TURMA:
PRÉ I A MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA:
LIANA
PROBLEMA:
De onde veio e como se escreve meu nome?
JUSTIFICATIVA:
Desde o primeiro dia de
aula e durante o desenvolvimento do projeto de adaptação, as crianças
preguntavam: Professora quando vamos escrever o meu nome? É hoje! Diante desta
curiosidade sentiu-se a necessidade de desenvolver um projeto onde além da
escrita do nome, a criança pudesse conhecer a origem significado, e quem
escolheu o nome. O nome é uma das primeiras manifestações da escrita na vida
das crianças, e também a mais importante, pois a criança se utilizará dela em
muitos momentos de sua vida.
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver atividades
lúdicas e de registro que proporcionem para a criança uma aprendizagem
significativa do seu nome.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
v Realizar
uma pesquisa com a família para conhecer a origem do nome da criança;
v Familiarizar-se
com a escrita do nome;
v Explorar
e utilizar os movimentos de recorte, picote e colagem a fim de desenvolver
habilidades de coordenação motora fina;
v Estimular
contato com a linguagem escrita; para que as crianças reconheçam sua função
social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento;
v Propor
atividades com diferentes objetos, materiais e brincadeiras, para incentivar a
memorização das letras do nome;
v Desenvolver
a memória musical;
v Realizar
a contagem oral em brincadeiras;
v Conhecer
as letras do nome;
v Estimular
a autoestima;
METODOLOGIA:
v Pesquisa
história e significado do nome com as famílias; (poderão se utilizar de fotos e
objetos da criança para ilustrar a pesquisa).
v Escrita
espontânea do nome:
v Reconhecer
o seu nome na chamadinha e identificar a primeira letra do seu nome entre
outras letras do alfabeto;
v Música
a canoa virou;
v Nome
pontilhado;
v Atividades
de recorte e colagem letras do nome;
v Dança
da cadeira com o nome da criança;
v Escrita
das letras do nome no caderno;
v Recortar
as letras de revista para formar o nome;
v Montar
a Letra inicial do nome com palitos de picolé pintados com tinta guache.
v Modelar
as letras do nome com massinha;
v Música:
Todas as coisas, tem nome; Toquinho;
v Brincadeira
onde estão as letras do meu nome: Com letras em E.V.A as crianças tentarão
formar seu nome.
v Formar
o nome com letrinhas de E.V.A olhando no Crachá
v Colagem
de botão em cada letra do nome para realizar a contagem;
v Desenho
vertical;
v Atividades
impressas diversificadas, anexo no caderno de planejamento;
CONTEÚDOS:
v Identidade
e autonomia: Nome, significado do nome, autoestima;
v Artes
visuais: fazer artístico exploração de diferentes materiais
v Música:
apreciação e memorização musical;
v
Linguagem:
oral, escrita e corporal; contato com a leitura e a escrita;
v Matemática:
contagem oral;
v Corpo
e movimento coordenação motora ampla e fina;
v Natureza
e sociedade; família e escola;
AVALIAÇÃO;
v Atende
os combinados;
v Demonstra
capacidade de memorização;
v Descreve
ações de figuras e desenhos;
v Reconhece
e escreve algumas letras do seu nome;
v Consegue
contar as letras do nome;
v Memoriza
canções reproduzindo parte delas;
v Reconhece
seu nome e de outros colegas;
CRONOGRAMA:
20
dias (com atividades a serem acrescentadas durante o ano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário