PROFESSORA JANAINE
TURMA PRÉ-ESCOLAR II A
MATUTINO E VESPERTINO
PROBLEMA: Como adaptar-se no ambiente escolar?
JUSTIFICATIVA: Com o novo ano letivo que
se começa dá-se início a readaptação dos alunos que já frequentavam a escola e
também a adaptação de alunos novos. São muitas as novidades: professora, sala
de aula, amigos. E para fazermos desse período o mais agradável possível,
pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente
acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho, sendo muito importante o
entendimento sobre o que é adaptação e como se dá a esse período de tantos
desejos.
Nesse sentido consideramos importantíssimo a parceria
e a interação família/escola para que haja a construção de laços saudáveis
favoráveis e troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo
ela o principal sujeito da adaptação.
OBJETIVO GERAL: Propiciar um ambiente
acolhedor e seguro para a criança possibilitando um pleno desenvolvimento
físico, emocional e social, onde a criança possa manifestar seus desejos,
vontade, necessidade e sentimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conhecer
o espaço educativo para adaptar-se ao ambiente;
·
Discutir
e elaborar regras de convivência para aprender e relacionar-se na escola e na
sociedade;
·
Explorar
diferentes objetivos e materiais para expressar suas criatividades e fantasia;
·
Expressar
suas necessidades e desejos, sentimentos e aprendizado para desenvolver a
linguagem oral e escrita;
·
Identificar
os papéis sociais existentes no contexto escolar para compreender a função de
cada um;
·
Desenvolver
a coordenação motora através de movimentos variados;
·
Desenvolver
hábitos de respeito às regras para o melhor convívio no ambiente escolar;
·
Ampliar
e compartilhar o repertório musical a fim de desenvolver a memória musical.
CONTEÚDOS
·
Identidade e autonomia: adaptação, regras de
convivência, eu e o outro, convívio social, comunicação e expressão de desejos
e sentimentos.
·
Corpo e movimento: coordenação motora ampla e
fina.
·
Natureza e sociedade: família, escola, respeito às
regras sociais e as pessoais.
·
Artes visuais: exploração de materiais,
recorte, colagem, pintura, desenho, organização de materiais, cores.
·
Linguagem: apreciação da literatura
infantil, conto, reconto e criação de histórias, traçados das letras, contato
com a leitura e escrita.
·
Música: repertório de canções
infantis.
·
Matemática: contagem oral.
METODOLOGIA
·
Apresentação
da turma e da sala;
·
Manusear
massinha;
·
Contação
de histórias;
·
Dança
da cadeira;
·
Recorte
e colagem do alfabeto;
·
Quebra-cabeça;
·
Diversas
músicas;
·
Atividades
impressas;
·
Brincadeiras
de roda;
·
Escrever
o nome na frase e se desenhar;
·
Desenho:
como foram as férias;
·
Pintura
de desenho para a capa do caderno.
CRONOGRAMA: 22-02 a 11-03
AVALIAÇÃO
·
Vivenciou
bem o processo de adaptação;
·
Demonstra
cuidado com o material pessoal e coletivo e participa da organização do espaço
físico da sala;
·
Produz
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo
de produção e criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário