Turma: Maternal II A
Professoras: Dolarice, Priscila,Tatiane.
PROBLEMÁTICA: Quem
sou eu neste mundo tão grande?
JUSTIFICATIVA:
Dando continuidade ao método de desenvolver projetos através da necessidade ou
curiosidade das crianças, é que iniciamos este projeto. Percebemos em nossa
turma a necessidade de aprender a desenvolver a autonomia de cada um e também
se perceber como um ser único. A criança nesta fase de dois anos esta em
constante aprendizagem o que é muito importante, é uma oportunidade para
ensinar aos mesmos a importância da autonomia.
“A educação é o ponto em que decidimos se amamos o
mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto,
salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse à renovação e a vinda dos
novos e dos jovens. A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas
crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus
próprios recursos, e tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de
empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso
com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum.” (ARENDT, 1972, p.
247).
A construção da
identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A
escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família,
favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a
respeito de si e dos outros.
Neste âmbito, este
projeto tem como objetivo, o conhecimento global do ser humano: conhecendo seu
corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está
presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o
ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, pré -
conceitos, características, valores de toda uma sociedade a qual ele está
inserido.
OBJETIVO GERAL:
Identificar e
conhecer a si mesmo, como também o próprio corpo, incentivando noções de
higiene e a autonomia, incentivando assim também o respeito por si mesmo como
pelo outro.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS:
·
Manifestar confiança no ambiente da instituição;
·
Interessar-se pelo cuidado com o corpo humano, executando
assim noções de higiene;
·
Expressar suas necessidades, desejos e anseios para
desenvolver sua autonomia;
·
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·
Desenvolver atitudes de respeito, valorização e cooperação;
·
Apropriar-se progressivamente de sua independência,
indicando o momento de suas necessidades fisiológicas;
·
Brincar com as demais crianças do grupo, respeitando as
regras de convivência;
·
Reconhecer as pessoas próximas de seu convívio;
·
Manipular diversos materiais, explorando suas
propriedades e possibilidades de manuseio;
·
Criar trabalhar de arte através da produção gráfica;
·
Brincar com a música a fim de explorar seu próprio corpo;
·
Utilizar a linguagem oral a fim de conversar, comunicar,
expressar seus desejos e anseios;
·
Identificar papeis sociais existentes em seu grupo de
convívio;
·
Demonstrar noções de agrupamento;
·
Brincar com diversas situações de movimento para
desenvolver melhor suas potencialidades;
CONTEÚDOS:
·
Adaptação, Cuidado com o corpo, Saúde e bem estar,
Comunicação oral e corporal, conhecimento de si, valores, uso do banheiro,
Socialização, Família, Regras, IDENTIDADE E AUTONOMIA;
·
Exploração de diferentes materiais, Fazer artístico,
Manipulação de materiais,
ARTES VISUAIS;
·
Brincadeiras musicais, produção de som com o corpo,
expressão oral e corporal,
MÚSICA;
·
Comunicação e expressão, LINGUAGEM;
·
Família, escola, regras sociais, NATUREZA E SOCIEDADE;
·
Formas geométrica, cores, grandezas e medidas,
comprimento, MATEMATICA;
·
Corpo humano, expressividade, sensações, brincadeiras que
envolvam movimento, CORPO E MOVIMENTO.
METODOLOGIA:
·
Autorretrato desenhado em folha de A4 em frente ao
espelho;
·
Atividade de medir a criança com um barbante, marcar a
altura de cada um, identificar com foto,
e utilizar o barbante num desenho geométrico em folha de A 4;
·
Foto da família, solicitar aos pais para a confecção de
um mural na sala;
·
Roda de conversa sobre o assunto família, e o uso do
banheiro;
·
Impressões digitais utilizar as mesmas como carimbo e
formar desenhos;
·
Ficha de pesquisa da origem do meu nome;
·
Atividade de exploração da cor dos olhos, cabelo e cor
preferida;
·
Boneca que faz xixi de verdade, explorar a mesma,
incentivando assim o uso do banheiro;
·
Histórias diversas que envolvam o EU o OUTRO, o mundo;
·
Músicas que envolvam nomes das crianças;
·
Bilhete informando aos pais o desenvolvimento do projeto,
principalmente por causa da parte do desfralde;
·
Banheiro incentivar as crianças sem pressão para usar o
banheiro, incentivar de forma passiva sem obrigar;
·
Caixa dos ursos pintar utilizando a tinta guache e o usar
o pincel;
·
Cartaz indicando as crianças que usam fraldas e aqueles
que ainda passam pelo processo de desfralde, incentivar aqueles que já usam o
banheiro através de estrelinhas;
·
Canções de roda;
·
Hora da maquiagem, pentear os cabelos, incentivando o
auto cuidado consigo mesmo;
·
Brincadeira: vamos caçar ursinhos, a brincadeira utiliza
várias partes do corpo;
·
Varal da rotina, para deixar exposto na sala;
·
Atividade em folha de A4, numerando a quantidade de
pessoas que morram na casa da criança;
CRONOGRAMA:
18/02 A 18/03
AVALIAÇÃO:
Um projeto
bastante diversificado, qual chamou bastante atenção das crianças. Todos se
envolveram muito bem em todas atividades e percebemos diariamente os resultados
das atividades de estimulação realizadas. A atividade qua mais chamou a atenção
das crianças, foi a boneca que fazia xixi de verdade, todos se encantaram com a
boneca, que é uma forma de estimulação para a fase do desfralde. Um projeto que
com certeza vai fazer a diferença na vida de nossos pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário