TÍTULO: Retornando com alegria ao
nosso CEI
PROFESSORAS: Joseane Casagrande,Maiara S.
TURMA: JARDIM B
PROBLEMA: Como fazer com que a
criança se adapte de uma forma agradável às novas mudanças?
JUSTIFICATIVA: Os primeiros dias na
escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústia medo e dúvidas em
pais, crianças e professores. Não é só a criança que passa pelo processo de
adaptação, os familiares que se separam dela também terão de se acostumar. A
entrada da criança na escola, marca a passagem de um convívio familiar em que ela é protegida de tudo e por todos.
Para um ambiente onde encontra novas regras e uma nova rotina. A criança precisará de tempo até se sentir
parte desse novo ambiente, considerando esse momento muito importante e
fundamental, desenvolvendo atividades que incluem o envolvimento da família. A
criança precisa saber conhecer esse novo espaço por necessidade dos pais,
também como a oportunidade de rever os amigos, conhecerem novos colegas,
compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa
convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança das crianças.
OBJETIVO GERAL: Conhecer este novo
espaço, familiarizando-se, com as pessoas que nele se encontram, constituindo
vínculos e sentimentos de confiança para que possa estar expressando e
demonstrando interesse.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Familiarizar a criança aos
espaços do CEI e sua rotina;
*Propiciar um ambiente seguro
para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
*Construir laços de afetividade
entre crianças e professoras;
*Elaborar oralmente e
coletivamente regras de convivência;
*Situar-se e orientar-se nos
espaços físicos do CEI;
*Aprender a ter autonomia com
seus pertences;
Conteúdos:
*Conversar, dialogar, nomear
pessoas em geral, cantar histórias (Linguagem oral);
*Apresentação de funcionários e
coleguinhas (Natureza e sociedade);
* Pintura, desenho livre,
modelagem, colagem ( Artes visuais);
*Dança (Movimento);
*Diferentes tipos de sons e
músicas diversos estilos ( Música);
METODOLOGIA:
*Rodas de conversa;
* Confecção de lembrancinhas;
*Brincadeiras de roda;
*Passeios aos arredores do CEI;
* Atividades com massinha,
pintura com guache e lápis de cor;
*Confecção de mural com fotos das
crianças mostrando a sua adaptação;
*Músicas em geral e dança;
*Contação de histórias, rasgar,
colar, folhear;
*Músicas cantadas variadas,
envolvendo o nome das crianças;
*Jogos de quebra- cabeça;
*Brincadeiras livres em diversos
espaços do CEI;
Cronograma:
Mês de fevereiro
Avaliação:
Durante o projeto adaptação
realizamos diversas atividades e
brincadeiras onde as crianças interagiram entre si e com as professoras,
observamos cada criança de forma individual e coletiva conhecendo cada uma. A
turma do jardim B adaptou-se bem a rotina, colegas e professoras, sendo assim
avaliamos esse momento tão importante na vida de cada um, de maneira positiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário