PROFESSORAS: ADRIANA S., DENISE, JANINA E MAIRA.
TÍTULO: ARTE ATTACK
JUSTIFICATIVA: Este
projeto tem o intuito de valorizar o papel das artes plásticas na Educação
Infantil, dar espaço para criá-lo, o manipular materiais concretos, expressar
sentimentos e ter contato com manifestações artísticas, onde as crianças irão
descobrir um universo amplo. Além de ampliarem sua percepção de mundo, irão desenvolver
os sentidos e exercitar suas habilidades motoras.
OBJETIVO
GERAL: Interessar-se pelas próprias produções, pelas das outras
crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entra em contato,
ampliando seu conhecimento de mundo e de cultura.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Ampliar o conhecimento de mundo, da linguagem
do desenho, da construção, do recorte, colagem, pintura e modelagem;
·
Manipular diversos materiais gráficos e
plásticos sobre diferentes superfícies, ampliando suas possibilidades de
criação;
·
Reconhecer as cores e formas geométricas;
·
Explorar as possibilidades de transformação e
manipulação dos materiais (formas, cores e texturas).
CONTEÚDOS:
·
IDENTIDADE E AUTONOMIA: comunicação oral e
corporal.
·
ARTES VISUAIS: exploração de diferentes
materiais, fazer artístico, leitura e releitura de obras de arte, elementos
constituintes da linguagem visual: cor, linha, forma, textura.
·
MÚSICA: canto e expressão corporal.
·
LINGUAGEM: comunicação.
·
MOVIMENTO: coordenação motora fina e ampla,
expressividade, sensações.
·
MATEMÁTICA: contagem oral, formas geométricas.
METODOLOGIA:
·
Pintura com luva;
·
Colagem de tecidos;
·
Colagem areia colorida;
·
Desenho cego na lixa;
·
Desenho livre;
·
Pintura sobre massa corrida;
·
Pintura com esponja;
·
Escultura cm argila;
·
Pintura com vela e tinta guache;
·
Releitura das obras: Pablo Picasso (jovem
adormecida), Vincent Van Gogh (Doze girassóis), Alfredo Volpi (As bandeirinhas)
Romero Brito (Flor amarela);
·
Desenho e pintura no azulejo;
·
Confecção de um boneco com balão e jornal;
·
Colagem de grãos;
·
Desenho autorretrato;
·
Confecção de uma caverna (história do
desenho) e desenho com carvão;
·
Pintura com tinta guache no papel craft com o
corpo (mãos, pés, etc);
·
Contação A história do redondo;
·
Pintura A mágica das cores: pingos de tinta
no papel sulfite e dobrar a folha ao meio;
·
Carimbo com maçã, banana, batata e outros
objetos;
·
Pintura com álcool e cotonete no papel
laminado;
·
Pintura com bolinhas de gude.
CRONOGRAMA:
Dois
meses.
AVALIAÇÃO:
·
Expressa sua opinião sobre as imagens vistas;
·
Agrada-lhe ver o que produziu;
·
Demonstra preocupação com a estética
realizando as propostas com atenção e interesse;
·
Reconhece cores;
·
Reconhece formas geométricas;
·
Demonstra avanço no processo de rabiscarão
(formas e construção corporal);
·
Explora as possibilidades de transformação e
manipulação dos materiais.
Através deste projeto as crianças do M II B tiveram a
oportunidade de ampliar o seu conhecimento sobre as Artes Visuais, conhecer
sobre obras de alguns artistas e realizar suas próprias produções de arte. A cada proposta as crianças demonstraram mais
interesse, atenção e empolgação principalmente as que envolveram pintura.
Aprenderam a apreciar as suas produções e as dos colegas demonstrando satisfação
ao verem os trabalhos prontos dizendo: “Pró olha o que eu fiz”, “O meu ficou
bonito?” também mostrando aos pais e demonstrando alegria ao serem elogiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário