TURMA: PRÉ II A MATUTINIO E VESPERTINO
PROFESSORA: TIAMARA
Problema:
Como saber dos contos, histórias... se não
ouvi-las?
Justificativa: Ao
ouvir e ler histórias entramos num
mundo de encantos, mistérios e surpresas, que nos diverte e ensina.
A
criança aprende brincando em um mundo de imaginação e fantasias, e é através de
experiências com histórias em sala de aula que a criança tem a oportunidade de
interagir de forma que possibilite a construção de seu próprio conhecimento.
Objetivo Geral:
Ensinar a criança, a ouvir, pensar e ver
com os olhos da imaginação.
Objetivos Específicos:
Proporcionar
um clima de alegria e curiosidade;
Estimular
o faz de conta e a criatividade;
Envolver
a criança em perguntas e respostas;
Estimular
a reconstrução oral;
Contar
por meio de objetos a história narrada
ou inventada;
Reconhecer
as cores as cores e realizar suas próprias produções;
Identificar
situações de conflito utilizando o argumento das crianças para a resolução dos
problemas;
Auxiliar
e criar situações que desenvolvam habilidades de autonomia em diferentes
acontecimentos do cotidiano;
Vivenciar
diversas situações de escrita compreendendo os usos de diferentes tipos de
textos;
Apreciar
a literatura infantil através da escuta das leituras feitas pelo professor e
sua própria escolha para o manuseio;
Interessar-se
por escrever ainda que não de forma convencional;
Vivenciar
diversas situações de escritas, compreendendo os usos de diferentes tipos de
textos;
Utilizar
a contagem oral em contextos onde se faz necessário;
Desenvolver
o raciocínio lógico através de jogos;
Conteúdos:
Ø Figuras
geométricas
Ø Recorte,
colagem e pintura;
Ø Desenho;
Ø Resolução
de conflitos;
Ø Contato
com a leitura e escrita;
Ø Apreciação
da literatura infantil;
Ø Escrita
Espontânea;
Ø Gêneros
literários;
Ø Conto,
reconto e criação de histórias;
Ø Contagem
oral;
Ø Raciocínio
lógico( memória, dominó, bingo...)
Estratégias:
Ø Roda
de conversa sobre os contos, levantando
informações sobre as histórias preferidas;
Ø Bolsa
da literatura;
Ø Quebra
– cabeça;
Ø Sequência
de histórias;
Ø Reconto
de histórias;
Ø Apresentação
teatro (dona baratinha);
Ø Diálogo
sobre o respeito as diferenças (patinho feio);
Ø Reconto
de histórias fantasiados;
Ø DVD
sobre as histórias escolhidas;
Ø Montagem
da história (início, meio, fim);
Ø Montagem
boneco de papel (Pinóquio);
Ø Figuras
geométricas;
Ø Exposição
de trabalhos;
Ø Análise
de seu próprio trabalho e de seu colega;
Ø Atitudes
seguras do professor diante de situações novas;
Ø Oportunidade
para que a criança exteriorize suas emoções;
Ø Atividade
de: desenho, pintura, recorte, colagem, histórias, brincadeiras livres e
dirigidas, roda de conversa, pauta do dia, aula passeio, calendário,
atualidades...
Ø Questionamento
sobre os sentimentos das crianças;
Ø Comunicar
a criança o planejamento do dia, e antecipar cada atividade proposta;
Ø Cópia
de palavras;
Ø Utilização
do alfabeto móvel;
Ø Empréstimo
de livros;
Ø História
sequenciada;
Ø Palavra
cruzada;
Ø Mala
viajante.
Avaliação:
Enfatizamos
neste projeto, que a fantasia, a imaginação tem importância fundamental no
desenvolvimento da criança, e que compreender a infância é defender que cada
criança é única e que possui formas de pensar e agir diferente dos adultos.
Ouvir
e contar histórias é uma atividade que dentre outras desenvolve o emocional da
criança, ajudando-a se organizar e socializar auxiliando no processo de
alfabetização. Assim os contos de fadas são considerados um instrumento
pedagógico prazeroso e de grande auxílio no processo de construção da
aprendizagem da criança.
As
crianças necessitam de histórias que levam ao encantamento e divertimento,
linguagem, imaginação e atenção desenvolvendo sua sensibilidade e ao mesmo
tempo aumentando seu interesse pela leitura.
Durante
esse projeto observamos também, as escolhas de livros para sua apreciação e
manuseio, a sacola da literatura onde a criança recebia livros e fazia o
registro juntamente com os pais ou responsável e novamente encaminhava para
escola; a realização da escrita usando letras já conhecidas, ou seja, escrita
espontânea; a interpretação de história, narrando com sequência lógica.
Neste
sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para esse desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário