sexta-feira, 30 de junho de 2017

PROJETO: EU, MEU NOME E AS SUAS LETRINHAS


TURMA: PRÉ I A MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA: LIANA

PROBLEMA: De onde veio e como se escreve meu nome?

JUSTIFICATIVA:
Desde o primeiro dia de aula e durante o desenvolvimento do projeto de adaptação, as crianças preguntavam: Professora quando vamos escrever o meu nome? É hoje! Diante desta curiosidade sentiu-se a necessidade de desenvolver um projeto onde além da escrita do nome, a criança pudesse conhecer a origem significado, e quem escolheu o nome. O nome é uma das primeiras manifestações da escrita na vida das crianças, e também a mais importante, pois a criança se utilizará dela em muitos momentos de sua vida.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver atividades lúdicas e de registro que proporcionem para a criança uma aprendizagem significativa do seu nome.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v    Realizar uma pesquisa com a família para conhecer a origem do nome da criança;
v    Familiarizar-se com a escrita do nome;
v    Explorar e utilizar os movimentos de recorte, picote e colagem a fim de desenvolver habilidades de coordenação motora fina;
v    Estimular contato com a linguagem escrita; para que as crianças reconheçam sua função social da escrita e apropriar-se de algumas       noções de letramento;
v    Propor atividades com diferentes objetos, materiais e brincadeiras, para incentivar a memorização das letras do nome;
v    Desenvolver a memória musical;
v    Realizar a contagem oral em brincadeiras;
v    Conhecer as letras do nome;
v    Estimular a autoestima;

METODOLOGIA:
v    Pesquisa história e significado do nome com as famílias; (poderão se utilizar de fotos e objetos da criança para ilustrar a pesquisa).
v    Escrita espontânea do nome:
v    Reconhecer o seu nome na chamadinha e identificar a primeira letra do seu nome entre outras letras do alfabeto;
v    Música a canoa virou;
v    Nome pontilhado;
v    Atividades de recorte e colagem letras do nome;
v    Dança da cadeira com o nome da criança;
v    Escrita das letras do nome no caderno;
v    Recortar as letras de revista para formar o nome;
v    Montar a Letra inicial do nome com palitos de picolé pintados com tinta guache.
v    Modelar as letras do nome com massinha;
v    Música: Todas as coisas, tem nome; Toquinho;
v    Brincadeira onde estão as letras do meu nome: Com letras em E.V.A as crianças tentarão formar seu nome.
v    Formar o nome com letrinhas de E.V.A olhando no Crachá
v    Colagem de botão em cada letra do nome para realizar a contagem;
v    Desenho vertical;
v    Atividades impressas diversificadas, anexo no caderno de planejamento;

CONTEÚDOS:
v    Identidade e autonomia: Nome, significado do nome, autoestima;
v    Artes visuais: fazer artístico exploração de diferentes materiais
v    Música: apreciação e memorização musical;
v    Linguagem: oral, escrita e corporal; contato com a leitura e a escrita;
v    Matemática: contagem oral;
v    Corpo e movimento coordenação motora ampla e fina;
v    Natureza e sociedade; família e escola;

AVALIAÇÃO;
v    Atende os combinados;
v    Demonstra capacidade de memorização;
v    Descreve ações de figuras e desenhos;
v    Reconhece e escreve algumas letras do seu nome;
v    Consegue contar as letras do nome;
v    Memoriza canções reproduzindo parte delas;
v    Reconhece seu nome e de outros colegas;

CRONOGRAMA:
20 dias (com atividades a serem acrescentadas durante o ano)




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário