TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: ROZANA, PRISCILA D.
E FABIANI
PROBLEMA: Como vivem
essas aves?
JUSTIFICATIVA: “Curiosidade é uma coceira que
dá nas ideias”(ALVES, 2000). Sábias palavras de Rubem Alves, que descreveu
sobre a enorme vontade que a criança tem em descobrir e desvendar algo. Foi a
partir da curiosidade das crianças que durante uma contação de história
envolvendo as aves, muitos questionamentos surgiram... As crianças queriam
saber... É pintinho? É cocó? Outra
criança ainda questionou...É galinha? A partir disso levamos a turma do
Maternal Misto a conhecer como vivem essas aves. O tema do projeto desperta o
interesse natural das crianças dessa faixa etária, que em geral contam com
várias informações relativas a ele. Um olhar observador ao
ambiente que vivemos, torna-se uma fonte de descobertas e aprendizagens.
Conforme
o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p.
188): “O trabalho com os seres
vivos e suas intrincadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de
aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo
social natural.”
É importante garantir que a curiosidade
da criança seja explorada para a construção
destes conhecimentos, criando momentos em que ela possa expressar suas opiniões, a fim de estabelecer relações entre os seres vivos e o meio ambiente.
destes conhecimentos, criando momentos em que ela possa expressar suas opiniões, a fim de estabelecer relações entre os seres vivos e o meio ambiente.
OBJETIVO
GERAL: Proporcionar diversas atividades envolvendo as aves e também promover
o contato com galos, galinhas e pintinhos, a fim de conhecer suas
características e saber como vivem.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver atitudes de respeito ajuda e
colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·
Manipular diferentes objetos e materiais, explorando
características, propriedades de manuseio;
·
Criar trabalhos de arte através da produção gráfica
e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·
Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos
individualmente ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
·
Observar imagens/ obras de arte diversas a fim de
identificá-las e interpretá-las;
·
Participar de brincadeiras musicais;
·
Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para
desenvolver movimentos de ritmos de dança;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de
desenvolver a memória musical;
·
Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar
e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos
e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
·
Conhecer diferentes gêneros orais (trava-línguas,
parlendas, adivinhas, poemas, canções), a fim de desenvolver a linguagem oral;
·
Escolher livros para leitura e apreciação de
imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em
contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados
básicos e valorização da vida;
·
Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou
situações nas quais se reconheça a necessidade;
·
Utilizar comparação, classificação e seriação em
diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
·
Brincar com os números nos diversos contextos que
se encontram para assim reconhecê-los;
·
Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades
posturais e motoras;
·
Explorar e utilizar os movimentos de preensão,
encaixe, lançamento, recorte e rasgar para desenvolver a coordenação motora
fina;
·
Expressar sensações e ritmos corporais por meio de
gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;
CONTEÚDOS:
·
Comunicação e expressão: oral, corporal e escrita (identidade e autonomia);
·
Exploração de diferentes materiais (Artes Visuais);
·
Fazer artístico (Artes
Visuais);
·
Observação e conversação sobre imagens e objetos (Artes Visuais);
·
Leitura e releitura de obra de arte (Artes Visuais);
·
Cores (Artes
Visuais);
·
Brincadeiras musicais (música);
·
Interpretação e dramatização musical (música);
·
Canto (música);
·
Apreciação da literatura infantil (linguagem);
·
Comunicação (linguagem);
·
Seres vivos (natureza
e sociedade);
·
Interação com a natureza e o grupo social (natureza e sociedade);
·
Contagem oral (matemática);
·
Comparação (matemática);
·
Números (matemática);
·
Espontaneidade de movimentos (corpo e movimento);
·
Brincadeiras que envolvam movimentos (corpo e movimento);
METODOLOGIA:
·
Roda de conversa para fazer apresentação do projeto
com uma história;
·
Todos os dias serão contadas histórias, utilizando
diferentes recursos (fantoches, avental, cenário para contar histórias com
fantoches, contação de histórias no bosque...)
·
A
história do ovo ( fazer livrinho);
·
Fazer
um mascote da sala (confeccionar uma galinha de pano) que irá acompanhar as crianças
em suas casas junto com os pintinhos;
·
Trabalhar
conceitos de quantidades e números com a parlenda a galinha do vizinho;
·
Trazer
para sala dois pintinhos vivos (iremos comprar na agropecuária), onde o mesmo
também serão nossos mascotes e irão para casa , junto com a galinha de pano, e
ficará com as crianças por 1 dia, a família fará o registro de como aconteceu a
visita dos pintinhos e também da galinha de pano, o que a criança mais demonstrou interesse, o ser vivo ou a ave de pano, qual
foi o sentimento da criança em cuidar dos pintinhos;
·
Balão
de pintinho para as crianças levarem para casa;
·
Alinhavo
no pintinho ( confeccionar uma galinha em mdf para trabalhar o alinhavo);
Realizar
uma aula passeio, na região do Primeiro Braço para conhecermos como vivem as galinhas
e os pintinhos, como eles se alimentam, suas características, lá também faremos
um piquenique;
·
·
Releitura
da obra de arte de: Aldemir Martins “o Galo” fazer colagem com eva e pintura
com tinta guache;
·
Utilizar
sucata (pote de danoninho) para fazer uma galinha que canta;
·
Visita
de uma criança Maiara Buzzi, que tem um galo de estimação;
·
Dramatização
da música meu pintinho amarelinho (filmar apresentação);
·
Assistir
a apresentação da Música Meu Pintinho Amarelinho;
·
Músicas:
(A galinha do vizinho, A galinha pintadinha, O pintinho e a galinha, Meu
pintinho amarelinho);
·
Preparar um bolo de milho, usando os mesmos
ingredientes do bolo da história: A Galinha Ruiva;
·
Explorar quantidades ao preparar o bolo da
história;
·
Mostrar o que as galinhas comem: milho, apresentar
para as crianças o milho moído e também espigas de milho. Explicar para as
crianças que além de servir de alimento os grãos são responsáveis também pelo
surgimento de uma nova planta de milho;
·
Degustação de
milho fervido;
·
Plantar as sementes de milho em um potinho. Ao
longo de duas semanas de observação as crianças poderão comprovar a germinação
das sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinarão nos
potinhos, vivenciando a experiência realizada. Sensibilizá-las da importância
das plantas e do porque de não arrancá-las;
·
Explicar a importância do sol e da água para o
crescimento das plantas;
·
Pintura com guache em caixa de ovos para fazer uma
galinha;
·
Pintura da galinha usando a mãozinha e os dedinhos;
·
Dobraduras do pintinho, pintura com giz de cera;
·
DVD’s relacionado ao tema: Cocorricó, Galinha
Pintadinha, A galinha quadrada e roxa;
·
Colar milho em uma fita adesiva, trabalhando assim
o traçado e movimento de pinça;
·
Assistir como um pintinho se desenvolve fora do
ovo, (uma produção da Rede Globo no Programa do Fantástico do quadro Detetive
Virtual);
·
Pintinho no prato de papelão (pintura com guache);
·
Pintinho com luva cirúrgica (pintar com guache);
·
Encher com papel crepom as galinhas de garrafa pet;
·
Trabalhar os conceitos pequeno/grande com ovo de
galinha e de codorna, fazer degustação dos ovos.
CRONOGRAMA:
27/ 06 à
29/07/2016
AVALIAÇÃO:
·
Comunica ideias e sentimentos através das diferentes
linguagens;
·
Explora com prazer materiais variados;
·
Consegue expressar-se e se comunicar através da
arte;
·
Identifica imagens;
·
Fala sobre as imagens que vê;
·
Reconhece algumas cores;
·
Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·
Canta e realiza movimentos de interpretação
musical;
·
Relata fatos e experiências;
·
Faz perguntas;
·
Manuseia livros, folheando-os e explorando suas
imagens;
·
Interage com os seres vivos apresentados;
·
Nomeia e reconhece alguns animais;
·
Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em que
vive;
·
Demonstra coordenação motora fina e ampla;
·
Identifica quantidades;
·
Brinca de contar;
·
Realiza contagem oral;
·
Realiza comparação em diferentes contextos;
·
Participa de brincadeiras que envolvam qualquer
tipo de movimento.
·
Tem cuidado e valoriza os seres vivos;
REFERÊNCIAS:
ALVES,
R. Filosofia da Ciência: Introdução ao Jogo e a suas Regras. São Paulo:
Edições Loyola, 2000. 2a edição.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular
nacional para a educação infantil.Vol. 3. Brasília: 1998.
muito legal esse projeto, adorei!!
ResponderExcluirMaravilhoso projeto👏👏👏👏
ResponderExcluirMuito lindo gostei de mais 👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirMuiro lindo parabéns 👏👏👏👏👏
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