domingo, 24 de abril de 2016

PROJETO ADAPTAÇÃO: VOLTA AS AULAS


PROFESSORA JANAINE
TURMA PRÉ-ESCOLAR II A MATUTINO E VESPERTINO

PROBLEMA: Como adaptar-se no ambiente escolar?

JUSTIFICATIVA: Com o novo ano letivo que se começa dá-se início a readaptação dos alunos que já frequentavam a escola e também a adaptação de alunos novos. São muitas as novidades: professora, sala de aula, amigos. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá a esse período de tantos desejos.
Nesse sentido consideramos importantíssimo a parceria e a interação família/escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis e troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.

OBJETIVO GERAL: Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social, onde a criança possa manifestar seus desejos, vontade, necessidade e sentimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Conhecer o espaço educativo para adaptar-se ao ambiente;
·        Discutir e elaborar regras de convivência para aprender e relacionar-se na escola e na sociedade;
·        Explorar diferentes objetivos e materiais para expressar suas criatividades e fantasia;
·        Expressar suas necessidades e desejos, sentimentos e aprendizado para desenvolver a linguagem oral e escrita;
·        Identificar os papéis sociais existentes no contexto escolar para compreender a função de cada um;
·        Desenvolver a coordenação motora através de movimentos variados;
·        Desenvolver hábitos de respeito às regras para o melhor convívio no ambiente escolar;
·        Ampliar e compartilhar o repertório musical a fim de desenvolver a memória musical.

CONTEÚDOS
·        Identidade e autonomia: adaptação, regras de convivência, eu e o outro, convívio social, comunicação e expressão de desejos e sentimentos.
·        Corpo e movimento: coordenação motora ampla e fina.
·        Natureza e sociedade: família, escola, respeito às regras sociais e as pessoais.
·        Artes visuais: exploração de materiais, recorte, colagem, pintura, desenho, organização de materiais, cores.
·        Linguagem: apreciação da literatura infantil, conto, reconto e criação de histórias, traçados das letras, contato com a leitura e escrita.
·        Música: repertório de canções infantis.
·        Matemática: contagem oral.

METODOLOGIA
·        Apresentação da turma e da sala;
·        Manusear massinha;
·        Contação de histórias;
·        Dança da cadeira;
·        Recorte e colagem do alfabeto;
·        Quebra-cabeça;
·        Diversas músicas;
·        Atividades impressas;
·        Brincadeiras de roda;
·        Escrever o nome na frase e se desenhar;
·        Desenho: como foram as férias;
·        Pintura de desenho para a capa do caderno.

CRONOGRAMA: 22-02 a 11-03

AVALIAÇÃO
·        Vivenciou bem o processo de adaptação;
·        Demonstra cuidado com o material pessoal e coletivo e participa da organização do espaço físico da sala;
·        Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário