quarta-feira, 11 de maio de 2016

PROJETO MÚSICA, SOM E MOVIMENTO

CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT E PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA
PROFESSORA: SANDRA B. P. REIKAVIESKI
TURMAS: PRÉ I A MATUTINO E PRÉ I A VESPERTINO

PROJETO MÚSICA, SOM E MOVIMENTO

TEMA: Música

PROBLEMA: Quais os diferentes tipos de música, som e movimento?

JUSTIFICATIVA: A música faz parte do cotidiano das crianças, então esta proposta de ensino considera a diversidade e abre espaço para o educando trazer música para a sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a obras e sons que possam ser significativos para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.  A musicalização faz parte faz parte da construção do conhecimento, desenvolve a sensibilidade, a criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, respeito ao próximo, promove a socialização e afetividade, além de contribuir para a consciência corporal e de movimentação.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver nas crianças sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração, memória e a capacidade de análise e seleção de sons, músicas e ritmos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Explorar e identificar elementos da música e sons para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo;
·       Perceber e expressar sensações e sentimentos através das músicas;
·       Ampliar o repertório musical;
·       Desenvolver memória musical;
·       Controlar e aperfeiçoar seu próprio movimento aperfeiçoando suas habilidades motoras em sintonia com ritmos diversos;
·       Desenvolver relações sociais e afetivas através das atividades de música, som e movimento;
·       Conhecer e identificar diferentes sons na natureza;
·       Conhecer e apreciar os diferentes gêneros musicais.


CONTEÚDOS:

·       IDENTIDADE E AUTONOMIA: Valores, Eu e outro, Comunicação e Expressão;
·       LINGUAGEM ORAL ESCRITA: Contato com leitura e escrita, Observação e manuseio de material impresso e exposto;
·       NATUREZA E SOCIEDADE: Manifestações culturais, Tradições culturais, Meio de comunicação e sua evolução, Escola, Família;
·       ARTES VISUAIS: Fazer artístico, Exploração de materiais diversos, Recorte, Colagem, Pintura, Desenho;
·       MÚSICA: Expressão oral e corporal;
·       MOVIMENTO: Coordenação motora ampla e fina, Expressividade, Sensações;
·       MATEMÁTICA: Contagem, Números, Noção de tempo e grandeza.

METODOLOGIA:

·       Roda de conversa;
·       Apreciação de músicas, sons e movimentos diversos;
·       Identificar sons e movimentos de animais;
·       Identificar sons e movimentos de elementos da natureza ;
·       Passeio no bosque;
·       Brincar com música utilizando a linguagem corporal;
·       Apresentação dos diferentes instrumentos musicais;
·       Baile na sala com ritmos diferenciados e fantasias;
·       Vídeo com gêneros musicais diferenciados;
·       Representação de letras de músicas utilizando recorte, colagem, pintura;
·       Ampliação do repertório musical.


CRONOGRAMA: 28/03/2016 A 15/04/2016

AVALIAÇÃO: Observar e registrar se o educando:

·       Percebe e expressa sensações através da música;
·       Consegue ampliar seu repertório musical;
·       Adquiri domínio da memória musical;
·       Controla e aperfeiçoa sua habilidade motora de acordo com ritmos diversos;
·       Identifica diferentes sons, ritmos, instrumentos e gêneros musicais;
·       Aperfeiçoa suas relações sociais e afetivas;
·       Obtém melhoras na coordenação motora fina e ampla.




DESCRIÇÃO DA APLICAÇÃO DO PROJETO: O projeto em questão obteve resultados bastante proveitosos para os educandos, proporcionando momentos de descontração, criatividade e aprendizagens significativas. As crianças mostraram-se bastante participativas e interagiram muito bem com as atividades aplicadas. Foram realizadas adequações e mediações conforme necessidade dos níveis de aprendizagem em que se encontram.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário