quarta-feira, 15 de abril de 2015

IDENTIDADE E AUTONOMIA, UM MUNDO AO MEU REDOR.

 Turma: Maternal II A  

Professoras: Dolarice, Priscila,Tatiane. 

PROBLEMÁTICA: Quem sou eu neste mundo tão grande?

JUSTIFICATIVA: Dando continuidade ao método de desenvolver projetos através da necessidade ou curiosidade das crianças, é que iniciamos este projeto. Percebemos em nossa turma a necessidade de aprender a desenvolver a autonomia de cada um e também se perceber como um ser único. A criança nesta fase de dois anos esta em constante aprendizagem o que é muito importante, é uma oportunidade para ensinar aos mesmos a importância da autonomia.

“A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse à renovação e a vinda dos novos e dos jovens. A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum.” (ARENDT, 1972, p. 247).

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
Neste âmbito, este projeto tem como objetivo, o conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, pré - conceitos, características, valores de toda uma sociedade a qual ele está inserido.

OBJETIVO GERAL:
Identificar e conhecer a si mesmo, como também o próprio corpo, incentivando noções de higiene e a autonomia, incentivando assim também o respeito por si mesmo como pelo outro.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Manifestar confiança no ambiente da instituição;
·         Interessar-se pelo cuidado com o corpo humano, executando assim noções de higiene;
·         Expressar suas necessidades, desejos e anseios para desenvolver sua autonomia;
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·         Desenvolver atitudes de respeito, valorização e  cooperação;
·         Apropriar-se progressivamente de sua independência, indicando o momento de suas necessidades fisiológicas;
·         Brincar com as demais crianças do grupo, respeitando as regras de convivência;
·         Reconhecer as pessoas próximas de seu convívio;
·         Manipular diversos materiais, explorando suas propriedades e possibilidades de manuseio;
·         Criar trabalhar de arte através da produção gráfica;
·         Brincar com a música a fim de explorar seu próprio corpo;
·         Utilizar a linguagem oral a fim de conversar, comunicar, expressar seus desejos e anseios;
·         Identificar papeis sociais existentes em seu grupo de convívio;
·         Demonstrar noções de agrupamento;
·         Brincar com diversas situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;

CONTEÚDOS:
·         Adaptação, Cuidado com o corpo, Saúde e bem estar, Comunicação oral e corporal, conhecimento de si, valores, uso do banheiro, Socialização, Família, Regras, IDENTIDADE E AUTONOMIA;
·         Exploração de diferentes materiais, Fazer artístico, Manipulação de materiais, 

ARTES VISUAIS;
·         Brincadeiras musicais, produção de som com o corpo, expressão oral e corporal, 

MÚSICA;
·         Comunicação e expressão, LINGUAGEM;
·         Família, escola, regras sociais, NATUREZA E SOCIEDADE;
·         Formas geométrica, cores, grandezas e medidas, comprimento, MATEMATICA;
·         Corpo humano, expressividade, sensações, brincadeiras que envolvam movimento, CORPO E MOVIMENTO.

METODOLOGIA:
·         Autorretrato desenhado em folha de A4 em frente ao espelho;
·         Atividade de medir a criança com um barbante, marcar a altura de cada um, identificar com foto,  e utilizar o barbante num desenho geométrico em folha de A 4;
·         Foto da família, solicitar aos pais para a confecção de um mural na sala;
·         Roda de conversa sobre o assunto família, e o uso do banheiro;
·         Impressões digitais utilizar as mesmas como carimbo e formar desenhos;
·         Ficha de pesquisa da origem do meu nome;
·         Atividade de exploração da cor dos olhos, cabelo e cor preferida;
·         Boneca que faz xixi de verdade, explorar a mesma, incentivando assim o uso do banheiro;
·         Histórias diversas que envolvam o EU o OUTRO, o mundo;
·         Músicas que envolvam nomes das crianças;
·         Bilhete informando aos pais o desenvolvimento do projeto, principalmente por causa da parte do desfralde;
·         Banheiro incentivar as crianças sem pressão para usar o banheiro, incentivar de forma passiva sem obrigar;
·         Caixa dos ursos pintar utilizando a tinta guache e o usar o pincel;
·         Cartaz indicando as crianças que usam fraldas e aqueles que ainda passam pelo processo de desfralde, incentivar aqueles que já usam o banheiro através de estrelinhas;
·         Canções de roda;
·         Hora da maquiagem, pentear os cabelos, incentivando o auto cuidado consigo mesmo;
·         Brincadeira: vamos caçar ursinhos, a brincadeira utiliza várias partes do corpo;
·         Varal da rotina, para deixar exposto na sala;
·         Atividade em folha de A4, numerando a quantidade de pessoas que morram na casa da criança;

CRONOGRAMA:
18/02 A 18/03

AVALIAÇÃO:


Um projeto bastante diversificado, qual chamou bastante atenção das crianças. Todos se envolveram muito bem em todas atividades e percebemos diariamente os resultados das atividades de estimulação realizadas. A atividade qua mais chamou a atenção das crianças, foi a boneca que fazia xixi de verdade, todos se encantaram com a boneca, que é uma forma de estimulação para a fase do desfralde. Um projeto que com certeza vai fazer a diferença na vida de nossos pequenos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário