Turma: Jardim A.
Professoras: Andréia Ione Abelino Safanelli e Alcinéia Cristina da Silva.
Problema: Como fazer da adaptação um momento tranquilo?
Justificativa: o período de adaptação é muito importante na
vida da criança, neste momento elas passam a vivenciar outras experiências,
conviver com pessoas e crianças diferentes.
Portanto
é necessário reconhecer as reações da criança como: choro ficar sem se alimentar,
agressividade, não se comunicar, regredir no seu comportamento. São atitudes
normais no período de adaptação, pois a criança esta passando por uma transição
junto a sua família.
Nós
educadores temos o papel importante de ambientá-las da melhor maneira e
inserir-las num contexto grupal que irá nortear suas vidas daqui pra frente. O
professor deve planejar atividades que estimulem o interesse da criança para
que se sinta segura e capaz de se socializar.
O
período de adaptação é um momento difícil para os pais e um novo passo a ser
dado pela criança que ingressa na escola, um ambiente novo, onde tudo será
novidade.
É um
período onde as crianças devem sentir-se amadas, respeitadas e carinhosamente
acolhidas pelo educando e todas as pessoas que fazem parte da escola, então
sentindo-se seguras e felizes, suas famílias poderão contribuir ainda mais com
esse período tão difícil para eles e
importante no desenvolvimento educacional de seu filho.
Objetivo Geral: proporcionar um ambiente que inicie o
processo de socialização de forma acolhedora, estimulando a autonomia e
promovendo o desenvolvimento integral da criança através da interação em um
ambiente rico em estímulos e com a própria família fortalecendo os laços
afetivos.
Objetivos Específicos:
·
Manifestar
confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;
·
Expressar
suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus
argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·
Desenvolver
atitudes relacionadas à alimentação a fim de aprender a comer sozinho e criar
bons hábitos alimentar;
·
Aprender
a conviver no espaço físico da instituição, identificando os locais favoráveis
à brincadeira, à descoberta e também os locais que trazem riscos;
·
Ampliar
o circulo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de
convivência;
·
Apropriar-se
progressivamente de sua independência, indicando o momento de suas necessidades
fisiológicas;
·
Brincar
com as demais crianças do grupo da instituição a fim de interagir e
socializar-se.
Conteúdos:
·
Identidade
e autonomia;
·
Higiene
e alimentação;
·
Movimentos;
·
Artes
visuais;
·
Musica;
Metodologia:
·
Apresentação
das professoras dos colegas de turma e o nome do CEI
·
Rodas de
conversas utilizando: livros com desenhos, CD´S, filmes, fantoches;
·
Rodas de
musicas com Cd´s, exploração do conhecimento de cada um cantando a musica que
conheça, também cantando musicas sem o aparelho de som;
·
Estimular
as crianças o uso correto dos banheiros e bebedouros;
·
Jogos de
encaixe;
·
Brincadeiras
com bolas e brinquedos diversos;
·
Socialização
com as demais turmas e funcionários do CEI;
·
Brincadeiras
na brita, gramado, areia, bosque, realizando a socialização entre as criança;
·
Rasgar,
cortar e colar imagens de revistas;
Cronograma: este projeto será realizado inicialmente no
mês de e fevereiro e quando for necessário na adaptação de novas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário