TURMA:
Maternal II B
PROFESSORAS:
Aline, Tânia, Maiara.
JUSTIFICATIVA: É importante nesta fase proporcionar aos
alunos a visualização e exploração do universo das cores, ajudando assim a
criança a identificá-las. Desse modo trabalharemos as cores do arco-íris, um
dos mais fascinantes fenômenos da natureza que movimenta o imaginário das
crianças.
OBJETIVO
GERAL: Identificar o arco-íris e as cores que fazem
parte dele ampliando desta forma o conhecimento do mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Nomear as cores e formas.
·
Ampliar o vocabulário.
·
Ampliar o conhecimento do mundo
desenvolvendo percepções visuais.
·
Reconhecer a existência das vogais e
números.
·
Identificar cores primarias e
secundarias.
METODOLOGIA:
·
Roda de conversa sobre o tema;
·
Contação de histórias;
·
Musica e dança ( vídeo da musica
Aquarela de Toquinho e o Arco-íris da Xuxa);
·
Vídeo sobre a formação do arco-íris;
·
Massinha de modelar;
·
Pintura com guache, lápis, giz de cera e
canetinha;
·
Recorte e colagem;
·
Bolinhas de sabão (identificar o arco-íris);
·
Identificar a vogal A na palavra
“arco-íris”
·
Confeccionar um painel com as mãos das
crianças
CONTEUDOS:
Identidade e Autonomia:
·
Expressar suas necessidades
,desejos,pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para
desenvolver sua autonomia.
·
Brincar com as demais crianças do
grupo,a fim de interagir e socializar-se.
Artes Visuais:
·
Realizar modelagens com diferentes
materiais.
·
Manipular diferentes objetos e
materiais,explorando características, propriedades e possibilidades de
manuseio.
·
Utilizar diversas cores em suas
produções e fazer nomeação de algumas cores trabalhadas.
Música:
·
Participar de brincadeiras musicais.
·
Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos.
Linguagem:
·
Relatar experiências vividas.
·
Recontar histórias.
·
Estabelecer contato com a linguagem
escrita.
Natureza e sociedade:
·
Observar fenômenos da natureza.
·
Explorar o ambiente através da
brincadeira interagindo com os diferentes elementos da natureza.
Matemática:
·
Utilizar a contagem oral.
·
Comparação, classificação.
·
Formas geométricas.
·
Conhecer e interagir com os números.
·
Identificar quantidades.
Corpo e Movimento:
·
Brincar com diferentes situações de
movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.
AVALIAÇÃO:
Durante o projeto priorizou-se as brincadeiras
dentro e fora da sala, relembramos e priorizamos as cores e formas já estudadas
anteriormente. Fizemos misturas com as cores primárias para originar as cores
secundárias e com isso confeccionamos o “Livro das cores” que as crianças
gostaram bastante tanto pelo fato de trabalharem com tinta, quanto o fato de
observarem que o “livro” era obra deles.
Fizemos atividades diversas sobre o arco- Iris e
dessa forma as crianças puderam ter conhecimento que ele é formado por diversas
cores e que ele pode ser visto inclusive nas bolhas de sabão.
CRONOGRAMA: 16/03 a
27/03.
Nenhum comentário:
Postar um comentário