sexta-feira, 28 de novembro de 2014

TÍTULO: ANIMAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROBLEMA: COMO VOU CONHECER OS ANIMAIS QUE VIVEM AO MEU REDOR E OS QUE VIVEM DISTANTES?

JUSTIFICATIVA: A interação que faz parte da vida das crianças constitui-se em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas (RCNEI vol. 3)

OBJETIVO GERAL: Identificar animais domésticos e selvagens e conhecer um pouco de suas características (local onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

* Conhecer e preservar estes seres vivos fantásticos;
*Propiciar momentos com alguns deles (coelhos, cachorros, gato, pintinho...)
*Dar continuidade ao projeto cores e formas utilizando os animais como “base”;
*Utilizar o que estiver disponível dentro do tema, para falar sobre medidas e quantidades;
*Disponibilizar materiais alternativos (sucatas) para melhor visualizar tudo que é falado.
CONTEUDOS:

IDENTIDADE e AUTONOMIA

Eu e o outro, exploração do Espaço, direitos e deveres,

ARTES VISUAIS:

Exploração de diferentes materiais, fazer Artístico, observação e conversa sobre imagens e objetos;

NATUREZA e SOCIEDADE:

Seres Vivos, consciência ecológica,

MOVIMENTO:

Expressividade, canto, dança, equilíbrio, coordenação motora e fina, lateralidade, manipulação de materiais alternativo.

LINGUAGEM:

Ampliação do Vocabulário.

MATEMÁTICA:

Contagem oral e comparação
METODOLOGIA:

Roda de conversa,
Pintura com guache,lápis de cor, giz de cera, canetinha,
Confecção de animais com sucata
Contação de histórias sobre o tema,
Música, canções de roda,
Passeio e observação de animais dentro e fora do CEI;
Nomear e reconhecer os animais mostrados,
Fantoches, dedoches e teatrinhos.

CRONOGRAMA: 30 dias e no decorrer do ano fazendo uma ponte com outros temas.

AVALIAÇÃO:

Através dos passeios pelas redondezas do CEI foi possível encontrarmos cachorros, coelhos e pássaros em geral (desta forma todos puderam acaricia-los e interagir com seus movimentos), e dentro do CEI observamos o aquário e os vários peixes grandes e pequenos e muito coloridos. Como muitos não têm qualquer tipo de animal de estimação em casa puderam ter uma noção de como eles são realmente.
A princípio Laura não conseguia segurar os coelhinhos que lhe eram colocados em seu colo tampouco chegar próxima aos cachorros, porém depois de muita insistência ela os segurava naturalmente, os demais não se intimidaram e brincaram muitos com os dois cachorros que encontramos em uma residência próxima (um filhote e um adulto), estes pulavam e corriam de um lado para outro.
Em outra manhã fomos convidados a entrar na residência da senhora Roseli e como seu jardim tem várias estátuas de sapos, vacas, garças etc.. todos sentaram-se sobre a vaca e tiraram lindas fotos. Em sala trabalhamos muito com pratos de papelão e tinta guache, algodão, E.V.A etc.) e criamos carneiros, animais selvagens e domésticos.

O projeto foi bem bacana e proporcionou curiosidade, afetividade e relação com o meio, bem como, um pouco mais de conhecimento sobre medidas, quantidades e cores.















Nenhum comentário:

Postar um comentário