quinta-feira, 9 de abril de 2015

PROJETO ARCO – ÍRIS

TURMA: Maternal II B  
              

PROFESSORAS: Aline, Tânia, Maiara.

JUSTIFICATIVA:   É importante nesta fase proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores, ajudando assim a criança a identificá-las. Desse modo trabalharemos as cores do arco-íris, um dos mais fascinantes fenômenos da natureza que movimenta o imaginário das crianças.
OBJETIVO GERAL:  Identificar o arco-íris e as cores que fazem parte dele ampliando desta forma o conhecimento do mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Nomear  as cores e formas.
·         Ampliar o vocabulário.
·         Ampliar o conhecimento do mundo desenvolvendo percepções visuais.
·         Reconhecer a existência das vogais e números.
·         Identificar cores primarias e secundarias.

METODOLOGIA:

·         Roda de conversa sobre o tema;
·         Contação de histórias;
·         Musica e dança ( vídeo da musica Aquarela de Toquinho e o Arco-íris da Xuxa);
·         Vídeo sobre a formação do arco-íris;
·         Massinha de modelar;
·         Pintura com guache, lápis, giz de cera e canetinha;
·         Recorte e colagem;
·         Bolinhas de sabão (identificar o arco-íris);
·         Identificar a vogal A na palavra “arco-íris”
·         Confeccionar um painel com as mãos das crianças
 CONTEUDOS:
Identidade e Autonomia:

·         Expressar suas necessidades ,desejos,pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia.
·         Brincar com as demais crianças do grupo,a fim de interagir e socializar-se.
Artes Visuais:
·         Realizar modelagens com diferentes materiais.
·         Manipular diferentes objetos e materiais,explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.
·         Utilizar diversas cores em suas produções e fazer nomeação de algumas cores trabalhadas.

Música:

·         Participar de brincadeiras musicais.
·         Brincar com a música  a fim de explorar sons e ritmos.

Linguagem:

·         Relatar experiências vividas.
·         Recontar histórias.
·        Estabelecer contato com a linguagem escrita.

Natureza e sociedade:

·         Observar fenômenos da natureza.
·         Explorar o ambiente através da brincadeira interagindo com os diferentes elementos da natureza.

Matemática:

·         Utilizar a contagem oral.
·         Comparação, classificação.
·         Formas geométricas.
·         Conhecer e interagir com os números.
·         Identificar quantidades.

Corpo e Movimento:

 ·         Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades.

   AVALIAÇÃO:
         Durante o projeto priorizou-se as brincadeiras dentro e fora da sala, relembramos e priorizamos as                  cores e formas já estudadas anteriormente. Fizemos misturas com as cores primárias para originar as                cores secundárias e com isso confeccionamos o “Livro das cores” que as crianças gostaram                              bastante tanto pelo fato de trabalharem com tinta, quanto o fato de observarem que o “livro” era obra                deles.
   Fizemos atividades diversas sobre o arco- Iris e dessa forma as crianças puderam ter conhecimento que             ele é    formado por diversas cores e que ele pode ser visto inclusive nas bolhas de sabão.



CRONOGRAMA:   16/03  a 27/03.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário