domingo, 24 de abril de 2016

PROJETO: EU, MINHA CASA E MINHA FAMÍLIA.

TEMA: IDENTIDADE
TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: VALMIRA, KÁTIA, DILVA, ROSELI

PROBLEMA: Porque tenho uma família? E amigos?
JUSTIFICATIVA: A construção da identidade se manifesta através das interações com o outro. Há momentos em que as crianças imitam o outro, outras situações mostram o que elas são.  A Identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção de uma marca, diferença entre as pessoas, a começar pelo nome seguindo de todas as características físicas, modo de agir e de pensar e da história pessoal. (Referencial Curricular para Educação Infantil).
Juntamente com o tema identidade é importante mencionar o tema família que está sendo inserida em cada criança, portanto é importante e devemos valorizar e respeitar a família a qual fazemos parte e conhecer a história e a identidade da criança dentro desta instituição que forma uma família.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver atividades que possibilitem a construção de conhecimento sobre o próprio eu e sua família, como também conhecendo o outro e os diferentes tipos de família que compõe a turma do Maternal II A.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Valorizar e respeitar a família;
·        Conhecer a identidade (dados pessoais);
·        Favorecer o reconhecimento da própria imagem e do colega;
·        Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·        Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de convivência;
·        Organizar momentos de fala e de escuta;
·        Compreender porque fazemos parte de uma família;
·        Desenvolver atitudes de interesse para com seu corpo, a fim de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e das demais crianças.

CONTEÚDOS:
·        Eu e o outro, iniciativa para fazer escolhas, família. (Identidade e Autonomia) ;
·        Família (natureza e sociedade) ;
·        Desenho, pintura e colagem (Artes visuais) ;
·        Canções (Músicas );
·        Coordenação motora (movimento);
·        Saúde e bem estar (higiene e alimentação);

METODOLOGIA:
·        Roda de conversa ( dialogar com as crianças sobre a família );
·        Roda de conversa (sobre os amigos da sala);
·        Contação de história;
·        Entrevista com os pais ( árvore genealógica) ;
·        Atividade de pintura (família);
·        Recorte e colagem das pessoas da família;
·        Desenhar com giz de cera seu autorretrato;
·        Teatro de fantoches;
·        Desenhar sua casa;
·        Desenhar no quadro negro sua família com o auxílio da professora.

CRONOGRAMA: 20 dias

AVALIAÇÃO:
·        Reconhece pessoas do seu convívio;
·        Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
·        Reconhece seus colegas de sala;
·        Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
·        Identifica sua própria imagem;
·        Explora sons texturas e imagens dos livros.

AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO:

Apesar de algumas crianças estarem no período de adaptação foi um projeto muito bom de trabalhar, as rodas de conversas foram bem proveitosas muitas das crianças sabiam falar sobre sua família seus nomes, as criança gostam muito das atividades de pintura, recorte e colagem.











Nenhum comentário:

Postar um comentário