terça-feira, 19 de abril de 2016

PROJETO: MEIO AMBIENTE


TÍTULO: BICHINHOS DO JARDIM
TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: LEIDIMARA, CARLA F E SIMONE

JUSTIFICATIVA:
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhocas, borboletas, centopeias e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o projeto “BICHINHOS DO JARDIM”, pois permite tanto valorizar o espaço do jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças à oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais. É de suma importância trabalhar desde cedo com nossas crianças sobre o cuidado e preservação do meio ambiente, para que, desta forma, cresçam adultos responsáveis com o ambiente em que vivem.

OBJETIVO GERAL:
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
® Perceber a importância dos animais do jardim para o meio ambiente;
® Observar pequenos animais do jardim, tais como, joaninha, formiga, grilo, entre outros;
® Sensibilizar a criança pequena para a importância do cuidado com o nosso ambiente;
® Desenvolver atitudes de respeito ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
® Observar imagens diversas a fim de identifica-las;
® Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
® Realizar diferentes movimentos gestuais, visando á produção de marcas gráficas;
® Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical.

CONTEÚDOS:
® Eu e o outro (Identidade e Autonomia)
® Valores (Identidade e Autonomia)
® Exploração de diferentes materiais (Artes Visuais)
® Produção de marcas Gráficas (Artes Visuais)
® Canto (Música)
® Seres Vivos (Natureza e Sociedade)
® Meio ambiente (Natureza e Sociedade)

METODOLOGIA:
® Realizar passeios nos jardins do CEI a fim de encontrar bichinhos que lá habitam;
® Mostrar em DVD imagens de animais do jardim, para que as crianças possam nomear (do seu modo) e identifica-los;
®Realizar trabalhos de arte como pinturas com as mãos e dedos para representar os bichinhos do jardim;
® Confeccionar uma centopeia com rolos de papel higiênico, onde cada criança pintará seu rolinho, para que possamos montar a centopeia;
® Fazer mural com as pinturas para expor no CEI;
® Cantar canções variadas de bichinhos, como: borboletinha, sapo, formiga...
® Realizar durante o projeto conversa com as crianças sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente;
® Manipular e brincar com os bichinhos de borracha do CEI;
®Contação de historias que trazem nos seus personagens bichinhos do jardim.
CRONOGRAMA: de 23 de abril á 31 de maio

AVALIAÇÃO:
® Compartilha objetos;
® Atende solicitação: pode, não pode...
® Experimenta e explora diferentes materiais;
® Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
®Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
® Memoriza canções, reproduzindo parte delas;
® Interage com seres vivos apresentados.


Podemos destacar que as crianças tiveram interesse em realizar o projeto. Demonstraram bastante disposição e interesse em procurar bichinhos no jardim do CEI, pulavam e corriam com satisfação. Quando encontramos um caracol no jardim sentimos a alegria que as crianças demonstraram em vê-lo e toca-lo.

Outro fator que se destaca no projeto é o fascínio em que as crianças demonstram em realizar as atividades com pintura, sempre que observam as professoras organizarem os materiais para a realização das atividades ficam todos ao redor pedindo para sentar na cadeira. Mesmo por se tratar ainda de bebês, podemos finalizar que os conhecimentos novos que ensinamos para eles, seja em conversas ou mostrando o bichinho e o cuidado para com ele, fará diferença quando elas adquirirem capacidades para que sozinhas reconheçam a importância do meio ambiente em sua vida. E isso, sem dúvidas é gratificante para nós professoras de crianças pequenas. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário