TURMA: PRÉ-ESCOLAR I B
PROFESSORA: KEROLEN
Justificativa:
Numa certa tarde fomos a videoteca para ouvir uma história: Um gato marinho, e
na história falava: Então Pepe enche o barco de nuvens. Diante desta parte da
história surgem várias perguntas entre as crianças:
-
Dá para pegar as nuvens prô?
-
Criança um: Sim elas parecem algodão doce, é só colocar uma escada e pegar.
-
Criança dois: Não! Sobe em uma montanha bem alta e leva uma caixa e coloca
dentro.
-
Criança três: As nuvens parecem desenho e são brancas.
Após
essa conversa fomos observar as nuvens.
Surgiram
mais perguntas e mais opiniões: elas têm formato de coração, tromba de
elefante, peixe, balão...
-
Criança quatro: Na sala vamos pegar um balão mágico e pegar as nuvens.
“Uma
nuvem branca que parece desenho de criança mais tarde se transforma em uma
assustadora mancha escura que se desfaz numa tempestade de verão. Observar e
analisar as características e a textura das nuvens é mais do que um passatempo.
É conteúdo. Por meio delas, é possível conhecer as condições atmosféricas do
momento e antecipar mudanças climáticas.”
Após
tantas colocações e o interesse que surgiu diante do tema nuvens, desenvolvi o
projeto para trabalhar a curiosidade com a turma.
O
mundo da imaginação infantil é uma caixinha de surpresas maravilhosa! De lá
saem muitos pensamentos, ações e comentários, por muitas vezes, engraçados. O
princípio do respeito ao que a criança diz, é a questão básica para não
reprimir a imaginação dos pequenos. Nesse mundo agitado que vivemos fica
difícil parar para dar atenção ao que dizem as crianças. Entretanto, esse
momento é valioso e muito importante para o desenvolvimento da criança, pois a
imaginação está ligada a criatividade e precisamos ser criativos para nos destacarmos
na vida em sociedade...
A
imaginação vai surgindo na medida em que a criança for capaz de pensar sobre um
fato significativo para ela. Dizer ao bebê que “a cuca vai pegar” não faz
sentido, porque ela não sabe o que significa. A idade varia, mas a criança
mostra que já é capaz de imaginar quando ela vê a cena como um filminho
na sua cabeça, isto é, transformando em imagens o que foi ouvido. Essa fase é
muito gostosa, porque podemos contar historinhas que ganham sentido,
significado e que divertem muito os pequenos e até nós mesmos, porque as
crianças são capazes de inventar cada história...
Objetivo geral:
Mostrar o processo de formação das nuvens e porque elas se parecem com desenhos
e se podemos ou não pegá-las.
Objetivos específicos:
*
Observar e pesquisar sobre as nuvens para compreendê-las e conhecê-las, como
fenômenos naturais.
*
Conhecer o processo de formação das nuvens.
*
Estimular a fantasia e a imaginação através de diversas atividades.
*
Criar hábito de leitura e apreciar a literatura infantil.
*
Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam movimentos finos de
encaixe, recorte, colagem, modelagem, pinturas e desenhos.
Conteúdos:
*
Natureza e sociedade: fenômenos e elementos da natureza (nuvens).
*
Comunicação: expressão de desejos e sentimentos.
*
Identidade e autonomia: nome (reconhecimento e escrita), executar ações
relacionadas a higiene.
*
Linguagem: apreciação da literatura infantil.
*
Artes visuais: fazer artístico, recorte, colagem, modelagem, pintura e desenhos.
Metodologia:
*
Fazer uso do espelho identificando suas necessidades (amarar cabelos, limpar
boca e nariz).
*Uso
de repertório variado de canções.
*
Brincadeiras e trabalhos em grupos (imaginação das nuvens deitadas no gramado (anexo
1), falar o que viu, direção do vento, suas formas e cores).
*
Pintura com tinta guache, pintar os pisos fazendo uma imagem onde tenha o céu e
as nuvens (anexo 3), colagem com diversos materiais confeccionando as nuvens
com algodão.
* DVD-
Conheça os 10 tipos de nuvens.
*
Identificar quando está se aproximando uma trovoada ou quando as nuvens estão
mais carregadas ou escuras. Quando se formou a trovoada observamos a sua
formação e as nuvens (anexo 2).
*
Filme: O Gato de botas.
Referências:
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