TURMA:
BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS:
ALINE, JENIFER E ISOLDE
PROBLEMA: Como podemos estimular o desenvolvimento e
aprendizagem das nossas crianças através do brincar?
JUSTIFICATIVA:
Nossas crianças estão na fase de desenvolvimento sensório motor, de descobrir o
mundo, as coisas, objetos, pessoas, através do contato corporal, por meio de
exploração, manuseio, experiências concretas e visualização que os bebês
aprendem. Por este motivo realizamos o projeto, oferecendo uma diversidade de
materiais, objetos,brinquedos e situações para que estes possam desenvolver
suas habilidades motoras, cognitivas,conhecendo o mundo que o cerca e se
relacionando com o mesmo.
“ Quanto menor a
criança mais ela precisa de adultos que interpretem o significado de seus
movimentos e expressões , auxiliando-a nas satisfações de suas necessidades. A
medida que a criança cresce, o desenvolvimento de novas capacidades,
possibilita que ela atue de maneira cada vez mais independente sobre o
mundo e sua volta, ganhando maior
autonomia em relação aos adultos.(RCNEI,1998p.18)”.
OBJETIVO GERAL: Demonstrar através das brincadeiras a
importância do movimento no desenvolvimento das crianças, seja cognitivo,
afetivo, emocional ou social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Brincar e
manusear diferentes objetos e materiais;
·
Interagir com
brinquedos e brincadeiras;
·
Brincar com
outras crianças, a fim de interagir e socializar-se;
·
Criar
situações para que desenvolvam suas habilidades motoras e cognitivas;
·
Manifestar
confiança no ambiente e nas pessoas da
instituição;
·
Criar
momentos de alegria através das brincadeiras.
CONTEÚDOS:
·
Eu e o outro ( identidade e autonomia)
·
Exploração do
espaço (identidade e autonomia)
·
Exploração de
diferentes materiais ( artes visuais)
·
Expressão
oral e corporal ( música)
·
Pegar
brinquedo dentro e fora (matemática)
·
Coordenação
motora (movimento)
·
Comunicação (linguagem)
METODOLOGIA:
·
Brincar com bolas;
distribuir bolinhas coloridas dentro da piscina para que explorem com o corpo.
Arremessar, jogar para o alto, encher e esvaziar recipientes brincando de chuva
de bolinhas. Brincar com bolas maiores, com movimentos de quicar e rolar
chamando a atenção das crianças. Com a bola maior colocar as crianças em cima
da bola e rolar bem devagar, como se estivesse os embalando.
·
Brincar com caixas;
levar caixas de papelão de diferentes tamanhos. Colocar a caixa na cabeça,
brincando de se esconder. Colocar as crianças dentro das caixas para brincarem
de carrinho, entrando e saindo de dentro delas, com a ajuda das professoras. Deixar
que as crianças manuseiem as caixas.
·
Brincar com colchões;
colocar colchões no chão, oportunizando um espaço para os bebês explorarem.
Incentivar as crianças a deitar, rolar de um lado para o outro, levantar os
pés, pernas e braços.
Construir uma
cabana com colchões proporcionando um espaço onde as crianças possam brincar
livremente.
·
Experiências com tecidos coloridos; montar cabanas com tecidos coloridos entre os berços para
que possam brincar livremente.
·
Montar um varal com lençóis ou cobertores no meio da sala para espiar o que há do outro
lado e observar a reação das crianças.
·
Roupas e acessórios;
levar para a sala roupas e acessórios como chapéus, bolsas e até sapatos para
brincar e perceber as reações das crianças.
·
Brincar com revistas e papel variados; manusear, rasgar e brincar fazendo chuva de papel, criando
assim uma bagunça divertida.
·
Espelho;
brincar em frente ao espelho nomeando partes do corpo (cantar a música “
cabeça, ombro, joelho e pé”).
·
Túnel ;
explorar o túnel para ver as reações das crianças, incentivar para que passem
dentro do túnel.
CRONOGRAMA: 15
dias
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita a partir de
observações durante as vivências na qual as crianças exploram o ambiente com ou sem a intervenção das
professoras. Á partir das observações será feito registros analisando o
desenvolvimento das crianças, mediante os objetivos propostos no projeto.
·
Brinca com
outras crianças de seu grupo e de outras salas;
·
Reconhece os
diferentes espaços utilizados por seu grupo;
·
Experimenta e
explora diferentes materiais;
·
Bate
palminhas, produz música utilizando as partes do corpo;
·
Imita sons,
palavras, balbucia;
·
Apresenta
primeiras noções espaciais em brincadeiras que solicitem ordens;
·
Demonstra
habilidade em ações que utilizam a coordenação motora fina e ampla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário