TURMA:
MATERNAL MISTO
PROFESSORA:
CHEILA
AUXILIARES
DE SALA: CERLI E SIMONE
PROBLEMA:
O
que posso aprender através da literatura infantil?
JUSTIFICATIVA:
As
crianças no maternal misto demonstram gostar muito de manusear livros e ouvir
histórias contadas pela professora. As crianças que conseguem se expressar
através da fala identificam diversas imagens
nos livros. É necessário oferecer ás
crianças os mais variados materiais de leitura, mesmo que ainda não saibam ler
ou falar. Observar, falar sobre as imagens que vê, brincar de contar histórias
imitando as professoras, faz com que a criança ingresse no mundo letrado.
Através da relação prazerosa como os livros infantis a criança mistura o sonho,
a fantasia e a imaginação com a realidade e vivência muitas emoções como medo,
alegria; ela sorri, e logo entristece , conforme a história é contada pelo
professor. De acordo com Abramovich (1995, p. 17 ):
[...]
é ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a
tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a
insegurança, a tranquilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo
o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda amplitude, significância
e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir, sentir e
enxergar com os olhos do imaginativo.
A literatura
infantil influência a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora de sua
realidade, e através do frequente contato, manuseio de livros e da escuta de histórias, as crianças podem
ingressar no mundo do letramento desde pequenos e adquirir o hábito da leitura.
Este projeto será trabalhado o ano todo com ênfase no mês de maio.
OBJETIVO GERAL: Expressar
desejos, pensamentos e sentimentos através da interação com a literatura
infantil, a fim de despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura bem
como ampliar suas experiências de letramento.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Expressar
suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus
argumentos, para desenvolver sua autonomia;
Participar
de brincadeiras musicais;
Utilizar
sua linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, opiniões,
ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas
situações de interação com o grupo;
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o
adulto ou outra criança;
Estabelecer
contato com diferentes gêneros textuais como trava línguas, poemas, parlendas e
canções a fim de estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
Possibilitar
o contato com o universo letrado através da literatura infantil, revistas a fim
de ampliar suas experiências de letramento;
Escolher
livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
Utilizar
a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
Identificar
o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto,
longe...);
Expressar
sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral
para ampliar suas formas de expressão;
Brincar
com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas
potencialidades.
CONTEÚDOS:
Comunicação
e expressão: oral e corporal (Identidade
e autonomia);
Brincadeiras
musicais (Música);
Comunicação
e expressão, linguagem oral e corporal, gêneros textuais, contato com a
linguagem escrita, apreciação da literatura infantil (Linguagem);
Contagem
oral, noções de espaço (dentro, fora, perto, longe,...) (Matemática);
Expressividade,
sensações, brincadeiras que envolvam movimento (Corpo e movimento).
METODOLOGIA:
Contações
de histórias utilizando diversos tipos de livros como sonoros, pop-up, com
texturas, de pano, plástico;
Assistir
apresentações de teatros;
Contar
histórias utilizando fantoches, dedoches, janelinha de contar histórias;
Manusear
diversos livros e revistas, observando e identificando imagens;
Confecção
da sacola literária, esta, será mandada para casa onde cada criança levará em
dias alternados, onde os pais terão que
contar as histórias que serão mandadas junto com a sacola e depois devolver no
dia indicado em uma lista;
Contar
histórias utilizando fantasias;
Assistir
histórias na tv;
Contar
histórias no bosque utilizando fantasias;
Deixar
as crianças brincarem com as fantasias escolhendo
uma para vestir e brincar;
Ensaiar
a música: “ FUI MORAR NUMA CASINHA” para apresentação da literatura;
Confeccionar
com mas crianças o cenário para a apresentação. ( pintar com guache caixas de
papelão);
Enfeitar
a porta da sala com o tema: Chapeuzinho Vermelho.
Atividades
a partir da História: CHAPEUZINHO VERMELHO:
Desenhar
uma cesta grande em um papel pardo, pedir para as crianças procurarem nas
revistas o que elas gostariam de levar na cesta da vovó? Ajudá-las a recortar e
colar na cesta.
Fazer
uma dobradura da chapeuzinho vermelho;
Confeccionar
um quebra-cabeça da chapeuzinho vermelho;
Pintar
um prato de papelão para fazer um lobo;
AVALIAÇÃO:
Comunica
ideias e sentimentos através de
diferentes linguagens;
Participa
de brincadeiras musicais;
Participa
de momentos de musicalização, dramatização, jogos cantados e rítmicos;
Nomeia
e identifica objetos;
Responde
algumas perguntas dirigidas;
Repete
palavras;
Demonstra
compreensão do uso de novas palavras
(amplia vocabulário);
Combina
substantivos e adjetivos em frases de 2 palavras (minha bola, meu livro, carro
grande, cachorro bravo,...);
Mantem
contato com a escrita em diferentes manifestações na sociedade com livros,
revistas, cartazes, jornais,...;
Manuseia
livros folheando-os demonstrando
cuidado;
Reconhece
imagens e expressa este conhecimento;
CRONOGRAMA:
Será
trabalhado o ano todo com ênfase no dia 02 a 30 de maio de 2017.
Através deste projeto as crianças puderam descobrir
e vivenciar o mundo da fantasia e da imaginação. Foram contadas histórias
utilizando diversos recursos como fantoches, fantasias diversificadas,
janelinha de histórias, além disso, muitas delas foram contadas, dramatizadas
em lugares diferentes como bosque, gramado, videoteca e em um espaço organizado
pela direção especialmente para as contações de histórias. Expressões como
medo, tristeza e alegria se fizeram presente no rostinho de cada criança
durante este período. Às vezes a bruxa era muito malvada, outras, boazinha. E o
lobo não era o vilão de toda história. Modificamos algumas histórias de acordo
com a necessidade da turma.
No início do
projeto até o fantoche da chapeuzinho vermelho provocava receio em algumas
crianças, mas, com o uso frequente desses recursos o receio deu lugar a
curiosidade e ao interesse de imitar as professoras durante as contações. Como
este projeto atendeu aos objetivos propostos continuaremos com algumas atividades
no decorrer do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário