PROFESSORAS:
JOSIANE E JULIANE
PROFESSORAS
DA HORA ATIVIDADE
PROJETO
DESENVOLVIDO COM AS TURMAS DO JARDINS E MATERNAL II
PROBLEMA:
Como
as crianças podem se interessar por artes?
JUSTIFICATIVA:
Nós
professoras da hora atividade percebemos
a necessidade de trabalhar algo onde as crianças possam explorar e
manipular diferentes materiais, de
acordo com isso, este projeto tem o intuito de valorizar o papel das artes
plásticas na Educação Infantil, dar espaço para criá-lo, o manipular materiais
concretos, expressar sentimentos e ter contato com manifestações artísticas,
onde as crianças irão descobrir um universo amplo. Além de ampliarem sua
percepção de mundo, irão desenvolver os sentidos e exercitar suas habilidades
motoras.
Uma das principais atribuições da arte
na educação infantil, é que ela possibilita que a criança amplie seu
conhecimento, suas habilidades e a descoberta de suas potencialidades. Através
da arte a criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações. Ao pintar uma
tela, uma folha ou até mesmo uma parede de azulejo, ela está ampliando sua
relação com o mundo de forma espontânea. Dessa maneira a criança apropria de
diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com
formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expressões.
Segundo Eisner (2008): há quatro coisas
principais que as pessoas fazem com a arte. Elas a fazem. Elas as veem. Elas
entendem o lugar da arte na cultura, através dos tempos. Elas fazem julgamentos
sobre suas qualidades. Além disso, [...] “as artes envolvem aspectos estéticos
que estão relacionados à educação da visão, ao saboreio das imagens, à leitura
do mundo em termos de cores, formas e espaço; e propiciam ao sujeito construir
a sua interpretação do mundo, pensar sobre as artes e por meio das artes.”
(EISNER, 2008, p.85).
OBJETIVO GERAL: Interessar-se
pelas próprias produções, pelas das outras crianças e pelas diversas obras
artísticas com as quais entra em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e
de cultura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Ampliar o conhecimento de mundo, da
linguagem do desenho, da construção, do recorte, colagem, pintura e modelagem;
·
Manipular diversos materiais gráficos e
plásticos sobre diferentes superfícies, ampliando suas possibilidades de
criação;
·
Reconhecer as cores e formas geométricas;
Explorar as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais
(formas, cores e texturas).
CONTEÚDOS:
·
IDENTIDADE E AUTONOMIA: comunicação oral e
corporal.
·
ARTES VISUAIS: fazer artístico, exploração de
diferentes materiais, leitura e releitura de obras de artes, cores.
·
LINGUAGEM: comunicação.
·
MATEMÁTICA: cores, formas geométricas.
METODOLOGIA:
·
Desenho e pintura no azulejo: Atividade de pintura
no azulejo, onde levamos as crianças na
parede de azulejo que temos no CEI, foi entregue a cada criança pincel e tinta
guache e os mesmos puderam usar a sua
imaginação.
·
Pintura A mágica das cores: pingos de tinta no
papel sulfite e dobrar a folha ao meio. Cada criança recebeu uma folha sulfite
em branco, tinta guache e pincel e assim foram colocando pingos de tinta na
folha em seguida dobraram a folha ao meio e assim se formou uma imagem
diferente.
·
Atividade de pintura utilizando a esponja, e tinta
guache, onde foi trabalhada a obra de Alfredo Volpi “As Bandeirinhas”,
primeiramente foi realizada uma roda de
conversa com as turmas sobre o pintor, em seguida cada criança recebeu uma
esponja, e pintaram o barquinho para finalizar fizeram a colagem das
bandeirinhas no barco .
·
Pintura com giz de cera e algodão, fazendo a releitura da obra de Vincent Van Gogh “Doze
Girassóis”, onde as crianças receberam raspas de giz de cera e em seguida
pintaram com o algodão .
·
Pintura com vela e tinta guache, foi entregue a
cada criança uma folha sulfite branca e vela, onde cada uma pode desenhar sobre
o papel á vontade, em seguida coloriram o papel com os dedos usando tinta
guache, onde os traços da vela sobressaíram revelando o desenho.
·
Atividade de pintura com giz de cera e cola gliter,
onde foi trabalhada a obra de Romero Britto “A flor Amarela”, iniciamos com uma
roda de conversa, dando ênfase nas cores da flor, onde cada criança pintou cada
pétala de uma cor e finalizaram colocando pingos de cola gliter .
·
Pintura barbante com tinta, cada criança recebeu um
pedaço médio de barbante e folha sulfite branca, mergulharam o barbante na
tinta guache e depois desenharam sobre a folha, esperaram um pouco e foi
retirado o barbante.
CRONOGRAMA: Julho a setembro
(sendo que as professoras passam nas salas do Maternal II A e B e do Jardim A e
B uma vez por semana).
AVALIAÇÃO:
Durante o desenvolvimento do
projeto Artes foi realizado diversas atividades, entre elas pintura.
Utilizando diferentes materiais,
puderam conhecer um pouco das obras de artes, possibilitando uma
aprendizagem significativa por
partes das crianças, onde as mesmas puderam explorar as cores e
assim usar a sua imaginação. Podemos
destacar de forma positiva o projeto aplicado, pois.
observamos bastante interesse
pelas atividades realizadas.
Parabéns aos alunos e professora.
ResponderExcluirAcredito que através da arte e das cores podemos mudar a cor do mundo.