sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PROJETO: GALO, GALINHA E PINTINHO.


TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: ROZANA, PRISCILA D. E FABIANI

PROBLEMA: Como vivem essas aves?

JUSTIFICATIVA: “Curiosidade é uma coceira que dá nas ideias”(ALVES, 2000). Sábias palavras de Rubem Alves, que descreveu sobre a enorme vontade que a criança tem em descobrir e desvendar algo. Foi a partir da curiosidade das crianças que durante uma contação de história envolvendo as aves, muitos questionamentos surgiram... As crianças queriam saber... É pintinho?  É cocó? Outra criança ainda questionou...É galinha? A partir disso levamos a turma do Maternal Misto a conhecer como vivem essas aves. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças dessa faixa etária, que em geral contam com várias informações relativas a ele. Um olhar observador ao ambiente que vivemos, torna-se uma fonte de descobertas e aprendizagens. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 188): “O trabalho com os seres vivos e suas intrincadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social natural.”

É importante garantir que a curiosidade da criança seja explorada para a construção
destes conhecimentos, criando momentos em que ela possa expressar suas opiniões, a fim de estabelecer relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar diversas atividades envolvendo as aves e também promover o contato com galos, galinhas e pintinhos, a fim de conhecer suas características e saber como vivem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


·         Desenvolver atitudes de respeito ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades de manuseio;
·         Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·         Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
·         Observar imagens/ obras de arte diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
·         Participar de brincadeiras musicais;
·         Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos de dança;
·         Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
·         Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
·         Conhecer diferentes gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções), a fim de desenvolver a linguagem oral;
·         Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·         Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·         Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
·         Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
·         Brincar com os números nos diversos contextos que se encontram para assim reconhecê-los;
·         Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·         Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, recorte e rasgar para desenvolver a coordenação motora fina;
·         Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;

CONTEÚDOS:

·         Comunicação e expressão: oral, corporal e escrita (identidade e autonomia);
·         Exploração de diferentes materiais (Artes Visuais);
·         Fazer artístico (Artes Visuais);
·         Observação e conversação sobre imagens e objetos (Artes Visuais);
·         Leitura e releitura de obra de arte (Artes Visuais);
·         Cores (Artes Visuais);
·         Brincadeiras musicais (música);
·         Interpretação e dramatização musical (música);
·         Canto (música);
·         Apreciação da literatura infantil (linguagem);
·         Comunicação (linguagem);
·         Seres vivos (natureza e sociedade);
·         Interação com a natureza e o grupo social (natureza e sociedade);
·         Contagem oral (matemática);
·         Comparação (matemática);
·         Números (matemática);
·         Espontaneidade de movimentos (corpo e movimento);
·         Brincadeiras que envolvam movimentos (corpo e movimento);


METODOLOGIA:

·         Roda de conversa para fazer apresentação do projeto com uma história;
·         Todos os dias serão contadas histórias, utilizando diferentes recursos (fantoches, avental, cenário para contar histórias com fantoches, contação de histórias no bosque...)
·         A história do ovo ( fazer livrinho);
·         Fazer um mascote da sala (confeccionar uma galinha de pano) que irá acompanhar as crianças em suas casas junto com os pintinhos;
·         Trabalhar conceitos de quantidades e números com a parlenda a galinha do vizinho;
·         Trazer para sala dois pintinhos vivos (iremos comprar na agropecuária), onde o mesmo também serão nossos mascotes e irão para casa , junto com a galinha de pano, e ficará com as crianças por 1 dia, a família fará o registro de como aconteceu a visita dos pintinhos e também da galinha de pano, o que  a criança mais demonstrou  interesse, o ser vivo ou a ave de pano, qual foi o sentimento da criança em cuidar dos pintinhos;
·         Balão de pintinho para as crianças levarem para casa;
·         Alinhavo no pintinho ( confeccionar uma galinha em mdf para trabalhar o alinhavo);
·         Realizar uma aula passeio, na região do Primeiro Braço para conhecermos como vivem as galinhas e os pintinhos, como eles se alimentam, suas características, lá também faremos um piquenique;
·          
·         Releitura da obra de arte de: Aldemir Martins “o Galo” fazer colagem com eva e pintura com tinta guache;
·         Utilizar sucata (pote de danoninho) para fazer uma galinha que canta;
·         Visita de uma criança Maiara Buzzi, que tem um galo de estimação;
·         Dramatização da música meu pintinho amarelinho (filmar apresentação);
·         Assistir a apresentação da Música Meu Pintinho Amarelinho;
·         Músicas: (A galinha do vizinho, A galinha pintadinha, O pintinho e a galinha, Meu pintinho amarelinho);
·         Preparar um bolo de milho, usando os mesmos ingredientes do bolo da história: A Galinha Ruiva;
·         Explorar quantidades ao preparar o bolo da história;
·         Mostrar o que as galinhas comem: milho, apresentar para as crianças o milho moído e também espigas de milho. Explicar para as crianças que além de servir de alimento os grãos são responsáveis também pelo surgimento de uma nova planta de milho;
·         Degustação de  milho fervido;
·         Plantar as sementes de milho em um potinho. Ao longo de duas semanas de observação as crianças poderão comprovar a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinarão nos potinhos, vivenciando a experiência realizada. Sensibilizá-las da importância das plantas e do porque de não arrancá-las;
·         Explicar a importância do sol e da água para o crescimento das plantas;
·         Pintura com guache em caixa de ovos para fazer uma galinha;
·         Pintura da galinha usando a mãozinha e os dedinhos;


·         Dobraduras do pintinho, pintura com giz de cera;
·         DVD’s relacionado ao tema: Cocorricó, Galinha Pintadinha, A galinha quadrada e roxa;
·         Colar milho em uma fita adesiva, trabalhando assim o traçado e movimento de pinça;
·         Assistir como um pintinho se desenvolve fora do ovo, (uma produção da Rede Globo no Programa do Fantástico do quadro Detetive Virtual);
·         Pintinho no prato de papelão (pintura com guache);
·         Pintinho com luva cirúrgica (pintar com guache);
·         Encher com papel crepom as galinhas de garrafa pet;
·         Trabalhar os conceitos pequeno/grande com ovo de galinha e de codorna, fazer degustação dos ovos.
  

CRONOGRAMA: 27/ 06 à 29/07/2016



AVALIAÇÃO:


·         Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Explora com prazer materiais variados;
·         Consegue expressar-se e se comunicar através da arte;
·         Identifica imagens;
·         Fala sobre as imagens que vê;
·         Reconhece algumas cores;
·         Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·         Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
·         Relata fatos e experiências;
·         Faz perguntas;
·         Manuseia livros, folheando-os e explorando suas imagens;
·         Interage com os seres vivos apresentados;
·         Nomeia e reconhece alguns animais;
·         Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
·         Demonstra coordenação motora fina e ampla;
·         Identifica quantidades;
·         Brinca de contar;
·         Realiza contagem oral;
·         Realiza comparação em diferentes contextos;
·         Participa de brincadeiras que envolvam qualquer tipo de movimento.
·         Tem cuidado e valoriza os seres vivos;



REFERÊNCIAS:
ALVES, R. Filosofia da Ciência: Introdução ao Jogo e a suas Regras. São Paulo: Edições Loyola, 2000. 2a edição.


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil.Vol. 3. Brasília: 1998. 





























































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