quinta-feira, 22 de junho de 2017

ERA UMA VEZ: LITERATURA INFANTIL


TURMA: PRÉ II A MATUTINIO E VESPERTINO
PROFESSORA: TIAMARA

Problema: Como saber dos contos, histórias... se  não ouvi-las?

Justificativa: Ao ouvir e ler histórias entramos   num mundo de encantos, mistérios e surpresas, que nos diverte e ensina.
A criança aprende brincando em um mundo de imaginação e fantasias, e é através de experiências com histórias em sala de aula que a criança tem a oportunidade de interagir de forma que possibilite a construção de seu próprio conhecimento.

Objetivo Geral: Ensinar a  criança, a ouvir, pensar e ver com os olhos da imaginação.

Objetivos Específicos:
Proporcionar um clima de alegria e curiosidade;
Estimular o faz de conta e a criatividade;
Envolver a criança em perguntas e respostas;
Estimular a reconstrução oral;
Contar por meio de objetos  a história narrada ou inventada;
Reconhecer as cores as cores e realizar suas próprias produções;
Identificar situações de conflito utilizando o argumento das crianças para a resolução dos problemas;
Auxiliar e criar situações que desenvolvam habilidades de autonomia em diferentes acontecimentos do cotidiano;
Vivenciar diversas situações de escrita compreendendo os usos de diferentes tipos de textos;
Apreciar a literatura infantil através da escuta das leituras feitas pelo professor e sua própria escolha para o manuseio;
Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional;
Vivenciar diversas situações de escritas, compreendendo os usos de diferentes tipos de textos;
Utilizar a contagem oral em contextos onde se faz necessário;
Desenvolver o raciocínio lógico através de jogos;

Conteúdos:
Ø Figuras geométricas
Ø Recorte, colagem e pintura;
Ø Desenho;
Ø Resolução de conflitos;
Ø Contato com a leitura e escrita;
Ø Apreciação da literatura infantil;
Ø Escrita Espontânea;
Ø Gêneros literários;
Ø Conto, reconto e criação de histórias;
Ø Contagem oral;
Ø Raciocínio lógico( memória, dominó, bingo...)

Estratégias:
Ø Roda de conversa sobre os contos,  levantando informações sobre as histórias preferidas;
Ø Bolsa da literatura;
Ø Quebra – cabeça;
Ø Sequência de histórias;
Ø Reconto de histórias;
Ø Apresentação teatro (dona baratinha);
Ø Diálogo sobre o respeito as diferenças (patinho feio);
Ø Reconto de histórias fantasiados;
Ø DVD sobre as histórias escolhidas;
Ø Montagem da história (início, meio, fim);
Ø Montagem boneco de papel (Pinóquio);
Ø Figuras geométricas;
Ø Exposição de trabalhos;
Ø Análise de seu próprio trabalho e de seu colega;
Ø Atitudes seguras do professor diante de situações novas;
Ø Oportunidade para  que a criança exteriorize  suas emoções;
Ø Atividade de: desenho, pintura, recorte, colagem, histórias, brincadeiras livres e dirigidas, roda de conversa, pauta do dia, aula passeio, calendário, atualidades...
Ø Questionamento sobre os sentimentos das crianças;
Ø Comunicar a criança o planejamento do dia, e antecipar cada atividade proposta;
Ø Cópia de palavras;
Ø Utilização do alfabeto móvel;
Ø Empréstimo de livros;
Ø História sequenciada;
Ø Palavra cruzada;
Ø Mala viajante.

Avaliação:
Enfatizamos neste projeto, que a fantasia, a imaginação tem importância fundamental no desenvolvimento da criança, e que compreender a infância é defender que cada criança é única e que possui formas de pensar e agir diferente dos adultos.
Ouvir e contar histórias é uma atividade que dentre outras desenvolve o emocional da criança, ajudando-a se organizar e socializar auxiliando no processo de alfabetização. Assim os contos de fadas são considerados um instrumento pedagógico prazeroso e de grande auxílio no processo de construção da aprendizagem da criança.
As crianças necessitam de histórias que levam ao encantamento e divertimento, linguagem, imaginação e atenção desenvolvendo sua sensibilidade e ao mesmo tempo aumentando seu interesse pela leitura.
Durante esse projeto observamos também, as escolhas de livros para sua apreciação e manuseio, a sacola da literatura onde a criança recebia livros e fazia o registro juntamente com os pais ou responsável e novamente encaminhava para escola; a realização da escrita usando letras já conhecidas, ou seja, escrita espontânea; a interpretação de história, narrando com sequência lógica.
Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para esse desenvolvimento.













































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