quinta-feira, 15 de junho de 2017

PROJETO LITERATURA INFANTIL – DESCOBRINDO O MUNDO DA FANTASIA E DA IMAGINAÇÃO


TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORA: CHEILA
AUXILIARES DE SALA: CERLI E SIMONE

PROBLEMA: O que posso aprender através da literatura infantil?

JUSTIFICATIVA: As crianças no maternal misto demonstram gostar muito de manusear livros e ouvir histórias contadas pela professora. As crianças que conseguem se expressar através da fala identificam diversas imagens nos livros.  É necessário oferecer ás crianças os mais variados materiais de leitura, mesmo que ainda não saibam ler ou falar. Observar, falar sobre as imagens que vê, brincar de contar histórias imitando as professoras, faz com que a criança ingresse no mundo letrado. Através da relação prazerosa como os livros infantis a criança mistura o sonho, a fantasia e a imaginação com a realidade e vivência muitas emoções como medo, alegria; ela sorri, e logo entristece , conforme a história é contada pelo professor. De acordo com Abramovich (1995, p. 17 ):
[...] é ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranquilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginativo.
A literatura infantil influência a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora de sua realidade, e através do frequente contato, manuseio de livros  e da escuta de histórias, as crianças podem ingressar no mundo do letramento desde pequenos e adquirir o hábito da leitura. Este projeto será trabalhado o ano todo com ênfase no mês de maio.

OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamentos e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura bem como ampliar suas experiências de letramento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*      Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
*      Participar de brincadeiras musicais;
*      Utilizar sua linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
*      Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou outra criança;
*      Estabelecer contato com diferentes gêneros textuais como trava línguas, poemas, parlendas e canções a fim de estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*      Possibilitar o contato com o universo letrado através da literatura infantil, revistas a fim de ampliar suas experiências de letramento;
*      Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
*      Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
*      Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe...);
*      Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;
*      Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.
*       
CONTEÚDOS:
*      Comunicação e expressão: oral e corporal (Identidade e autonomia);
*      Brincadeiras musicais (Música);
*      Comunicação e expressão, linguagem oral e corporal, gêneros textuais, contato com a linguagem escrita, apreciação da literatura infantil (Linguagem);
*      Contagem oral, noções de espaço (dentro, fora, perto, longe,...)  (Matemática);
*      Expressividade, sensações, brincadeiras que envolvam movimento (Corpo e movimento).

METODOLOGIA:
*      Contações de histórias utilizando diversos tipos de livros como sonoros, pop-up, com texturas, de pano, plástico;
*      Assistir apresentações de teatros;
*      Contar histórias utilizando fantoches, dedoches, janelinha de contar histórias;
*      Manusear diversos livros e revistas, observando e identificando imagens;
*      Confecção da sacola literária, esta, será mandada para casa onde cada criança levará em dias alternados, onde  os pais terão que contar as histórias que serão mandadas junto com a sacola e depois devolver no dia indicado em uma lista;
*      Contar histórias utilizando fantasias;
*      Assistir histórias na tv;
*      Contar histórias no bosque utilizando fantasias;
*      Deixar as crianças brincarem  com as fantasias escolhendo uma para vestir e brincar;
*      Ensaiar a música: “ FUI MORAR NUMA CASINHA” para apresentação da literatura;
*      Confeccionar com mas crianças o cenário para a apresentação. ( pintar com guache caixas de papelão);
*      Enfeitar a porta da sala com o tema: Chapeuzinho Vermelho.
*      Atividades a partir da História: CHAPEUZINHO VERMELHO:
*      Desenhar uma cesta grande em um papel pardo, pedir para as crianças procurarem nas revistas o que elas gostariam de levar na cesta da vovó? Ajudá-las a recortar e colar na cesta.
*      Fazer uma dobradura da chapeuzinho vermelho;
*      Confeccionar um quebra-cabeça da chapeuzinho vermelho;
*      Pintar um prato de papelão para fazer um lobo;

AVALIAÇÃO:
*      Comunica ideias  e sentimentos através de diferentes linguagens;
*      Participa de brincadeiras musicais;
*      Participa de momentos de musicalização, dramatização, jogos cantados e rítmicos;
*      Nomeia e identifica objetos;
*      Responde algumas perguntas dirigidas;
*      Repete palavras;
*      Demonstra compreensão  do uso de novas palavras (amplia vocabulário);
*      Combina substantivos e adjetivos em frases de 2 palavras (minha bola, meu livro, carro grande, cachorro bravo,...);
*      Mantem contato com a escrita em diferentes manifestações na sociedade com livros, revistas, cartazes, jornais,...;
*      Manuseia livros folheando-os  demonstrando cuidado;
*      Reconhece imagens e expressa este conhecimento;

CRONOGRAMA: Será trabalhado o ano todo com ênfase no dia 02 a 30 de maio de 2017.

Através deste projeto as crianças puderam descobrir e vivenciar o mundo da fantasia e da imaginação. Foram contadas histórias utilizando diversos recursos como fantoches, fantasias diversificadas, janelinha de histórias, além disso, muitas delas foram contadas, dramatizadas em lugares diferentes como bosque, gramado, videoteca e em um espaço organizado pela direção especialmente para as contações de histórias. Expressões como medo, tristeza e alegria se fizeram presente no rostinho de cada criança durante este período. Às vezes a bruxa era muito malvada, outras, boazinha. E o lobo não era o vilão de toda história. Modificamos algumas histórias de acordo com a necessidade da turma.
 No início do projeto até o fantoche da chapeuzinho vermelho provocava receio em algumas crianças, mas, com o uso frequente desses recursos o receio deu lugar a curiosidade e ao interesse de imitar as professoras durante as contações. Como este projeto atendeu aos objetivos propostos continuaremos com algumas atividades no decorrer do ano.
           




















Nenhum comentário:

Postar um comentário