No dia19/05, as turmas do Pré-escolar Gotinha Sapeca realizaram uma visita ao Memorial do Descobrimento em Araquari.
Com a realização desta visita eles terminaram o estudo do Projeto Descobrimento do Brasil.
Lá foi possível conhecer a aldeia Guarani e como é a moradia dos índios, a Ilha do Descobrimento onde estão plantadas árvores do pau-brasil, monumento à primeira Missa rezada no Brasil e a Nau (barco que lembra uma das Caravelas que foram usadas no Descobrimento no Brasil).
Mais uma etapa de nosso trabalho realizada.
DESCOBRIMENTO DO BRASIL
PROBLEMA: Como ocorreu o descobrimento do
Brasil?
JUSTIFICATIVA:
Neste projeto iremos
trabalhar a história do Brasil, dando ênfase ao seu descobrimento, pois é de
fundamental importância que os educandos desde cedo entrem em contato com sua
história. Serão trabalhados os meios de transportes, população de origem e
meios de comunicação usados na época, traçando um comparativo com a atualidade.
Através deste projeto os alunos poderão ampliar seus conhecimentos.
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver e
ampliar conhecimentos sobre a história do descobrimento do Brasil e diferentes
meios de comunicação e transportes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver
o conhecimento histórico;
·
Conhecer
a história do descobrimento do Brasil;
·
Trabalhar
diferentes povos;
·
Conhecer
os diferentes meios de transportes e comunicação;
CONTEÚDOS:
·
Natureza e sociedade (manifestações culturais, tradições
culturais, meio de comunicação e sua evolução, meios de transportes e sua
evolução);
·
Matemática (contagem oral, noção de grandeza,
noção de tempo);
·
Linguagem (relatos de vivência e fatos, contato
com a leitura e escrita);
·
Artes Visuais (fazer artístico, exploração de
materiais, recorte, colagem, pintura e desenho).
METODOLOGIA:
·
Apresentar
a história do descobrimento do Brasil em forma de literatura e dvd;
·
Estudar
o povo primitivo do Brasil - Índios, através da construção de aldeias no papel
pardo utilizando recorte e colagem;
·
Trabalhar
a cultura do povo indígena utilizando o próprio corpo como forma de expressão:
pintura facial, desenho de cocar com os dedos e visita a aldeia em Araquari;
·
Estudar
os diferentes meios de transporte em especial a Nau utilizada na época do
descobrimento, traçando uma comparação com os transportes atuais – construção
de Nau coletiva na sala e visita ao memorial do descobrimento do Brasil em
Araquari;
·
Conhecer
os diferentes meios de comunicação, cartas, telefone, e-mail, em especial
utilizado na época por Pero Vaz de Caminha, para avisar ao rei de Portugal
sobre o descobrimento do Brasil - escrever uma carta coletiva para outra turma
e realizar visita ao correio para postagem.
CRONOGRAMA: 02-05 a 19-05
AVALIAÇÃO:
·
Reconhece
algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por
diferentes grupos sociais;
·
Compreende
a utilidade das principais meios de comunicação e transportes;
·
Elabora
perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos do que participa;
·
Produz
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo
de produção e criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário