domingo, 24 de abril de 2016

PROJETO: APRENDENDO ATRAVÉS DO BRINCAR


TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS: ALINE, JENIFER E ISOLDE

PROBLEMA:  Como podemos estimular o desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças através do brincar?

JUSTIFICATIVA: Nossas crianças estão na fase de desenvolvimento sensório motor, de descobrir o mundo, as coisas, objetos, pessoas, através do contato corporal, por meio de exploração, manuseio, experiências concretas e visualização que os bebês aprendem. Por este motivo realizamos o projeto, oferecendo uma diversidade de materiais, objetos,brinquedos e situações para que estes possam desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas,conhecendo o mundo que o cerca e se relacionando com o mesmo.
“ Quanto  menor a criança mais ela precisa de adultos que interpretem o significado de seus movimentos e expressões , auxiliando-a nas satisfações de suas necessidades. A medida que a criança cresce, o desenvolvimento de novas capacidades, possibilita que ela atue de maneira cada vez mais independente sobre o mundo  e sua volta, ganhando maior autonomia em relação aos adultos.(RCNEI,1998p.18)”.

OBJETIVO GERAL: Demonstrar através das brincadeiras a importância do movimento no desenvolvimento das crianças, seja cognitivo, afetivo, emocional ou social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Brincar e manusear diferentes objetos e materiais;
·        Interagir com brinquedos e brincadeiras;
·        Brincar com outras crianças, a fim de interagir e socializar-se;
·        Criar situações para que desenvolvam suas habilidades motoras e cognitivas;
·        Manifestar confiança  no ambiente e nas pessoas da instituição;
·        Criar momentos de alegria através das brincadeiras.

CONTEÚDOS:

·        Eu e o outro ( identidade e autonomia)
·        Exploração do espaço (identidade e autonomia)
·        Exploração de diferentes materiais ( artes visuais)
·        Expressão oral e corporal ( música)
·        Pegar brinquedo dentro e fora (matemática)
·        Coordenação motora (movimento)
·        Comunicação (linguagem)

METODOLOGIA:
·        Brincar com bolas; distribuir bolinhas coloridas dentro da piscina para que explorem com o corpo. Arremessar, jogar para o alto, encher e esvaziar recipientes brincando de chuva de bolinhas. Brincar com bolas maiores, com movimentos de quicar e rolar chamando a atenção das crianças. Com a bola maior colocar as crianças em cima da bola e rolar bem devagar, como se estivesse os embalando.
·        Brincar com caixas; levar caixas de papelão de diferentes tamanhos. Colocar a caixa na cabeça, brincando de se esconder. Colocar as crianças dentro das caixas para brincarem de carrinho, entrando e saindo de dentro delas, com a ajuda das professoras. Deixar que as crianças manuseiem as caixas.
·        Brincar com colchões; colocar colchões no chão, oportunizando um espaço para os bebês explorarem. Incentivar as crianças a deitar, rolar de um lado para o outro, levantar os pés, pernas e braços.
Construir uma cabana com colchões proporcionando um espaço onde as crianças possam brincar livremente.
·               Experiências com tecidos coloridos; montar cabanas com tecidos coloridos entre os berços para que possam brincar livremente.
·               Montar um varal com lençóis ou cobertores no meio da sala para espiar o que há do outro lado e observar a reação das crianças.
·               Roupas e acessórios; levar para a sala roupas e acessórios como chapéus, bolsas e até sapatos para brincar e perceber as reações das crianças.
·               Brincar com revistas e papel variados; manusear, rasgar e brincar fazendo chuva de papel, criando assim uma bagunça divertida.
·               Espelho; brincar em frente ao espelho nomeando partes do corpo (cantar a música “ cabeça, ombro, joelho e pé”).
·               Túnel ; explorar o túnel para ver as reações das crianças, incentivar para que passem dentro do túnel.


CRONOGRAMA: 15 dias

AVALIAÇÃO:  A avaliação será feita a partir de observações durante as vivências na qual as crianças exploram  o ambiente com ou sem a intervenção das professoras. Á partir das observações será feito registros analisando o desenvolvimento das crianças, mediante os objetivos propostos no projeto.
·        Brinca com outras crianças de seu grupo e de outras salas;
·        Reconhece os diferentes espaços utilizados por seu grupo;
·        Experimenta e explora diferentes materiais;
·        Bate palminhas, produz música utilizando as partes do corpo;
·        Imita sons, palavras, balbucia;
·        Apresenta primeiras noções espaciais em brincadeiras que solicitem ordens;
·        Demonstra habilidade em ações que utilizam a coordenação motora fina e ampla.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário