TURMA:
MATERNAL I A
PROFESSORAS:
CHEILA M, ANDRESSA, CERLI
PROBLEMA: COMO POSSO
APRENDER SOBRE OS CACHORROS?
JUSTIFICATIVA: As
crianças da sala do maternal I A observam todos os dias da janela da sala o
cachorro de uma casa vizinha, chamado Brutos. Cada vez que o Brutos late todos
correm na janela para vê-lo. Nestes momentos a alegria é contagiante, riem,
chamam o “au, au”, algumas crianças tentam pronunciar seu nome, mas poucas
conseguem. As vezes, quando as crianças estão brincando e entram na disputa por
um brinquedo, ou quando veem a mamãe passar e choram, utilizamos cachorro Brutos para acalmá-las. É só mostrar o cachorro que a tristeza
desaparece e se acalmam. Nas contações de histórias todos demonstram muito
gosto pela figura do animal. Desta maneira decidimos trabalhar este projeto para
estimular o desenvolvimento e aprendizado da criança através de atividades
sobre algo que demonstram interesse. De acordo com o referencial curricular
nacional para a educação infantil 1998, o contato com pequenos animais pode ser
proporcionado através de atividades que envolvam observação, troca de ideias
entre as crianças, como cuidar do animal, sempre com a ajuda de um adulto.
OBJETIVO GERAL: Conhecer
as características dos cachorros através de atividades lúdicas e da literatura
infantil a fim de ampliar seu conhecimento em relação aos cachorros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos
e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·
Manipular diferentes objetos e materiais
explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Criar trabalhos de arte através da produção
gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·
Observar
imagens diversas a fim de identifica-las;
·
Brincar com a música a fim de explorar sons e
ritmos variados;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de
desenvolver a memória musical;
·
Utilizar a linguagem oral para conversar,
comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias e
sentimentos nas interações com o grupo;
·
Estabelecer contato com a linguagem escrita
(literatura infantil, músicas, revistas), a fim apropriar-se de algumas noções
de letramento;
·
Estabelecer comunicação através da linguagem oral
e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em
contato com os seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados
básicos e valorização da vida.
·
Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou
situações nas quais se reconheça a necessidade;
·
Utilizar a
comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver
noções simples destes conceitos;
·
Explorar e
utilizar os movimentos de preensão, encaixe, rasgar e rabiscar para desenvolver
a coordenação motora fina.
·
Brincar com diferentes situações de movimento para
desenvolver melhor suas potencialidades.
CONTEÚDOS:
·
Comunicação e expressão: oral e corporal ( Identidade e Autonomia);
·
Exploração de diferentes materiais, fazer
artístico, produção de marcas gráficas, observação e conversação sobre imagens
e objetos (Artes Visuais);
·
Brincadeiras musicais, canto (Música);
·
Comunicação e expressão, linguagem oral e
corporal, contato com a linguagem escrita (Linguagem
);
·
Seres Vivos (
Natureza e Sociedade);
·
Contagem oral, comparação, classificação e
seriação ( Matemática);
·
Coordenação motora fina (preensão, encaixe,
empilhar, rasgar, rabiscar) (Coordenação
Motora).
METODOLOGIA:
·
Contar diversas históriaS: Cachorrinho; O cachorro
o menino; O cachorro do coelho; O cachorro enlameado; Rema, rema cachorrinho;
Bicho feio, bicho bonito; Os sons da fazenda.;
·
Assistir dvds: Xuxa, galinha pintadinha, bebê mais bichos etc;
·
Confeccionar cachorros com materiais recicláveis
como caixa de leite e rolo de papel higiênico, as crianças irão pintar, tais
materiais com tinta guache marrom;
·
Selecionar diversas imagens de cachorros e mostrar para as crianças na tv da sala videoteca;
·
Pintar com giz de cera a figura de um cachorro;
·
Colar pedacinhos de EVA na figura de um cachorro;
·
Brincar com cachorros de borracha e outros
animais;
·
Manusear massinha de modelar;
·
Quando as crianças estiverem mais adaptadas
passear ao redor do CEI para observar os cachorros vizinhos;
·
Visitar um pet shop (metade do ano);
·
Cantar
músicas relacionadas ao projeto;
·
Folear livros e revistas para procurar imagens de
cachorros;
·
Se possível trazer um cachorro para sala, para que
as crianças possam tocá-lo, observá-lo de perto.
·
Tirar fotos das atividades e no fim do projeto
expor fora da sala para que os pais vejam as atividades realizadas pelos seus
filhos.
AVALIAÇÃO:
·
Comunica ideias e sentimentos através das
diferentes linguagens;
·
Experimenta diferentes materiais;
·
Explora com prazer materiais variados;
·
Explora as possibilidades de transformação e
manipulação dos materiais (formas cores);
·
Consegue
expressar-se e comunicar-se através da arte;
·
Rabisca;
·
Identifica imagens;
·
Fala sobre as imagens que vê;
·
Participa de brincadeiras musicais;
·
Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·
Nomeia e identifica objetos;
·
Repete palavras;
·
Imita sons, palavras e frases;
·
Mantem contato com a língua escrita através de
diferentes manifestações na sociedade como livros, revistas, cartazes dentre
outros;
·
Interage com diferentes seres vivos apresentados;
·
Realiza contagem oral;
·
Realiza comparações, e apresenta noções de
classificação;
·
Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina
(preensão, encaixe, empilhar, rasgar, rabiscar.
Através deste projeto as crianças
puderam aprender um pouco mais sobre os cachorros. Algumas de nossas crianças
não mantem contato com este animal em seu cotidiano, e assim puderam ver, tocar
e acariciar esse animal tão dócil. No decorrer do projeto as crianças
realizaram diversas atividades como pintura com tinta guache, giz de cera,
contações de histórias, observação de imagens de diferentes tipos de cachorros.
Tivemos a visita de um lindo cachorrinho na nossa sala, as crianças sem
apresentar receio se divertiram muito com
o animal. Finalizamos o projeto com um passeio ao pet shop, lá as
crianças observaram como os cachorros tomam banho, e também puderam tocar e
acariciar os cachorrinhos. Com este projeto certamente conseguimos ampliar o
conhecimento das crianças sobre os cachorros e a aprendizagem aconteceu de
maneira significativa.
CRONOGRAMA:
22 de fevereiro a 31 de março.
ResponderExcluirNomes para macho: os 300 mais populares nomes para cachorro inspirados em personagens de filmes. Sherlock, Diana, Bambi, Fiona;; Hulk, Charles, Merlin,