TURMA: JARDIM B
PROFESSORAS: CARLA STEIN, LUANA, MAIARA S.
PROBLEMA:
O que faz parte da natureza?
JUSTIFICATIVA:
Durante as brincadeiras da turma do Jardim nos espaços externos do CEI, a
maioria das crianças demonstram bastante curiosidade a cerca da natureza. Nos
deparamos com vários questionamentos sobre a chuva, as pedras, as árvores, as
flores, insetos e outros animais. Percebendo esse interesse das crianças
propusemos estudar sobre a natureza e seus encantos. De acordo com RCNEI –
Vol.3, 1998: A construção deste conhecimento também é uma das condições
necessárias para que as crianças possam aos poucos, desenvolver atitudes de
respeito e preservação à vida e ao meio
ambiente.
OBJETIVO
GERAL: Conhecer o que faz parte da natureza, através de conversa e mostra do
concreto a fim de ampliar o conhecimento a cerca das coisas naturais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Observar principais
componentes da natureza (Terra, água, árvores, flores, animais);
·
Observar e acompanhar o crescimento de plantas
(Boneco de alpiste);
·
Perceber os cuidados que devemos ter com as
plantas;
·
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em
contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados
básicos e valorização da vida;
·
Desenvolver atitudes de
manutenção e preservação dos espaços coletivos e do ambiente;
·
Estabelecer comunicação através da linguagem
oral e corporal a fim de interagir com adulto ou com outra criança;
·
Manipular diferentes objetos
e materiais explorando características, propriedades;
CONTEÚDOS:
·
Manipulação e exploração
de materiais (ARTES VISUAIS);
·
Ouvir, cantar (MÚSICA);
·
Comunicação (LINGUAGEM);
·
Seres vivos(NATUREZA E
SOCIEDADE);
·
Consciência Ecológica
(NATUREZA E SOCIEDADE);
·
Utilizar contagem oral
(MATEMÁTICA);
·
Coordenação motora fina e
ampla (CORPO E MOVIMENTO);
METODOLOGIA:
*Conversa
e instigação sobre o que sabem sobre a natureza;
*
Brincadeiras aos redores do CEI (Bosque) onde encontramos árvores, flores,
animais;
*Conversa
sobre borboleta um dos animais que encontramos no CEI que encanta as crianças;
*
Diversas atividades com guache, lápis de cor e recorte;
*Confecção
de um boneco de alpiste;
*
Cantigas que falar de componentes da natureza;
*
Contagem de árvores frutíferas do bosque, flores;
CRONOGRAMA:
15/02 à 11/03
AVALIAÇÃO
FINAL DO PROJETO:
Sendo um projeto que partiu do interesse da turma ele despertou muita
curiosidade nas crianças em saber como as sementinhas de alpiste iriam se
tornar cabelo (uma planta). Todos os dias molhávamos e acompanhávamos o
crescimento e germinação das sementes de alpiste. Vimos que as crianças estavam
dia a dia ansiosas para ver se o cabelo de seus bonecos iam crescer. Nas idas
ao bosque as crianças citaram os cuidados que devemos ter com as plantas. Em
conversa de duas crianças uma falou - essa árvore é filhote porque é muito
pequena! A amiguinha respondeu – Ela está pequena porque precisa ser molhada. A
criança fez a comparação que o alpiste do boneco cresceu porque molhávamos. O
projeto foi de fato vivenciado pelas crianças e as mesmas ficaram encantadas
com o boneco. Ao final quando seus cabelos estavam crescidos a missão foi
levá-los para casa e cuida-los. E em conversa sobre como estava o boneco em
casa a grande maioria disse estar molhando e cuidando todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário