quinta-feira, 8 de junho de 2017

PROJETO ERA UMA VEZ.... O MATERNAL NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO


TURMA: MATERNAL I
PROFESSORAS: ROZANA E ANDREIA J.
AUXILIARES DE SALA: CARLA E SUZANA

PROBLEMA: De que forma poderemos utilizar as histórias como ferramentas para ampliar o conhecimento do grupo, incentivando a imaginação e o faz de conta?

JUSTIFICATIVA: Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário, provocar perguntas e buscar respostas, é despertar grandes e pequenas emoções como rir, chorar, sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias ouvidas e lidas. Juntos, livros, brinquedos e brincadeiras fortalecem ainda mais a construção de novos conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças. A literatura infantil leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois, segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, e curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas, e irá compreendendo o mundo em que está inserida.

OBJETIVOS GERAL: Estimular a leitura entre as crianças através da contagem de
histórias, desenvolvendo sua imaginação e criatividade e incentivando a prática prazerosa da leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·        Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·        Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·        Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
·        Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumentos...);
·        Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·        Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, bilhete, jornal, revista, calendário, fichas com nomes, receita, música, poesia, etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento.
·        Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar interesse pela literatura infantil;
·        Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive;
·        Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
·   Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, recorte e rasgar para desenvolver a coordenação motora fina;

CONTEÚDOS:
·        Comunicação e expressão oral e corporal (Identidade e Autonomia);
·        Valores (Identidade e Autonomia);
·        Exploração de diferentes materiais(Artes Visuais);
·        Fazer artístico (Artes Visuais);
·        Apreciação e respeito (Artes Visuais);
·        Sons e ritmos (Música);
·        Linguagem oral e corporal (Linguagem);
·        Contato com a linguagem escrita (Linguagem);
·        Apreciação de literatura infantil (Linguagem);
·        Interação com a natureza e grupo social (Natureza e Sociedade);
·        Contagem oral (Matemática);
·        Comparação (Matemática);
·        Coordenação motora fina (Corpo e movimento);
·        Brincadeiras que envolvam movimento (Corpo e Movimento);

METODOLOGIA
·        Sacola literária onde cada criança levará para casa livros para ler com sua família;
·        Dramatizações das professoras e crianças.
·        Contação de histórias com livros, fantoches, dedoches, máscaras.
·        Contação de histórias em ambientes diferentes.
·        Visita a Biblioteca da Escola Pedro Aleixo;
·        Brincar e explorar os livros do Baú literário;
·        Atividades que trabalhem a coordenação motora fina como: colagem, modelagem, etc;
·        Cantar e dançar músicas referentes as histórias contadas;
·        Assistir pequenos vídeos das histórias;
·        Enfeitar a porta da sala com o personagem da bruxa;
·        Contar histórias com a mala viajante do CEI;
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CRONOGRAMA: Maio/2017

AVALIAÇÃO
O projeto foi um grande sucesso, despertando nas crianças a fantasia e a imaginação. A cada história contada ou dramatizada as mesmas ficavam fascinadas. Acreditamos que a história que mais chamou a atenção da turma foi “Os três porquinhos”. Quando a contamos todos ouviram com muita atenção e adoraram a parte em que o lobo aparecia e soprava a casa dos porquinhos. O personagem do lobo ao mesmo tempo em que despertava certo medo, também aguçava a fantasia das crianças, que o imitavam depois da história, soprando igual a ele ou batendo seus dedinhos na madeira como se fosse o lobo batendo na porta. As atividades que fizemos em torno dos personagens como a pintura das caixas de pizza para fazer os porquinhos e a colagem de papel no prato descartável para fazer o lobo mau também foram significativas para as crianças que as fizeram com bastante entusiasmo. Assim sendo, podemos concluir que a literatura infantil deve fazer parte do cotidiano da criança, pois através das histórias as mesmas adentram em um mundo encantador e lúdico que diverte e ao mesmo tempo ensina.










































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