domingo, 24 de abril de 2016

PROJETO: BICHINHOS DO JARDIM


TURMA: JARDIM A
PROFESSORAS: LIANE E SUSANE 

Justificativa:
      O projeto “Bichinhos do Jardim” brotou da observação de algumas crianças da turma do jardim “A”, quando em meio de um passeio de reconhecimento dos espaços da escola do projeto adaptação, as crianças perceberam um grilo verde bem grande numa janela da escola. Paramos e conversamos sobre o grilo verde. Outro dia estávamos no parque interno da escola quando flagramos a mamãe sabiá tratando seus filhotes, num ninho bem acima de nós. Num dia seguinte fomos comer fruta no espaço livre, e descobrimos uma centopeia. Em meio as brincadeiras no parque perceberam a presença de mais alguns insetos na areia entre outros uma borboleta, formigas. A curiosidade ao ver um inseto voador (borrachudo) gerou interrogações nos pequenos, que passaram a perguntar por que ele voava e a centopeia não. Assim, sentimos a necessidade de realizar um trabalho que esclarecesse essas dúvidas e contribuísse para ampliar os conhecimentos dos educandos sobre os bichinhos do jardim. Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhocas, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
    Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.

Objetivo Geral:
Promover a observação, a análise e o estudo das características dos bichinhos, estimulando a curiosidade e a pesquisa.


Objetivos Específicos:
·        Conhecer e identificar os bichinhos do jardim e suas características, compreender como se adaptam ao meio em que vivem e desenvolver atitudes de preservação com o meio ambiente e com os animais;
·        Identificar o habitat de cada animal;
·        Definir a classe dos animais em estudo;
·        Trabalhar as motricidades fina e ampla e o senso crítico;
·        Desenvolver o gosto por vários tipos de textos, pela leitura e pela pesquisa;
·        Descrever características físicas dos animais;
·        Identificar a utilidade de alguns animais para os seres humanos;
·        Desenvolver o hábito da leitura e da pesquisa;
·        Desenvolver a oralidade e expressão corporal;
·        Trabalhar o raciocínio lógico, sequenciar, classificar elementos.

Conteúdos:
·        Dinâmicas, brincadeiras, musicalização, modelagens, oficinas de sucata, montagem de murais (artes visuais);
·        Montagem de livros, hora do conto, pesquisa, roda de conversas (linguagem);
·        Atividades físicas, passeios de estudo no jardim da escola (movimento);
·        Pesquisas, preservação do espaço ( identidade e autonomia);
·        Saúde e bem estar, higiene e alimentação (identidade e autonomia).

Metodologia:
·        Passeios de estudo;
·        Observação;
·        Hora do conto;
·        Musicalização e rodinha;
·        Artes com sucata;
·        Brincadeira com terra (minhoca);
·        Brincadeiras;
·        Pintura de desenhos relacionado a poesia trabalhada “Leilão de jardim”;
·        DVD da formiga e a cigarra;
·        Slides e fotos dos bichinhos;
·        Recortes e colagens, modelagens;
·        Exposição de trabalhos;
·        1º momento: Crianças na roda: conversar sobre o tema proposto. Incentivá-las a falar sobre suas experiências: quem tem jardim em casa ou na casa da vovó? Quem conhece os bichinhos que moram nos canteiros, debaixo das pedrinhas, no meio da terra?
·        Passear pelo quintal ou jardim da escola para observar os bichinhos. Procurá-los debaixo das pedras, nas árvores, dentro da terra e embaixo das folhas. Se for possível, realizar esta atividade com lupa. À medida que as crianças forem identificando os bichinhos, confirmar as hipóteses que foram levantadas por elas, desde o início do estudo.
·        2º momento: Refletir sobre as questões levantadas com o passeio. Oferecer diversos portadores de textos com o tema (jornais, livros, revistas, enciclopédia e outros) para buscar respostas para os questionamentos que já surgiram e pesquisar curiosidades e informações novas. Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?  Pedir que a partir deste momento, eles tragam de casa materiais referentes ao tema. Conhecer a vida de alguns bichos que vivem em jardim.
Trabalho com obras da literatura infantil, como as histórias “Tatu-bola”, “A Plantinha e o Caracol”, “A Minhoca Coca”, “A Lagarta e a Borboleta”, “A Cigarra e a Formiga” e outras relativas ao tema, além de poesias como “Minhoca”, de Maria da Graça Almeida “A Joaninha”, de Elias José e “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes; “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles.
·        3º momento: Jogos na rodinha:
Estou pensando num inseto. Ele é pequeno, pode ser de cor vermelha ou preta, sua moradia se chama formigueiro. Quem é ele?  Quem conhece e se lembra de insetos que têm asas?   Quem conhece a joaninha? Qual é a cor de suas pintinhas?    Quantas patas têm a barata? Ela é lisa ou áspera? Ela é seca ou molhada?   Realizar a mesma atividade com outros insetos já conhecidos pelas crianças.    
·        Confeccionar um jogo de memória e brincar com eles.
·        Assistir filme : vida de inseto e a cigarra e a formiga.
·        4º momento: Verificar a possibilidade de inserir a família neste estudo para que possam mandar para a sala de seu filho, insetos vivos para observá-los, descrevê-los e classificá-los segundo os critérios já descritos aqui. No final da atividade, serão devolvidos à natureza. Para cada tipo de inseto diferente que aparecer,  procurar saber: O que ele come? Quando dorme? Onde vive? Onde tem sua toca? Que outros bichos apareceram em suas casas que não puderam ser trazidos para a escola? Por quê?
·        Identificar imagens dos insetos desconhecidos em livros de história, em livros didáticos, em filmes, documentários. Levantar questões sobre eles, comparando-os com os outros já conhecidos.
·        Momento Filosófico, trabalhando a questão das diferenças, sentimento de rejeição e acolhimento a partir da obra “A Joaninha Diferente”, de Eunice Braido;
·        Construção de um minijardim, utilizando terra, pedras, mudas de plantas, água e alguns bichinhos, como tatu-bola, centopeia, minhocas, etc;
·        Preparo e degustação do Bolo Formigueiro, entre outras atividades que proporcionaram a aprendizagem significativa.
·        Estudo da metamorfose da borboleta
·        Música “borboletinha”
·        Vídeo: metamorfose da borboleta
·        5º momento: Portfólio.

Cronograma: 20 dias

Avaliação:
Feita de forma qualitativa, processual e contínua com observações sobre o interesse e envolvimento em atividades coletivas e individuais.
  •  Conhece e identifica os bichinhos do jardim e suas características;
  • Identifica o habitat de cada animal;
  • Demonstra habilidade nas motricidades fina e ampla e o senso crítico;
  • Desenvolveu o gosto por vários tipos de textos, pela leitura e pela pesquisa;
  • Descreve características físicas dos animais;
  •  Identifica a utilidade de alguns animais para os seres humanos;
  •   Demonstra oralidade e expressão corporal;    
  •   Demonstra raciocínio lógico para sequenciar e classificar elementos.

































2 comentários: