segunda-feira, 30 de maio de 2016

PROJETO COLORINDO E CONHECENDO

COLORINDO E CONHECENDO
TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: ROZANA, FABIANI E PRISCILA D.

Problemática: Como fazer com que as crianças conheçam, identifiquem e se familiarizem com as cores e formas geométricas de uma forma lúdica e prazerosa?
Justificativa: As cores e formas geométricas estão presentes em todo lugar e fazem parte de nosso dia a dia. Sem perceber interagimos constantemente com elas. Nesta fase é importante proporcionar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõe o universo das cores e formas possibilitando assim a criação e identificação.
Trabalhar as figuras geométricas é o principio para desenvolver o pensamento matemático e abstrato. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento das capacidades motoras e cognitiva das crianças de seu raciocínio, fala, audição, entre outras.
A cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). Por meio deste viemos a desenvolver um projeto onde se trabalha as cores e formas, sendo que algumas crianças da turma do maternal misto, já falam sobre as cores presentes em seu dia a dia.

Objetivo geral: Conhecer as formas geométricas e as cores de uma forma lúdica e prazerosa, contribuindo para a ampliação do conhecimento das crianças.

Objetivos específicos:
·                   Conhecer as cores primária e secundária;
·                   Conhecer as formas geométricas básicas (quadrado, retângulo, circulo e triângulo);
·                   Reconhecer a existência de cores e formas no mundo;
·                   Trabalhar o raciocínio lógico;
·                   Identificar cores e formas;
·                   Nomear cores e formas;
·                   Apreciar artes visuais e ampliar o vocabulário;
·                   Trabalhar as diferentes cores e formas através de pinturas histórias e experiências;
·                   Desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores e formas;
·                   Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
·                   Participar de brincadeiras musicais e outras relacionadas ao tema;

Conteúdos
Identidade e autonomia
·                   Exploração do espaço;
·                   Eu e o outro;
·                   Comunicação e expressão: oral, corporal e escrita;

           Artes visuais
·                   Fazer artístico;
·                   Exploração de diferentes materiais (formas, cores, texturas);
·                   Observação e conversação de imagens e objetos;

Música
·                   Canto;
·                   Expressão oral e corporal;
·                   Linguagem;

Linguagem
·                   Gêneros textuais;
·                   Linguagem: oral, escrita e corporal;
·                   Comunicação;

Natureza E Sociedade

·                   Família;
·                   Escola;

Matemática
·                   Comparação;
·                   Classificação;
·                   Seriação;
·                   Contagem oral;
·                   Grandezas e medidas;
·                   Número;
·                   Raciocínio logico;
·                   Noção de espaço e tempo;
·                   Formas geométricas;


Corpo e movimento
·                   Controle muscular: pegar e soltar, empilhar, manusear, etc.;
·                   Coordenação motora ampla e fina;
·                   Noções de lateralidade;
·                   Expressividade
·                   Sensações;

Metodologia:
·                   Roda de conversa sobre o que são cores e formas, e onde encontramos ( visualizar nas paredes, nas  roupas, sapatos, objetos, etc );
·                   Observar e fazer a leitura da obra de Romero Brito “A Maça”;
·                   Pintura da mesma explorando as cores e formas;
·                   Pintar obras de R.B;
·                   Reconhecer as cores a partir de frutas, legumes, vegetais, objetos, roupas, revistas, livros, etc ;
·                   Explorar livros e contar histórias, assistir DVD’s que falem sobre as cores e formas;
·                   Poema “As Borboletas” de Vinicius de Morais. Ressaltar as cores e com pintura  da figura, fazer um cartaz com as borboletas coloridas de acordo com o poema;
·                   Fazer uma borboleta com folha A4e tinta guache;
·                   Apresentar a mistura das cores que apareceram na borboleta feita com a folha A4;
·                   Cantar músicas que falem de cores ( Ex: “Onde estão as cores” / Xuxa);
·                   Fazer a classificação das cores e expor;
·                   Fazer uma pintura de formas utilizando as cores primárias (azul, vermelho, e amarelo);
·                   Realizar mistura das cores primárias para verem que surgem outras cores;
·                   Trabalhar com versinhos e especificar as 4 formas geométricas trabalhadas;
·                   Falar sobre o arco íris;
·                   Fazer um arco íris juntamente com as crianças;
·                   Brincar com massinha colorida e forminhas;
·                   Ensinar e brincar com as crianças a brincadeira: “Elefantinho de cor”
·                   Brincar de bolinhas de sabão (enfatizar a forma de circulo);
·                   Brincadeiras com bolas coloridas e blocos, (classificar as cores );
·                   Desenhar em papel Kraft as formas geométricas e pintar/ preencher  para expor na sala;
·                   Pintura com diversos matérias (giz de cera, lápis de cor, tinta guache, EVA, algodão, etc. ) nas 4 formas geométricas;
·                   Manuseio do tangran grande explorando as formas geométricas;

Cronograma: Este projeto será trabalhado do dia 28/03 a 18/05.

Avaliação: A avaliação far-se-á de acordo com cada criança, mediante observação, reflexão e registro.
·                   Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·                   Reconhece o ambiente;
·                   Experimenta diferentes materiais;
·                   Identifica imagens;
·                   Fala sobre as imagens que vê;
·                   Brinca com cores e formas;
·                   Reconhece as cores e formas;
·                   Nomeia e identifica objetos;
·                   Participa das brincadeiras e ações do grupo;
·                   Identifica quantidades;
·                   Apresenta noções de espaço e tempo
·                   Demonstra noções de agrupamento ( objetos, cores e formas);
·                   Demonstra noções de classificação e seriação;
·                   Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
·                   Empilha objetos;
·                   Canta e realiza movimentos de interpretação musical.

O desenvolvimento do projeto:

O projeto colorindo e conhecendo foi realizado a partir do interesse demonstrado pelas  crianças no de correr do  dia a dia vivenciado no CEI, várias crianças já identificavam as cores ao seu redor, e  para  aprimorarmos ainda mais esses conhecimentos e apresentar à aqueles que não as conheciam, realizamos o projeto  com o objetivo a ser calçado de que as crianças passariam a conhecer as cores e as formas geométricas presentes em nossa vida de uma forma lúdica e prazerosa. O objetivo proposto foi alcançado com sucesso, percebeu-se através das atividades realizadas e pelo relato das próprias crianças e dos pais  que vinham conversar com nós professoras que as crianças absorveram o que foi-lhes passado de maneira significativa.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário