TURMA: MATERNAL I
PROFESSORAS: ROZANA E ANDREIA J.
AUXILIARES DE SALA: CARLA E SUZANA
PROBLEMA: De que forma
poderemos utilizar as histórias como ferramentas para ampliar o conhecimento do
grupo, incentivando a imaginação e o faz de conta?
JUSTIFICATIVA:
Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário, provocar perguntas e
buscar respostas, é despertar grandes e pequenas emoções como rir, chorar,
sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias ouvidas e lidas.
Juntos, livros, brinquedos e brincadeiras fortalecem ainda mais a construção de
novos conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento motor, social, emocional e
cognitivo das crianças. A literatura infantil leva a criança a desenvolver a
imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É
importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias,
pois, segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para
ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta
e de compreensão do mundo...”.Incentivar a formação do hábito de leitura na
idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito
importante. Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio de
mistérios e surpresas, sempre muito interessante, e curioso, que diverte e
ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que
formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de
imaginação, sonhos e fantasias. A literatura infantil influencia a criança na
sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Ouvindo diariamente
histórias ela fará comparações, descobertas, e irá compreendendo o mundo em que
está inserida.
OBJETIVOS GERAL: Estimular a leitura entre as crianças
através da contagem de
histórias,
desenvolvendo sua imaginação e criatividade e incentivando a prática prazerosa
da leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e
sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·
Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e
colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·
Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio
de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·
Manipular diferentes objetos e materiais, explorando
características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos
individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
·
Explorar as diversidades sonoras (sons de animais,
do corpo, de instrumentos...);
·
Estabelecer comunicação através da linguagem oral e
corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·
Estabelecer contato com a linguagem
escrita (literatura infantil, bilhete, jornal, revista, calendário, fichas com nomes,
receita, música, poesia, etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e
apropriar-se de algumas noções de letramento.
·
Escolher livros para leitura e apreciação de
imagens, sons, texturas e despertar interesse pela literatura infantil;
·
Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao
interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que
vive;
·
Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas
quais se reconheça a necessidade;
· Utilizar comparação, classificação e seriação
em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
·
Explorar e utilizar os movimentos de preensão,
encaixe, lançamento, recorte e rasgar para desenvolver a coordenação motora
fina;
CONTEÚDOS:
·
Comunicação e expressão oral e corporal
(Identidade e Autonomia);
·
Valores (Identidade e Autonomia);
·
Exploração de diferentes materiais(Artes Visuais);
·
Fazer artístico (Artes Visuais);
·
Apreciação e respeito (Artes Visuais);
·
Sons e ritmos (Música);
·
Linguagem oral e corporal (Linguagem);
·
Contato com a linguagem escrita (Linguagem);
·
Apreciação de literatura infantil (Linguagem);
·
Interação com a natureza e grupo social
(Natureza e Sociedade);
·
Contagem oral (Matemática);
·
Comparação (Matemática);
·
Coordenação motora fina (Corpo e movimento);
·
Brincadeiras que envolvam movimento
(Corpo e Movimento);
METODOLOGIA
·
Sacola literária onde cada criança levará para casa livros para ler com
sua família;
·
Dramatizações das professoras e crianças.
·
Contação de histórias com livros, fantoches, dedoches, máscaras.
·
Contação de histórias em ambientes diferentes.
·
Visita a Biblioteca da Escola Pedro Aleixo;
·
Brincar e explorar os livros do Baú literário;
·
Atividades que trabalhem a coordenação motora fina como: colagem,
modelagem, etc;
·
Cantar e dançar músicas referentes as histórias contadas;
·
Assistir pequenos vídeos das histórias;
·
Enfeitar a porta da sala com o personagem da bruxa;
·
Contar histórias com a mala viajante do CEI;
.
CRONOGRAMA:
Maio/2017
AVALIAÇÃO
O
projeto foi um grande sucesso, despertando nas crianças a fantasia e a
imaginação. A cada história contada ou dramatizada as mesmas ficavam
fascinadas. Acreditamos que a história que mais chamou a atenção da turma foi
“Os três porquinhos”. Quando a contamos todos ouviram com muita atenção e
adoraram a parte em que o lobo aparecia e soprava a casa dos porquinhos. O
personagem do lobo ao mesmo tempo em que despertava certo medo, também aguçava
a fantasia das crianças, que o imitavam depois da história, soprando igual a
ele ou batendo seus dedinhos na madeira como se fosse o lobo batendo na porta. As
atividades que fizemos em torno dos personagens como a pintura das caixas de
pizza para fazer os porquinhos e a colagem de papel no prato descartável para
fazer o lobo mau também foram significativas para as crianças que as fizeram
com bastante entusiasmo. Assim sendo, podemos concluir que a literatura
infantil deve fazer parte do cotidiano da criança, pois através das histórias
as mesmas adentram em um mundo encantador e lúdico que diverte e ao mesmo tempo
ensina.
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