que compõem o meu nome?
JUSTIFICATIVA:
O espaço escolar tem como princípio básico proporcionar estímulos para o contínuo
desenvolvimento da criança. Porém as crianças da Educação Infantil já estão
inseridas em um ambiente preparatório, cuja a aquisição de informações acontece
naturalmente. As descobertas a que são submetidas as levarão a um conhecimento
prévio do que aprenderão no futuro e com mais facilidade.
A construção da
escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome
da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças
que estão iniciando o processo de alfabetização podem e devem aprender muitas
coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da turma, pois, neste
processo além da criança aprender e conhecer o seu nome, está em constante
contato com o nome das outras crianças da turma, ampliando ainda mais seus
conhecimentos.
O nome próprio
representa e identifica a criança em um contexto e fora dele. Ela se sente
“dona” daqueles símbolos gráficos e, com
certeza interessa-se em aprendê-lo. Com a aproximação do nome, ela terá
informações sobre a forma da escrita das letras, do valor sonoro de cada uma,
além de precisar pensar em quantidades necessárias de letras para a escrita,
posição e ordem das letras.
Desta forma, o
projeto tem como principal objetivo apresentar as letras do nome de cada
criança de forma prazerosa, para que desta forma, as crianças iniciem o
processo de aquisição das letras, inicialmente partindo do seu nome próprio.
OBJETIVO GERAL:
Apresentar a
escrita do nome e possibilitar a criança um primeiro contato , com a
diversidade de letras existentes , propiciando o processo de associação entre
elas, de forma lúdica e prazerosa, com o intuito de valorizar a aprendizagem e
o encantamento no contato com as letras e com a escrita do seu nome.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar trabalhos de
arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e
expressar-se com o mundo;
- Apreciar e cuidar
dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente, a fim de promover o
respeito as obras;
- Brincar com as
linguagens artísticas a fim de expressar seu potencial criativo;
- Utilizar a
linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos , necessidades,
opiniões, ideias, preferencias, sentimentos e para relatar suas vivências nas
diversas situações de interação com o grupo;
- Estabelecer contato
com a linguagem escrita ( literatura infantil, bilhete, jornal, revista,
calendário, ficha com nomes, receitas, música, poesia etc.) a fim de reconhecer
a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento,
identificando as letras do seu nome;
- Reconhecer as
letras do seu nome nos diversos contextos que se encontram;
- Iniciar a escrita
da letra inicial do nome;
- Iniciar a escrita
do nome.
CONTEÚDOS:
Identidade e Autonomia
Nome;
Eu e o outro;
Comunicação e
expressão: oral, corporal, escrita;
Artes Visuais
Fazer artístico;
Exploração de
diferentes materiais;
Linguagem
Comunicação;
Gêneros textuais;
Linguagem : oral,
escrita e corporal.
METODOLOGIA:
- Roda de conversa;
- Confecção de uma
caixinha ( leite) com cada letra do alfabeto e dentro dela colocar os nomes das
crianças da turma que corresponde aquela letra;
- Dança da cadeira,
onde cada criança só poderá sentar na cadeira que traz o seu nome;
-Pintura com guache
na parede de pisos onde as crianças escreveram da sua forma seu nome;
- Variadas atividades
que trazem a escrita do nome;
- História do
nome(pesquisa em casa);
- Dança das letras,
expor no chão da sala as letras iniciais do nome das crianças e quando a
música parar , cada criança precisa ficar na sua letra inicial;
- Música a “Canoa
Virou”, expor um nome de cada vez , para observar se as crianças reconhecem o
seu nome e de seus colegas;
- Rimas com os nomes;
- Pesquisa com as
crianças- significado do nome na internet.
AVALIAÇÃO:
- Atende aos
combinados;
- Experimenta
diferentes materiais;
- Explora com prazer
materiais variados;
- Respeita o seu
trabalho e de seus colegas;
- Demonstra avanço no
processo de rabiscação ( formas e construção corporal)
- Explora as
possibilidades de transformação e manipulação dos materiais( formas, cores e
texturas);
- Reage aos estímulos
da linguagem;
- Responde ás
perguntas dirigidas;
- Reconhece o som do
seu nome;
- Participa oralmente
das ações do grupo;
- Demonstra
compreensão do uso de novas palavras ( amplia vocabulário);
- Difere letras de
desenhos;
- Demonstra
capacidade de memorização;
- Reconhece a letra
inicial do seu nome;
- Identifica sua
letra no alfabeto;
- Identifica as letras do seu nome em outros contextos,
livros, revistas, cartazes e etc.
Durante a realização do projeto pude
observar a satisfação apresentada pelas crianças em conhecer e principalmente
realizar a escrita do seu nome. Em um primeiro momento as crianças escreveram
seu nome tendo como auxílio o crachá que traz a escrita do nome, porém depois
de algumas atividades, algumas das crianças já conseguem escrever seu nome sem precisar
do apoio do crachá. Porém algumas das crianças apresentaram maior dificuldade
com a escrita, e o processo de aquisição do nome vai concretizar-se, porém será
preciso esperar e estimular ainda mais. Este é um projeto amplo e que sempre
que houver necessidade será retomado com aas crianças.
CRONOGRAMA:
Mês de Maio
Nenhum comentário:
Postar um comentário