quarta-feira, 11 de maio de 2016

PROJETO BRUTOS, O CACHORRO


TURMA: MATERNAL I A
PROFESSORAS: CHEILA M, ANDRESSA, CERLI

PROBLEMA: COMO POSSO APRENDER SOBRE OS CACHORROS?

JUSTIFICATIVA: As crianças da sala do maternal I A observam todos os dias da janela da sala o cachorro de uma casa vizinha, chamado Brutos. Cada vez que o Brutos late todos correm na janela para vê-lo. Nestes momentos a alegria é contagiante, riem, chamam o “au, au”, algumas crianças tentam pronunciar seu nome, mas poucas conseguem. As vezes, quando as crianças estão brincando e entram na disputa por um brinquedo, ou quando veem a mamãe passar e choram, utilizamos  cachorro Brutos para acalmá-las. É  só mostrar o cachorro que a tristeza desaparece e se acalmam. Nas contações de histórias todos demonstram muito gosto pela figura do animal. Desta maneira decidimos trabalhar este projeto para estimular o desenvolvimento e aprendizado da criança através de atividades sobre algo que demonstram interesse. De acordo com o referencial curricular nacional para a educação infantil 1998, o contato com pequenos animais pode ser proporcionado através de atividades que envolvam observação, troca de ideias entre as crianças, como cuidar do animal, sempre com a ajuda de um adulto.

OBJETIVO GERAL: Conhecer as características dos cachorros através de atividades lúdicas e da literatura infantil a fim de ampliar seu conhecimento em relação aos cachorros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·        Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·        Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·         Observar imagens diversas a fim de identifica-las;
·        Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados;
·        Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
·        Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias e sentimentos  nas  interações com o grupo;
·        Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, músicas, revistas), a fim apropriar-se de algumas noções de letramento;
·        Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·        Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com os seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida.
·        Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
·         Utilizar a comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
·         Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, rasgar e rabiscar para desenvolver a coordenação motora fina.
·        Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.

CONTEÚDOS:
·        Comunicação e expressão: oral e corporal ( Identidade e Autonomia);
·        Exploração de diferentes materiais, fazer artístico, produção de marcas gráficas, observação e conversação sobre imagens e objetos (Artes Visuais);
·        Brincadeiras musicais, canto (Música);
·        Comunicação e expressão, linguagem oral e corporal, contato com a linguagem escrita (Linguagem );
·        Seres Vivos ( Natureza e Sociedade);
·        Contagem oral, comparação, classificação e seriação ( Matemática);
·        Coordenação motora fina (preensão, encaixe, empilhar, rasgar, rabiscar) (Coordenação Motora).

METODOLOGIA:
·        Contar diversas históriaS: Cachorrinho; O cachorro o menino; O cachorro do coelho; O cachorro enlameado; Rema, rema cachorrinho; Bicho feio, bicho bonito; Os sons da fazenda.;
·        Assistir dvds: Xuxa,  galinha pintadinha, bebê mais bichos etc;
·        Confeccionar cachorros com materiais recicláveis como caixa de leite e rolo de papel higiênico, as crianças irão pintar, tais materiais com tinta guache marrom;
·        Selecionar diversas imagens de cachorros e  mostrar para as crianças na tv da sala  videoteca;
·        Pintar com giz de cera a figura de um cachorro;
·        Colar pedacinhos de EVA na figura de um cachorro;
·        Brincar com cachorros de borracha e outros animais;
·        Manusear massinha de modelar;
·        Quando as crianças estiverem mais adaptadas passear ao redor do CEI para observar os cachorros vizinhos;
·        Visitar um pet shop (metade do ano);
·         Cantar músicas relacionadas ao projeto;
·        Folear livros e revistas para procurar imagens de cachorros;
·        Se possível trazer um cachorro para sala, para que as crianças possam tocá-lo, observá-lo de perto.
·        Tirar fotos das atividades e no fim do projeto expor fora da sala para que os pais vejam as atividades realizadas pelos seus filhos.

AVALIAÇÃO:
·        Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·        Experimenta diferentes materiais;
·        Explora com prazer materiais variados;
·        Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas cores);
·        Consegue  expressar-se e comunicar-se através da arte;
·        Rabisca;
·        Identifica imagens;
·        Fala sobre as imagens que vê;
·        Participa de brincadeiras musicais;
·        Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·        Nomeia e identifica objetos;
·        Repete palavras;
·        Imita sons, palavras e frases;
·        Mantem contato com a língua escrita através de diferentes manifestações na sociedade como livros, revistas, cartazes dentre outros;
·        Interage com diferentes seres vivos apresentados;
·        Realiza contagem oral;
·        Realiza comparações, e apresenta noções de classificação;
·        Demonstra habilidades em  ações que utilizam a coordenação motora fina (preensão, encaixe, empilhar, rasgar, rabiscar.

Através deste projeto as crianças puderam aprender um pouco mais sobre os cachorros. Algumas de nossas crianças não mantem contato com este animal em seu cotidiano, e assim puderam ver, tocar e acariciar esse animal tão dócil. No decorrer do projeto as crianças realizaram diversas atividades como pintura com tinta guache, giz de cera, contações de histórias, observação de imagens de diferentes tipos de cachorros. Tivemos a visita de um lindo cachorrinho na nossa sala, as crianças sem apresentar receio se divertiram muito com  o animal. Finalizamos o projeto com um passeio ao pet shop, lá as crianças observaram como os cachorros tomam banho, e também puderam tocar e acariciar os cachorrinhos. Com este projeto certamente conseguimos ampliar o conhecimento das crianças sobre os cachorros e a aprendizagem aconteceu de maneira significativa.

CRONOGRAMA:
22 de fevereiro a 31 de março.




                        























Um comentário:


  1. Nomes para macho: os 300 mais populares nomes para cachorro inspirados em personagens de filmes. Sherlock, Diana, Bambi, Fiona;; Hulk, Charles, Merlin,

    ResponderExcluir