CEI IVETE
SPÉZIA SCHMITT E PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA
PROFESSORA:
SANDRA B. P. REIKAVIESKI
TURMAS:
PRÉ I A MATUTINO E PRÉ I A VESPERTINO
PROJETO MÚSICA, SOM E MOVIMENTO
TEMA: Música
PROBLEMA: Quais os
diferentes tipos de música, som e movimento?
JUSTIFICATIVA: A
música faz parte do cotidiano das crianças, então esta proposta de ensino
considera a diversidade e abre espaço para o educando trazer música para a sala
de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a obras e sons que
possam ser significativos para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento
pessoal. A musicalização faz parte faz
parte da construção do conhecimento, desenvolve a sensibilidade, a
criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina,
respeito ao próximo, promove a socialização e afetividade, além de contribuir
para a consciência corporal e de movimentação.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver nas crianças sua capacidade auditiva, exercitar a atenção,
concentração, memória e a capacidade de análise e seleção de sons, músicas e
ritmos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Explorar e
identificar elementos da música e sons para se expressar, interagir com os
outros e ampliar o conhecimento de mundo;
·
Perceber e
expressar sensações e sentimentos através das músicas;
·
Ampliar o
repertório musical;
·
Desenvolver
memória musical;
·
Controlar e
aperfeiçoar seu próprio movimento aperfeiçoando suas habilidades motoras em
sintonia com ritmos diversos;
·
Desenvolver
relações sociais e afetivas através das atividades de música, som e movimento;
·
Conhecer e
identificar diferentes sons na natureza;
·
Conhecer e
apreciar os diferentes gêneros musicais.
CONTEÚDOS:
·
IDENTIDADE E
AUTONOMIA: Valores, Eu e outro, Comunicação e Expressão;
·
LINGUAGEM ORAL
ESCRITA: Contato com leitura e escrita, Observação e manuseio de material
impresso e exposto;
·
NATUREZA E
SOCIEDADE: Manifestações culturais, Tradições culturais, Meio de comunicação e
sua evolução, Escola, Família;
·
ARTES VISUAIS:
Fazer artístico, Exploração de materiais diversos, Recorte, Colagem, Pintura,
Desenho;
·
MÚSICA: Expressão
oral e corporal;
·
MOVIMENTO:
Coordenação motora ampla e fina, Expressividade, Sensações;
·
MATEMÁTICA:
Contagem, Números, Noção de tempo e grandeza.
METODOLOGIA:
·
Roda de conversa;
·
Apreciação de
músicas, sons e movimentos diversos;
·
Identificar sons
e movimentos de animais;
·
Identificar sons
e movimentos de elementos da natureza ;
·
Passeio no bosque;
·
Brincar com
música utilizando a linguagem corporal;
·
Apresentação dos
diferentes instrumentos musicais;
·
Baile na sala com
ritmos diferenciados e fantasias;
·
Vídeo com gêneros
musicais diferenciados;
·
Representação de
letras de músicas utilizando recorte, colagem, pintura;
·
Ampliação do
repertório musical.
CRONOGRAMA: 28/03/2016 A 15/04/2016
AVALIAÇÃO: Observar e registrar se o educando:
·
Percebe e
expressa sensações através da música;
·
Consegue ampliar
seu repertório musical;
·
Adquiri domínio
da memória musical;
·
Controla e
aperfeiçoa sua habilidade motora de acordo com ritmos diversos;
·
Identifica
diferentes sons, ritmos, instrumentos e gêneros musicais;
·
Aperfeiçoa suas
relações sociais e afetivas;
·
Obtém melhoras na
coordenação motora fina e ampla.
DESCRIÇÃO DA APLICAÇÃO DO PROJETO: O projeto em
questão obteve resultados bastante proveitosos para os educandos,
proporcionando momentos de descontração, criatividade e aprendizagens
significativas. As crianças mostraram-se bastante participativas e interagiram
muito bem com as atividades aplicadas. Foram realizadas adequações e mediações
conforme necessidade dos níveis de aprendizagem em que se encontram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário