domingo, 20 de novembro de 2016

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


TURMA: BERÇÁRIO I B
PROFESSORAS: DOLARICE E ALCINÉIA

PROBLEMA: PORQUE PRECISAMOS TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

JUSTIFICATIVA: Promover hábitos de alimentação saudável, oferecendo o contato e a experimentação dos alimentos que são ricos em vitaminas, e são promotores de um crescimento adequado, lembrando sempre que uma alimentação adequada é muito importante principalmente na fase do desenvolvimento da criança, pois uma alimentação baseada em frutas, legumes, cereais etc, são a base para um crescimento adequado.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver atitudes relacionadas à alimentação a fim de criar bons hábitos alimentares desde bebês.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
  • Possibilitar as crianças o contato manual com alimentos;
  • Conhecer diferentes alimentos;
  • Valorizar a alimentação;
  • Estimular através do toque a experimentação;
  • Utilizar a música como meio para as crianças reconhecerem a hora da alimentação;
  • Através da diversidade de sabores, disponibilizar as crianças alimentos com sabores diferentes como azedo, salgados, doces, amargos, etc...;

CONTEÚDOS;

*Identidade e Autonomia; alimentação;
*Artes Visuais: Observações de imagens;
* Linguagem: Audição de músicas, oferta de alimentos e ver reação;
* Natureza e Sociedade: Alimentação;
*Matemática: Formas.

ESTRATÉGIAS:

Cantar músicas relacionadas a alimentação: comer comer; salada mista; meu lanchinho.
Contar histórias com fantoches de alimentos;
Lavar alface colocando em algumas folhas, sal e outras açúcar;
Degustar o brócolis;
Degustar a couve flor;
Entrar em contato com a horta, manipular as verduras e legumes na hora da colheita;
Nomear as cores, formas e texturas dos alimentos da horta;
Degustar os alimentos preparados por todos no CEI;
Fazer suco natural de laranja ou maracujá e oferecer as crianças no copinho;
Degustar frutas: maçã, laranja e limão para sentir o azedinho.


AVALIAÇÃO:

  • Aceita alimentos diferentes;
  • Apresenta bons hábitos alimentares;
  • Explora com prazer alimentos variados;
  • Realiza movimentos de interpretação musical;
  • Reage aos estímulos da linguagem.

CRONOGRAMA:

Mês de setembro. 

AVALIAÇÃO

Observamos que os bebês tem grande interesse pela alimentação, pois a cada refeição alguns choram porque querem ser os primeiros a serem alimentados. Nós professoras fazemos rodízio. Todas as nossas crianças aceitam o alimento que é oferecido, gostam de suco natural disponível no CEI. Mexem o corpo dançando quando colocamos músicas referente ao projeto. A grande maioria mostraram-se empolgados com as atividades propostas.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário