Turma:MATERNAL II A
Professoras:Andreia Safanelli,Anderia Jaguello,Maiara Berci,Debora Bruscato.
JUSTIFICATIVA:
O projeto anual
a ser desenvolvido, surgiu do interesse da turma pelos animais e pelos relatos
de experiências de algumas crianças que tiveram a oportunidade de frequentar
sítios e fazendas de seus familiares, bem como muitos possuem estes animais em
casa. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por
estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e
brinquedos. Possuem também um importante caráter de identificação de suas
vivências pessoais e sociais. O tema do projeto desperta o interesse natural
das crianças desta faixa etária que em geral, contam com várias informações
relativas a ele.
Neste projeto buscaremos as respostas
para as perguntas que surgiram: "Como eles comem? Onde eles vivem? Porque
eles são diferentes
OBJETIVO GERAL: Proporcionar um
contato entre as crianças e os animais,
fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais
características.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
· Conhecer
os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua
alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
· Comparar
diversos tipos de animais através da observação;
· Incentivar
o respeito a natureza e a familiarizar-se com os animais da fazenda conhecendo
suas características, onde vivem e para que servem;
· Desenvolver
atitudes de respeito, ajuda e colaboração valorizando ações de cooperação e
solidariedade;
· Brincar
com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e
socializar-se;
· Manipular
diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
· Criar
trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de
comunicar-se e expressar-se com o mundo;
· Apreciar
e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover
o respeito às obras;
· Observar
imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
· Explorar
diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na
dança;
· Cantar
e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memoria musical;
· Explorar
as diversidades sonoras (sons de animais);
· Estabelecer
comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto
ou com outras crianças;
· Conhecer
diferentes gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções)
a fim de desenvolver a linguagem oral;
· Escolher
livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o
interesse pela literatura infantil;
· Explorar
o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer
suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
· Desenvolver
atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
· Refletir
sobre as características individuais de cada animal;
· Conhecer
diferentes cores;
· Identificar
diferentes texturas;
· Movimentar-se
de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.
CONTEÚDOS
· Eu
e o outro; (identidade e autonomia)
· Comunicação
e expressão, oral, corporal e escrita; (identidade e autonomia)
· Exploração
de diferentes materiais; (artes visuais)
· Observação
e conversação sobre imagens e objetos; (artes visuais)
· Interpretação
e dramatização musical; (música)
· Canto;
(música)
· Linguagem:
oral, escrita, corporal; (linguagem)
· Comunicação;
(linguagem)
· Gêneros
textuais; (linguagem)
METODOLOGIA
· Roda
de conversas sobre cada animal a ser estudado;
· Aula
Passeio;
· Colagens;
· Atividades
com materiais de sucata;
· Pintura
com guache;
· Musicas
relacionada ao tema;
· Histórias
relacionada ao tema;
· DVD´s relacionado
ao tema;
· Dobraduras;
· Pesquisa feita pelos
pais trazendo curiosidades sobre os animais;
· Desenvolver
atividades lúdicas;
· Desenhar
pintar e modelar livremente ;
· Fazer
pintura coletiva individual com as mãos, pincéis...;
· Elaborar
cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
AVALIAÇÃO
· Explora
com prazer materiais variados;
· Identifica
imagens;
· Fala
sobre as imagens que vê;
· Brinca
com formas e cores;
· Reconhece
cores;
· Rabisca;
· Demonstra
prazer em ouvir sons;
· Canta
e realiza movimentos de expressão musical;
· Reconhece,
produz e imita sons diferenciados;
· Memoriza
canções reproduzindo parte delas;
· Responde
as perguntas dirigidas;
· Presta
atenção ao ouvir alguém falando;
· Reconhece
imagens e expressa este conhecimento;
· Respeita
regras de convívio social fazendo uso de palavras como: desculpa, por favor,
com licença, obrigado;
· Relata
fatos e experiências;
· Explora
sons, texturas e imagens dos livros;
· Interage
com seres vivos apresentados;
· Identifica
fenômenos da natureza (chuva, sol, vento, noite, dia...);
· Demonstra
interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive;
· Nomeia
e reconhece alguns animais e plantas;
· Brinca
de contar;
· Demonstra
noções de comparativos;
· Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
· Demonstra
habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
· Manifesta
interesse em superar seus limites;
· Explora
os diferentes espaços oferecidos pela instituição;
· Identifica
sua própria imagem em outros meios (espelho, foto, vídeo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário