TURMA: MATERNAL I A
PROFESSORAS: ADRIANA P. RANGHETTI; FRANCIELE WULF;
KÁTIA V. GUESSER
PROJETO: MINHA IDENTIDADE
PROBLEMA: De que
forma as crianças do maternal I A podem reconhecer-se e começar a descobrir
“Quem sou eu?” diante de seu dia a dia na creche?
JUSTIFICATIVA: A questão
da identidade é um conceito que vai fundo, trazendo a subjetividade da criança
a tona. O contexto de autonomia que está diretamente ligado à identidade, busca
a independência da criança dentro de seu dia a dia, contextualizado nas
vivências do grupo. De acordo com o Referencial Curricular para a Educação
Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: “é uma marca
de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as
características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal.”
Construir
a identidade implicar conhecer os próprios gostos e preferências e dominar
habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o
ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no
início da vida e segue até o fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos
sejam adquiridos ainda na creche.
O
cerne da construção da identidade está nas pessoas com as quais a criança
estabelece vínculos. A família é o primeiro canal de socialização. Em seguida,
e tão importante quanto, está a escola.
Na
faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade envolve ajudar os pequenos a
desenvolver o reconhecimento da própria imagem.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver
a identidade da criança, por meio das relações sociais, cognitivas e pessoais,
a fim de valorizar a origem de cada um, reconhecer-se e incorporar a rotina da
creche.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
*Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
*Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e
sentimentos;
*Reconhecer pessoas próximas de seu convívio;
*Manipular diferentes objetos e materiais explorando
características e possibilidades de manuseio;
*Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos
variados e a memória musical;
*Despertar o interesse pela literatura infantil;
*Utilizar a linguagem oral nas diversas situações de
interação com o grupo;
*Utilizar contagem oral em situações que se reconheça
a necessidade;
*Identificar papeis sociais existentes no seu grupo de
convívio;
*Movimentar o corpo para desenvolver capacidades
motoras;
*Desenvolver atitudes de interesse com o corpo a fim
de familiarizar-se com a imagem do corpo.
CONTEÚDOS:
*Identidade e
autonomia: Conhecimento de si; Comunicação e expressão e corporal; Família;
*Artes Visuais:
Exploração de diferentes materiais;
*Música:
Brincadeiras musicais; Canto;
*Linguagem:
Comunicação e expressão; Apreciação da literatura infantil;
*Matemática:
Contagem oral;
*Natureza e Sociedade:
Família; Escola;
*Movimento: Corpo
humano; Espontaneidade de movimentos.
*Instigar a
curiosidade das crianças para o assunto através de histórias;
*Enviar uma
entrevista para os pais conhecendo a visão dos pais sobre seus filhos e um
pouco de sua história;
*Realizar ilustração
do corpo de cada um em papel kraft em tamanho natural;
*Realizar comparação
dos tamanhos de cada um;
*Enviar estes
desenhos para casa com a seguinte tarefa: construir uma roupa para o desenho do
corpo de seu filho utilizando diferentes materiais como tecido, papeis
coloridos, jornal, etc;
*Desenho quem sou
eu? A criança desenhará sua própria imagem em folha de papel sulfite;
*Música eu sou
diferente de você (Xuxa);
*Árvore genealógica
da família: Tarefa para os pais preencherem em casa e ao voltar para o CEI as
crianças vão colar bolinhas de papel e raspas de lápis na árvore;
*DVD miss Spider,
Peppa que demostra uma família;
*Livro Minha
História: este livro será confeccionado com atividades que as crianças
desenvolverão no decorrer do projeto – pintura com guache das mãos e dos pés,
recorte e colagem, etc;
*Conversar com as
crianças que como em casa elas possuem uma família, aqui no CEI elas também
fazem parte de um grupo que é a nossa família do maternal I;
*Observação de
imagens de obra de arte a partir da obra A Família (Tarsila do Amaral) onde
faremos uma montagem com as fotos das crianças da turma a fim de fazer com que
elas se identifiquem na imagem;
*Histórias: A cama
da mamãe; Nada como o lar; Como gente grande; Eu o meu papai; As famílias do
mundinho; Com quem será que pareço; O homem que amava caixas; Um amor de
família; A casa;
*Massinha de
modelar;
*Pintura com guache;
*Procurar gravuras
em revistas identificando a imagem de pessoas;
*Caixa surpresa com
espelho: Dentro de uma caixa embrulhada para presente colocar um espelho,
deixar uma criança de cada vez abrir a caixa e se ver no espelho, observar sua
reação e se ela vai reconhecer sua imagem no espelho.
CRONOGRAMA: 08/03 a
27/03/2015 (Durante este projeto será desenvolvido tema sobre Páscoa).
AVALIAÇÃO:
*Reconhece sua imagem;
*Comunica ideias e sentimentos através de diferentes
linguagens;
*Reconhece pessoas de seu convívio;
*Experimenta e explora diferentes materiais;
*Participa de brincadeiras musicais;
*Memoriza canções, reproduzindo parte delas;
*Explora sons, texturas e imagens de livros;
*Amplia vocabulário;
*Realiza contagem oral;
*Reconhece papeis sociais existentes em seu grupo de
convívio;
*Demonstra espontaneidade em movimentar seu próprio
corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário