domingo, 20 de novembro de 2016

PROJETO: ARTE, COLORINDO E CONSTRUINDO


PROFESSORAS: JOSIANE E JULIANE
PROFESSORAS DA HORA ATIVIDADE
PROJETO DESENVOLVIDO COM AS TURMAS DO JARDINS E MATERNAL II

PROBLEMA: Como as crianças podem se interessar por artes?

JUSTIFICATIVA: Nós  professoras da hora atividade percebemos a necessidade de trabalhar algo onde as crianças possam explorar e manipular  diferentes materiais, de acordo com isso, este projeto tem o intuito de valorizar o papel das artes plásticas na Educação Infantil, dar espaço para criá-lo, o manipular materiais concretos, expressar sentimentos e ter contato com manifestações artísticas, onde as crianças irão descobrir um universo amplo. Além de ampliarem sua percepção de mundo, irão desenvolver os sentidos e exercitar suas habilidades motoras.
Uma das principais atribuições da arte na educação infantil, é que ela possibilita que a criança amplie seu conhecimento, suas habilidades e a descoberta de suas potencialidades. Através da arte a criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações. Ao pintar uma tela, uma folha ou até mesmo uma parede de azulejo, ela está ampliando sua relação com o mundo de forma espontânea. Dessa maneira a criança apropria de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expressões.
Segundo Eisner (2008): há quatro coisas principais que as pessoas fazem com a arte. Elas a fazem. Elas as veem. Elas entendem o lugar da arte na cultura, através dos tempos. Elas fazem julgamentos sobre suas qualidades. Além disso, [...] “as artes envolvem aspectos estéticos que estão relacionados à educação da visão, ao saboreio das imagens, à leitura do mundo em termos de cores, formas e espaço; e propiciam ao sujeito construir a sua interpretação do mundo, pensar sobre as artes e por meio das artes.” (EISNER, 2008, p.85).

OBJETIVO GERAL: Interessar-se pelas próprias produções, pelas das outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entra em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e de cultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Ampliar o conhecimento de mundo, da linguagem do desenho, da construção, do recorte, colagem, pintura e modelagem;
·        Manipular diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies, ampliando suas possibilidades de criação;
·        Reconhecer as cores e formas geométricas; Explorar as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores e texturas).

CONTEÚDOS:
·                    IDENTIDADE E AUTONOMIA: comunicação oral e corporal.
·                    ARTES VISUAIS: fazer artístico, exploração de diferentes materiais, leitura e releitura de obras de artes, cores.
·                    LINGUAGEM: comunicação.
·                    MATEMÁTICA: cores, formas geométricas.

METODOLOGIA:
·                    Desenho e pintura no azulejo: Atividade de pintura no azulejo, onde  levamos as crianças na parede de azulejo que temos no CEI, foi entregue a cada criança pincel e tinta guache  e os mesmos puderam usar a sua imaginação.
·                    Pintura A mágica das cores: pingos de tinta no papel sulfite e dobrar a folha ao meio. Cada criança recebeu uma folha sulfite em branco, tinta guache e pincel e assim foram colocando pingos de tinta na folha em seguida dobraram a folha ao meio e assim se formou uma imagem diferente.
·                    Atividade de pintura utilizando a esponja, e tinta guache, onde foi trabalhada a obra de Alfredo Volpi “As Bandeirinhas”, primeiramente foi  realizada uma roda de conversa com as turmas sobre o pintor, em seguida cada criança recebeu uma esponja, e pintaram o barquinho para finalizar fizeram a colagem das bandeirinhas no barco .
·                    Pintura com giz de cera e algodão, fazendo  a releitura da obra de Vincent Van Gogh “Doze Girassóis”, onde as crianças receberam raspas de giz de cera e em seguida pintaram com o algodão .
·                    Pintura com vela e tinta guache, foi entregue a cada criança uma folha sulfite branca e vela, onde cada uma pode desenhar sobre o papel á vontade, em seguida coloriram o papel com os dedos usando tinta guache, onde os traços da vela sobressaíram revelando o desenho.
·                    Atividade de pintura com giz de cera e cola gliter, onde foi trabalhada a obra de Romero Britto “A flor Amarela”, iniciamos com uma roda de conversa, dando ênfase nas cores da flor, onde cada criança pintou cada pétala de uma cor e finalizaram colocando pingos de cola gliter .
·                    Pintura barbante com tinta, cada criança recebeu um pedaço médio de barbante e folha sulfite branca, mergulharam o barbante na tinta guache e depois desenharam sobre a folha, esperaram um pouco e foi retirado o barbante.

CRONOGRAMA: Julho a setembro (sendo que as professoras passam nas salas do Maternal II A e B e do Jardim A e B uma vez por semana).

AVALIAÇÃO:
Durante o desenvolvimento do projeto Artes foi realizado diversas atividades, entre elas pintura.
Utilizando diferentes materiais, puderam conhecer um pouco das obras de artes, possibilitando uma
aprendizagem significativa por partes das crianças, onde as mesmas puderam explorar as cores e
assim usar a sua imaginação. Podemos destacar de forma positiva o projeto aplicado, pois.

observamos bastante interesse pelas atividades realizadas.          






















                

Um comentário:

  1. Parabéns aos alunos e professora.
    Acredito que através da arte e das cores podemos mudar a cor do mundo.

    ResponderExcluir