domingo, 20 de novembro de 2016

PROJETO: AS NUVENS


TURMA: PRÉ-ESCOLAR I B
PROFESSORA: KEROLEN

Justificativa: Numa certa tarde fomos a videoteca para ouvir uma história: Um gato marinho, e na história falava: Então Pepe enche o barco de nuvens. Diante desta parte da história surgem várias perguntas entre as crianças:
- Dá para pegar as nuvens prô?
- Criança um: Sim elas parecem algodão doce, é só colocar uma escada e pegar.
- Criança dois: Não! Sobe em uma montanha bem alta e leva uma caixa e coloca dentro.
- Criança três: As nuvens parecem desenho e são brancas.
Após essa conversa fomos observar as nuvens.
Surgiram mais perguntas e mais opiniões: elas têm formato de coração, tromba de elefante, peixe, balão...
- Criança quatro: Na sala vamos pegar um balão mágico e pegar as nuvens.
“Uma nuvem branca que parece desenho de criança mais tarde se transforma em uma assustadora mancha escura que se desfaz numa tempestade de verão. Observar e analisar as características e a textura das nuvens é mais do que um passatempo. É conteúdo. Por meio delas, é possível conhecer as condições atmosféricas do momento e antecipar mudanças climáticas.”
Após tantas colocações e o interesse que surgiu diante do tema nuvens, desenvolvi o projeto para trabalhar a curiosidade com a turma.
O mundo da imaginação infantil é uma caixinha de surpresas maravilhosa! De lá saem muitos pensamentos, ações e comentários, por muitas vezes, engraçados. O princípio do respeito ao que a criança diz, é a questão básica para não reprimir a imaginação dos pequenos. Nesse mundo agitado que vivemos fica difícil parar para dar atenção ao que dizem as crianças. Entretanto, esse momento é valioso e muito importante para o desenvolvimento da criança, pois a imaginação está ligada a criatividade e precisamos ser criativos para nos destacarmos na vida em sociedade...
A imaginação vai surgindo na medida em que a criança for capaz de pensar sobre um fato significativo para ela. Dizer ao bebê que “a cuca vai pegar” não faz sentido, porque ela não sabe o que significa. A idade varia, mas a criança mostra que já é capaz de imaginar quando ela vê  a cena como um filminho na sua cabeça, isto é, transformando em imagens o que foi ouvido. Essa fase é muito gostosa, porque podemos contar historinhas que ganham sentido, significado  e que divertem muito os pequenos e até nós mesmos, porque as crianças são capazes de inventar cada história...


Objetivo geral: Mostrar o processo de formação das nuvens e porque elas se parecem com desenhos e se podemos ou não pegá-las.

Objetivos específicos:
* Observar e pesquisar sobre as nuvens para compreendê-las e conhecê-las, como fenômenos naturais.
* Conhecer o processo de formação das nuvens.
* Estimular a fantasia e a imaginação através de diversas atividades.
* Criar hábito de leitura e apreciar a literatura infantil.
* Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam movimentos finos de encaixe, recorte, colagem, modelagem, pinturas e desenhos.

Conteúdos:
* Natureza e sociedade: fenômenos e elementos da natureza (nuvens).
* Comunicação: expressão de desejos e sentimentos.
* Identidade e autonomia: nome (reconhecimento e escrita), executar ações relacionadas a higiene.
* Linguagem: apreciação da literatura infantil.
* Artes visuais: fazer artístico, recorte, colagem, modelagem, pintura e desenhos.

Metodologia:
* Fazer uso do espelho identificando suas necessidades (amarar cabelos, limpar boca e nariz).
*Uso de repertório variado de canções.
* Brincadeiras e trabalhos em grupos (imaginação das nuvens deitadas no gramado (anexo 1), falar o que viu, direção do vento, suas formas e cores).
* Pintura com tinta guache, pintar os pisos fazendo uma imagem onde tenha o céu e as nuvens (anexo 3), colagem com diversos materiais confeccionando as nuvens com algodão.

* DVD-  Conheça os 10 tipos de nuvens.

* Identificar quando está se aproximando uma trovoada ou quando as nuvens estão mais carregadas ou escuras. Quando se formou a trovoada observamos a sua formação e as nuvens (anexo 2).
* Filme: O Gato de botas.

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=sM52W25-IyY   


http://www.aprendizagens.com.br/imaginacao.html















Nenhum comentário:

Postar um comentário