segunda-feira, 16 de março de 2015

PROJETO: Adaptação

TÍTULO: Retornando com alegria ao nosso CEI

PROFESSORAS: Joseane Casagrande,Maiara S.

TURMA: JARDIM B

PROBLEMA: Como fazer com que a criança se adapte de uma forma agradável às novas mudanças?
         
             JUSTIFICATIVA: Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústia medo e dúvidas em pais, crianças e professores. Não é só a criança que passa pelo processo de adaptação, os familiares que se separam dela também terão de se acostumar. A entrada da criança na escola, marca a passagem de um convívio familiar  em que ela é protegida de tudo e por todos. Para um ambiente onde encontra novas regras e uma nova rotina.  A criança precisará de tempo até se sentir parte desse novo ambiente, considerando esse momento muito importante e fundamental, desenvolvendo atividades que incluem o envolvimento da família. A criança precisa saber conhecer esse novo espaço por necessidade dos pais, também como a oportunidade de rever os amigos, conhecerem novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança das crianças.
       
OBJETIVO GERAL: Conhecer este novo espaço, familiarizando-se, com as pessoas que nele se encontram, constituindo vínculos e sentimentos de confiança para que possa estar expressando e demonstrando interesse.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Familiarizar a criança aos espaços do CEI e sua rotina;
*Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
*Construir laços de afetividade entre crianças e professoras;
*Elaborar oralmente e coletivamente regras de convivência;
*Situar-se e orientar-se nos espaços físicos do CEI;
*Aprender a ter autonomia com seus pertences;
Conteúdos:
*Conversar, dialogar, nomear pessoas em geral, cantar histórias (Linguagem oral);
*Apresentação de funcionários e coleguinhas (Natureza e sociedade);
* Pintura, desenho livre, modelagem, colagem ( Artes visuais);
*Dança (Movimento);
*Diferentes tipos de sons e músicas diversos estilos ( Música);

METODOLOGIA:
*Rodas de conversa;
* Confecção de lembrancinhas;
*Brincadeiras de roda;
*Passeios aos arredores do CEI;
* Atividades com massinha, pintura com guache e lápis de cor;
*Confecção de mural com fotos das crianças mostrando a sua adaptação;
*Músicas em geral e dança;
*Contação de histórias, rasgar, colar, folhear;
*Músicas cantadas variadas, envolvendo o nome das crianças;
*Jogos de quebra- cabeça;
*Brincadeiras livres em diversos espaços do CEI;

Cronograma:

Mês de fevereiro

Avaliação:

Durante o projeto adaptação realizamos  diversas atividades e brincadeiras onde as crianças interagiram entre si  e com as professoras, observamos cada criança de forma individual e coletiva conhecendo cada uma. A turma do jardim B adaptou-se bem a rotina, colegas e professoras, sendo assim avaliamos esse momento tão importante na vida de cada um, de maneira positiva.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário