quinta-feira, 9 de abril de 2015

Projeto Minha Identidade -Maternal I A

TURMA: MATERNAL I A
PROFESSORAS: ADRIANA P. RANGHETTI; FRANCIELE WULF; KÁTIA V. GUESSER

PROJETO: MINHA IDENTIDADE

PROBLEMA: De que forma as crianças do maternal I A podem reconhecer-se e começar a descobrir “Quem sou eu?” diante de seu dia a dia na creche?

JUSTIFICATIVA: A questão da identidade é um conceito que vai fundo, trazendo a subjetividade da criança a tona. O contexto de autonomia que está diretamente ligado à identidade, busca a independência da criança dentro de seu dia a dia, contextualizado nas vivências do grupo. De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: “é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal.”
Construir a identidade implicar conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche.
O cerne da construção da identidade está nas pessoas com as quais a criança estabelece vínculos. A família é o primeiro canal de socialização. Em seguida, e tão importante quanto, está a escola.
Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver a identidade da criança, por meio das relações sociais, cognitivas e pessoais, a fim de valorizar a origem de cada um, reconhecer-se e incorporar a rotina da creche.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
*Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos;
*Reconhecer pessoas próximas de seu convívio;
*Manipular diferentes objetos e materiais explorando características e possibilidades de manuseio;
*Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados e a memória musical;
*Despertar o interesse pela literatura infantil;
*Utilizar a linguagem oral nas diversas situações de interação com o grupo;
*Utilizar contagem oral em situações que se reconheça a necessidade;
*Identificar papeis sociais existentes no seu grupo de convívio;
*Movimentar o corpo para desenvolver capacidades motoras;
*Desenvolver atitudes de interesse com o corpo a fim de familiarizar-se com a imagem do corpo.

CONTEÚDOS:
*Identidade e autonomia: Conhecimento de si; Comunicação e expressão e corporal; Família;
*Artes Visuais: Exploração de diferentes materiais;
*Música: Brincadeiras musicais; Canto;
*Linguagem: Comunicação e expressão; Apreciação da literatura infantil;
*Matemática: Contagem oral;
*Natureza e Sociedade: Família; Escola;
*Movimento: Corpo humano; Espontaneidade de movimentos.

METODOLOGIA:
*Instigar a curiosidade das crianças para o assunto através de histórias;
*Enviar uma entrevista para os pais conhecendo a visão dos pais sobre seus filhos e um pouco de sua história;
*Realizar ilustração do corpo de cada um em papel kraft em tamanho natural;
*Realizar comparação dos tamanhos de cada um;
*Enviar estes desenhos para casa com a seguinte tarefa: construir uma roupa para o desenho do corpo de seu filho utilizando diferentes materiais como tecido, papeis coloridos, jornal, etc;
*Desenho quem sou eu? A criança desenhará sua própria imagem em folha de papel sulfite;
*Música eu sou diferente de você (Xuxa);
*Árvore genealógica da família: Tarefa para os pais preencherem em casa e ao voltar para o CEI as crianças vão colar bolinhas de papel e raspas de lápis na árvore;
*DVD miss Spider, Peppa que demostra uma família;
*Livro Minha História: este livro será confeccionado com atividades que as crianças desenvolverão no decorrer do projeto – pintura com guache das mãos e dos pés, recorte e colagem, etc;
*Conversar com as crianças que como em casa elas possuem uma família, aqui no CEI elas também fazem parte de um grupo que é a nossa família do maternal I;
*Observação de imagens de obra de arte a partir da obra A Família (Tarsila do Amaral) onde faremos uma montagem com as fotos das crianças da turma a fim de fazer com que elas se identifiquem na imagem;
*Histórias: A cama da mamãe; Nada como o lar; Como gente grande; Eu o meu papai; As famílias do mundinho; Com quem será que pareço; O homem que amava caixas; Um amor de família; A casa;
*Massinha de modelar;
*Pintura com guache;
*Procurar gravuras em revistas identificando a imagem de pessoas;
*Caixa surpresa com espelho: Dentro de uma caixa embrulhada para presente colocar um espelho, deixar uma criança de cada vez abrir a caixa e se ver no espelho, observar sua reação e se ela vai reconhecer sua imagem no espelho.

CRONOGRAMA: 08/03 a 27/03/2015 (Durante este projeto será desenvolvido tema sobre Páscoa).

AVALIAÇÃO:
*Reconhece sua imagem;
*Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;
*Reconhece pessoas de seu convívio;
*Experimenta e explora diferentes materiais;
*Participa de brincadeiras musicais;
*Memoriza canções, reproduzindo parte delas;
*Explora sons, texturas e imagens de livros;
*Amplia vocabulário;
*Realiza contagem oral;
*Reconhece papeis sociais existentes em seu grupo de convívio;

*Demonstra espontaneidade em movimentar seu próprio corpo.














Nenhum comentário:

Postar um comentário