TURMA:PRE I MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORAS: JANAINE SPÉZIA, JOSIANE KUBNICK
PROBLEMA: De
que forma acolher as crianças proporcionando-lhes segurança e o desejo de
frequentar a escola
JUSTIFICATIVA: O início do ano letivo normalmente
gera expectativas diversas a respeito das ações que serão desenvolvidas. Na
educação infantil estas expectativas, muitas vezes, vem acompanhadas de
insegurança e sentimentos negativos em relação a permanência na escola,
provenientes do apego e conforto do convívio familiar.
Sob esta perspectiva, a escola tem a responsabilidade de
acolher as crianças de forma afetuosa, divertida, permitindo que sintam-se
seguras, felizes e incentivadas a frequentar a escola através de atividades
lúdicas e significativas.
Para que a criança perceba que o ambiente escolar é acolhedor
precisa conhecê-lo e saber qual é a sua função.
Sendo assim, o projeto elaborado para ser desenvolvido no início
do ano letivo será organizado através de atividades de adaptação, baseado no
reconhecimento que deles fazem parte, nas regras de convívio, na rotina do
grupo e na identidade pessoal.
OBJETIVO GERAL: Acolher as crianças
proporcionando-lhes o desejo de frequentar a escola, usufruindo da sua função
social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer
o espaço educativo para adaptar-se ao ambiente;
·
Discutir
e elaborar regras de convivência para aprender a relacionar-se na escola e na
sociedade;
·
Explorar
diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia;
·
Expressar
suas necessidades e desejos, sentimentos e aprendizado para desenvolver a linguagem
oral e escrita;
·
Identificar
os papeis sociais existentes no contexto escolar para compreender a função de
cada um;
·
Desenvolver
a coordenação motora ampla e fina através de movimentos variados;
·
Desenvolver
hábitos de respeito às regras para o melhor convívio no ambiente escolar;
·
Ampliar
e compartilhar o repertório musical a fim de desenvolver a memória musical;
CONTEÚDOS
Música: Repertório de canções infantis;
Matemática: Contagem oral;
Corpo e movimento: Coordenação motora ampla e fina;
Identidade e autonomia: Adaptação, regras de convivência, eu
e o outro,
convívio social, comunicação e expressão de desejos e
sentimentos;
Natureza e sociedade: Família e escola, respeito as regras
sociais e as pessoais;
Artes visuais: Exploração de materiais, recorte,
colagem, pintura, desenho, organização de materiais, cores;
Linguagem: Apreciação da literatura infantil,
conto, reconto e criação de histórias, traçados de letras, apresentação do
alfabeto;
METODOLOGIA:
·
Apresentação
da turma e da sala;
·
Pintura
do pooh para a capa do caderno;
·
Rasgar
e fazer bolinha de papel para colar na letra inicial do nome;
·
Massinha;
·
Histórias;
·
Boas
maneiras;
·
Pintar
as boas maneiras referente a cor pedida;
·
Dança
da cadeira;
·
Desenho
livre com giz de cera e lápis de cor;
·
Cobrir
pontilhados com canetinhas;
·
Confecção
do sapo, história do “sapo curioso”;
·
Confecção
da flor para o dia da mulher;
·
Recorte
e colagem em revista;
·
Recorte
e colagem de pedaços de eva;
·
Contorno
da mão e traçados dos números de 1 até 5;
·
Quebra
cabeça;
·
Jogo
da memória;
·
Cartão
para reunião com desenho livre;
·
Atividade
higiene;
·
Músicas;
AVALIAÇÃO:
·
Vivenciou
bem o processo de adaptação;
·
Demonstra
cuidado com o material pessoal e coletivo e participa da organização do espaço
físico da sala;
·
Produz
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo
de produção e criação;
CRONOGRAMA: 09-02 a 27-02
Nenhum comentário:
Postar um comentário