quarta-feira, 15 de abril de 2015

PROJETO: IDENTIDADE E AUTONOMIA

                          Turma maternal i b professoras                                               leidimara, janina, fernanda:

                                 TÍTULO: EU E OS OUTROS



PROBLEMA: Porque preciso socializar- me bem com as pessoas e coleguinhas que estão a minha volta?


JUSTIFICATIVA:
A construção da identidade se manifesta através das interações com o outro. Há momentos em que as crianças imitam o outro, sendo que em outras situações podemos perceber o que elas são.  A identidade é um conceito do qual faz parte, a ideia de distinção, de uma marca, de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguindo de todas as características físicas, modo de agir e de pensar e da história pessoal.
Desta forma, o projeto tem como objetivo alargar o universo das crianças, em vista da possibilidade de conviverem com outras crianças e com adultos de origens e hábitos diferentes, de aprender novas brincadeiras, de adquirir novos conhecimentos sobre a realidade na qual está inserida.
Na faixa etária na qual nossas crianças se encontram, o conhecer o outro, imitar, tocar e sentir estão bastante aflorada, no entanto, muitas vezes a maneira de sentir e estar com o outro, nem sempre é representada por carinho, muitas vezes as crianças brigam, se batem, se mordem, enfim, desta forma, com o projeto mostraremos para as crianças a importância do respeito e convivência com o outro.

OBJETIVO GERAL:
Aprender a conviver no mesmo espaço com outras pessoas, compreendendo que todos somos diferentes e agimos de maneira diferente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

è Promover a socialização;
è Compreender e favorecer que cada criança possui uma identidade;
è Favorecer o reconhecimento da própria imagem e do colega;
è Entender que cada criança tem suas características, maneiras diferentes de ser e de viver;
è Valorizar e respeitar a todos;
è Organizar momentos de fala e de escuta;
è Oportunizar diariamente interação entre crianças e professoras;  
è Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que ele produz.          

CONTEÚDOS:

- Eu e o outro (Identidade e Autonomia)
- Comunicação e Expressão: Oral e Corporal (Identidade e Autonomia)
- Valores (Identidade e Autonomia)
- Nome (Identidade e Autonomia)
- Canto (Música)
- Linguagem Musical (Música)
- Comunicação (Linguagem)
- Comunidade (Natureza e Sociedade)

METODOLOGIA:

- Roda de conversa;
- Dialogar com as crianças diariamente que somos diferentes e que todos temos a vez de brincar ou de pegar algum objeto, influenciando assim nas crianças o sentimento de solidariedade com o outro;
- Contação de histórias;
- Interação com outra turma;
- Expor fotos na sala com a identificação do nome;
- Expor na sala os combinados da turma de forma lúdica, de maneira mais simples onde as crianças possam entender;
- Músicas que tragam os nomes das crianças;
- Pedir uma foto da família para expor na sala;
- Pesquisa com a família pela escolha do nome para expor;
- Realizar atividades para expor as características de cada criança, como: altura, peso, cor dos olhos, do cabelo, etc;

AVALIAÇÃO:

- Identifica sua imagem no espelho ou em fotos;
- Socializa-se com outras crianças e adultos do CEI, que estão a sua volta;
- Manifesta sentimentos diante do outro;
- Participa das atividades e brincadeiras propostas;
- Reconhece pessoas do seu convívio;
- Reconhece seus colegas de sala e professoras;
- Brinca com outras crianças;
- Reconhece o ambiente;

CRONOGRAMA:
Meses de Março e Abril


AVALIAÇÃO: As crianças da turma do maternal I B já se conhecem e sabem identificar os coleguinhas como também às professoras. As crianças sabem interagir uma com as outras, no entanto, acontecem momentos de desavenças, e são nestas horas que intervimos explicando que todos temos sentimentos e devemos respeitar o outro. Durante a realização deste projeto todas as crianças da turma mesmo sendo pequenas, demonstraram interesse em participar das atividades propostas. Este tema é bastante complexo e podemos destacar que será preciso retomar algumas de suas ações durante o ano como nossas crianças. O projeto foi muito importante para que as crianças melhorassem ainda mais a socialização entre elas.














7 comentários: