TEMA:
IDENTIDADE
TURMA:
MATERNAL II A
PROFESSORAS:
VALMIRA, KÁTIA, DILVA, ROSELI
PROBLEMA:
Porque tenho uma família? E amigos?
JUSTIFICATIVA:
A construção da identidade se manifesta através das interações com o outro. Há
momentos em que as crianças imitam o outro, outras situações mostram o que elas
são. A Identidade é um conceito do qual
faz parte a ideia de distinção de uma marca, diferença entre as pessoas, a
começar pelo nome seguindo de todas as características físicas, modo de agir e
de pensar e da história pessoal. (Referencial Curricular para Educação
Infantil).
Juntamente
com o tema identidade é importante mencionar o tema família que está sendo
inserida em cada criança, portanto é importante e devemos valorizar e respeitar
a família a qual fazemos parte e conhecer a história e a identidade da criança
dentro desta instituição que forma uma família.
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver atividades que possibilitem a construção de conhecimento
sobre o próprio eu e sua família, como também conhecendo o outro e os
diferentes tipos de família que compõe a turma do Maternal II A.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Valorizar e respeitar a família;
·
Conhecer a identidade (dados pessoais);
·
Favorecer o reconhecimento da própria
imagem e do colega;
·
Expressar suas necessidades, desejos,
pensamentos e sentimentos utilizando seus argumentos, para desenvolver sua
autonomia;
·
Ampliar o círculo de relações sociais,
iniciando a aprendizagem de normas de convivência;
·
Organizar momentos de fala e de escuta;
·
Compreender porque fazemos parte de uma
família;
·
Desenvolver atitudes de interesse para
com seu corpo, a fim de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e das
demais crianças.
CONTEÚDOS:
·
Eu e o outro, iniciativa para fazer
escolhas, família. (Identidade e Autonomia) ;
·
Família (natureza e sociedade) ;
·
Desenho, pintura e colagem (Artes
visuais) ;
·
Canções (Músicas );
·
Coordenação motora (movimento);
·
Saúde e bem estar (higiene e
alimentação);
METODOLOGIA:
·
Roda de conversa ( dialogar com as
crianças sobre a família );
·
Roda de conversa (sobre os amigos da
sala);
·
Contação de história;
·
Entrevista com os pais ( árvore
genealógica) ;
·
Atividade de pintura (família);
·
Recorte e colagem das pessoas da
família;
·
Desenhar com giz de cera seu autorretrato;
·
Teatro de fantoches;
·
Desenhar sua casa;
·
Desenhar no quadro negro sua família
com o auxílio da professora.
CRONOGRAMA:
20 dias
AVALIAÇÃO:
·
Reconhece pessoas do seu convívio;
·
Comunica ideias e sentimentos através
de diferentes linguagens;
·
Reconhece seus colegas de sala;
·
Brinca conhecendo a natureza e a
sociedade em que vive;
·
Identifica sua própria imagem;
·
Explora sons texturas e imagens dos
livros.
AVALIAÇÃO
FINAL DO PROJETO:
Apesar de
algumas crianças estarem no período de adaptação foi um projeto muito bom de
trabalhar, as rodas de conversas foram bem proveitosas muitas das crianças
sabiam falar sobre sua família seus nomes, as criança gostam muito das
atividades de pintura, recorte e colagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário