TURMA: MATERNAL II B
PROFESSORAS: ANDREIA S, PRISCILA G, ANDREIA J, RAYZA
Problema: Será que
temos medo da chapeuzinho vermelho ou do lobo mau?
Justificativa: Sabemos que o primeiro contado que
as crianças tem com a leitura é através da audição, alguém esta lendo para ela.
É por meio dessa pratica que a leitura vai se apresentando para a criança. Os
conto de fadas resgatam a leitura e estimulam a fantasia, a imaginação,
deixando um pouco de lado os desenhos exibidos
pela televisão. As mensagens contidas nessas historias, trazem a bondade,
coragem e o afeto, ajudando na formação das crianças. A medida que contamos as
histórias, as crianças vão elaborando suas próprias idéias, resolvendo conflitos
e diferenciando o bem e o mal,
os
contos de fadas na Educação Infantil faz-se importante também na formação das
crianças que através deles poderão forma-se e informar-se sobre a vida e os
ambientes que as cercam.
Bettelheim, em seu livro A
psicanálise dos condo de fadas (2004, p.19), diz:
“Só partindo para o mundo
é que o herói dos contos de fada (a criança) pode se encontrar, e fazendo-o,
encontrará o outro com que será capaz de viver feliz para sempre;”
Objetivo Geral:
·
Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando
vocabulário e a organização de pensamentos.
Objetivos
Específicos:
·
Explorar a criatividade e a imaginação;
·
Desenvolver as linguagens oral, escrita e visual;
·
Incentivar o prazer pela leitura;
·
Promover a coordenação motora durante as diversas atividades que serão
realizadas;
·
Brincar
com os números em diferentes situações;
·
Brincadeiras de faz de conta;
·
Proporcionar um momento prazeroso e de aprendizagem entre pais e filhos;
·
Incentivar a leitura em família;
·
Confrontar realidade e fantasia;
·
Participar
de brincadeiras musicais.
Eixos:
·
Identidade
e autonomia;
·
Artes
visuais;
·
Música;
·
Linguagem;
·
Matemática;
·
Corpo
e movimento.
Metodologia:
·
Roda
de conversas;
·
Contação
das histórias:
ü Chapeuzinho vermelho (
caracterizadas as professoras);
·
Pintura do personagem da história, no papel pardo:
ü Lobo mau
feito com pedaços de tecidos, casca de ovo, tinta guache preta;
ü Chapeuzinho
vermelho feita com lã vermelha, botões,
carimbos de rolha para pintar na cor preta, arroz.
·
Utilização de recursos tecnológicos : CD, TV, DVD,
câmeras fotográficas,
·
Acompanhamento com o corpo de ritmos musicais (
Xuxa Seu lobo está ?)
·
Manuseio de
fantoches;
·
Contação da história da chapeuzinho vermelho com o
avental dedoches;
·
Manuseio de dedoches;
·
Brincar de vestir
fantasias e acessórios;
·
Brincar no bosque do CEI vestidos de chapeuzinho
vermelho e lobo mau;
·
Construção da casa da vovó ( barraca da sala);
·
Rasgar pedaços de papel, para colar na casa da
vovó;
·
Brincadeira de jogo com dados;
·
Massinha de modelar;
·
Colagem com diferentes materiais (recortes de
papeis, bolinhas de crepom, etc);
·
Assistir o Filme dramatizado da história da
Chapeuzinho Vermelho feito pelas professoras do CEI;
·
Passeio ( Piquenique ).
Avaliação:
·
Experimenta diferentes materiais;
·
Explora com prazer materiais variados;
·
Participam de momento de musicalização,
dramatização, jogos cantados e rítmicos;
·
Reconta historias conhecidas com aproximação à
original;
·
Demonstra capacidade de memorização;
·
Reconhece papeis sociais existentes em seu grupo
de convívio;
·
Realiza contagem oral;
·
Demonstra habilidades em ações que utilizam a
coordenação motora fina (preensão, encaixe, lançamento, recorte empilhar,
rasgar, etc).
Cronograma: será
realizado no período do mês de maio e abril intercalado com o tema da páscoa.
Avaliação:
No projeto aprendendo com a
chapeuzinho vermelho, fizemos as crianças entrarem no mundo imaginário dos
contos de fadas onde demonstraram prazer em participar expondo suas emoções.
Neste projeto tiveram diversas atividades onde foi proposto trabalhar com
diversas texturas e fez exaltar as sensações das crianças. Elas também memorizaram
as músicas cantando a todo momento, deixando nossa sala como se estivéssemos na
história. Relataram fatos ocorridos no dia a dia do projeto em casa para os
pais, onde fez que eles demonstrassem interesse em saber o que estávamos
trabalhando com as crianças, pois os mesmo estavam encantados contando em casa
sobre a Chapeuzinho que fugiu do Lobo mau que pegou a vovozinha que logo
apareceu o caçador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário