TÍTULO: BICHINHOS DO JARDIM
TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: LEIDIMARA, CARLA F E SIMONE
JUSTIFICATIVA:
Os jardins despertam a
atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de
plantas e povoado por formigas, minhocas, borboletas, centopeias e outros
bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
Para atender aos
interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos
propomos o projeto “BICHINHOS DO JARDIM”, pois permite tanto valorizar o espaço
do jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças à
oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio
ambiente e com os animais. É de suma importância trabalhar desde cedo com
nossas crianças sobre o cuidado e preservação do meio ambiente, para que, desta
forma, cresçam adultos responsáveis com o ambiente em que vivem.
OBJETIVO GERAL:
Explorar o ambiente,
descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas
características, cuidados básicos e valorização da vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
® Perceber a importância dos animais do
jardim para o meio ambiente;
® Observar pequenos animais do jardim,
tais como, joaninha, formiga, grilo, entre outros;
® Sensibilizar a criança pequena para a
importância do cuidado com o nosso ambiente;
® Desenvolver atitudes de respeito ajuda
e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
® Observar imagens diversas a fim de
identifica-las;
® Manipular diferentes objetos e
materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de
manuseio;
® Realizar diferentes movimentos
gestuais, visando á produção de marcas gráficas;
® Cantar e interpretar diversas músicas a
fim de desenvolver a memória musical.
CONTEÚDOS:
® Eu e o outro (Identidade e Autonomia)
® Valores (Identidade e Autonomia)
® Exploração de diferentes materiais
(Artes Visuais)
® Produção de marcas Gráficas (Artes
Visuais)
® Canto (Música)
® Seres Vivos (Natureza e Sociedade)
® Meio ambiente (Natureza e Sociedade)
METODOLOGIA:
® Realizar passeios nos jardins do CEI a
fim de encontrar bichinhos que lá habitam;
® Mostrar em DVD imagens de animais do
jardim, para que as crianças possam nomear (do seu modo) e identifica-los;
®Realizar trabalhos de arte como pinturas
com as mãos e dedos para representar os bichinhos do jardim;
® Confeccionar uma centopeia com rolos de
papel higiênico, onde cada criança pintará seu rolinho, para que possamos
montar a centopeia;
® Fazer mural com as
pinturas para expor no CEI;
® Cantar canções variadas de bichinhos,
como: borboletinha, sapo, formiga...
® Realizar durante o projeto conversa com
as crianças sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente;
® Manipular e brincar com os bichinhos de
borracha do CEI;
®Contação de historias que trazem nos
seus personagens bichinhos do jardim.
CRONOGRAMA: de 23 de abril á 31 de
maio
AVALIAÇÃO:
® Compartilha objetos;
® Atende solicitação: pode, não pode...
® Experimenta e explora diferentes
materiais;
® Explora com prazer materiais variados
de diferentes formas e texturas;
®Canta e realiza movimentos de
interpretação musical;
® Memoriza canções, reproduzindo parte
delas;
® Interage com seres vivos apresentados.
Podemos destacar que as
crianças tiveram interesse em realizar o projeto. Demonstraram bastante
disposição e interesse em procurar bichinhos no jardim do CEI, pulavam e
corriam com satisfação. Quando encontramos um caracol no jardim sentimos a
alegria que as crianças demonstraram em vê-lo e toca-lo.
Outro fator que se
destaca no projeto é o fascínio em que as crianças demonstram em realizar as
atividades com pintura, sempre que observam as professoras organizarem os
materiais para a realização das atividades ficam todos ao redor pedindo para
sentar na cadeira. Mesmo por se tratar ainda de bebês, podemos finalizar que os
conhecimentos novos que ensinamos para eles, seja em conversas ou mostrando o
bichinho e o cuidado para com ele, fará diferença quando elas adquirirem
capacidades para que sozinhas reconheçam a importância do meio ambiente em sua
vida. E isso, sem dúvidas é gratificante para nós professoras de crianças
pequenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário