sexta-feira, 17 de abril de 2015

MINHA ESCOLA É LEGAL...

TURMA:PRE I MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORAS: JANAINE SPÉZIA, JOSIANE KUBNICK

PROBLEMA: De que forma acolher as crianças proporcionando-lhes segurança e o desejo de frequentar a escola

JUSTIFICATIVA: O início do ano letivo normalmente gera expectativas diversas a respeito das ações que serão desenvolvidas. Na educação infantil estas expectativas, muitas vezes, vem acompanhadas de insegurança e sentimentos negativos em relação a permanência na escola, provenientes do apego e conforto do convívio familiar.
Sob esta perspectiva, a escola tem a responsabilidade de acolher as crianças de forma afetuosa, divertida, permitindo que sintam-se seguras, felizes e incentivadas a frequentar a escola através de atividades lúdicas e significativas.
Para que a criança perceba que o ambiente escolar é acolhedor precisa conhecê-lo e saber qual é a sua função.
Sendo assim, o projeto elaborado para ser desenvolvido no início do ano letivo será organizado através de atividades de adaptação, baseado no reconhecimento que deles fazem parte, nas regras de convívio, na rotina do grupo e na identidade pessoal.

OBJETIVO GERAL: Acolher as crianças proporcionando-lhes o desejo de frequentar a escola, usufruindo da sua função social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Conhecer o espaço educativo para adaptar-se ao ambiente;
·         Discutir e elaborar regras de convivência para aprender a relacionar-se na escola e na sociedade;
·         Explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia;
·         Expressar suas necessidades e desejos, sentimentos e aprendizado para desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Identificar os papeis sociais existentes no contexto escolar para compreender a função de cada um;
·         Desenvolver a coordenação motora ampla e fina através de movimentos variados;
·         Desenvolver hábitos de respeito às regras para o melhor convívio no ambiente escolar;
·         Ampliar e compartilhar o repertório musical a fim de desenvolver a memória musical;

CONTEÚDOS

Música: Repertório de canções infantis;
Matemática: Contagem oral;
Corpo e movimento: Coordenação motora ampla e fina;
Identidade e autonomia: Adaptação, regras de convivência, eu e o outro,
convívio social, comunicação e expressão de desejos e sentimentos;
Natureza e sociedade: Família e escola, respeito as regras sociais e as pessoais;
Artes visuais: Exploração de materiais, recorte, colagem, pintura, desenho, organização de materiais, cores;
Linguagem: Apreciação da literatura infantil, conto, reconto e criação de histórias, traçados de letras, apresentação do alfabeto;

METODOLOGIA:

·         Apresentação da turma e da sala;
·         Pintura do pooh para a capa do caderno;
·         Rasgar e fazer bolinha de papel para colar na letra inicial do nome;
·         Massinha;
·         Histórias;
·         Boas maneiras;
·         Pintar as boas maneiras referente a cor pedida;
·         Dança da cadeira;
·         Desenho livre com giz de cera e lápis de cor;
·         Cobrir pontilhados com canetinhas;
·         Confecção do sapo, história do “sapo curioso”;
·         Confecção da flor para o dia da mulher;
·         Recorte e colagem em revista;
·         Recorte e colagem de pedaços de eva;
·         Contorno da mão e traçados dos números de 1 até 5;
·         Quebra cabeça;
·         Jogo da memória;
·         Cartão para reunião com desenho livre;
·         Atividade higiene;
·         Músicas;

AVALIAÇÃO:

·         Vivenciou bem o processo de adaptação;
·         Demonstra cuidado com o material pessoal e coletivo e participa da organização do espaço físico da sala;
·         Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação;


CRONOGRAMA: 09-02 a 27-02











Nenhum comentário:

Postar um comentário