TURMA:MATERNAL MISTO
PROFESSORAS:JOSIANE CASAGRANDE,PRISCILA GUZAK ,JORDANA DECKER.
Problema: Quais as cores que tem aqui e qual a melhor forma de
identificar as cores e formas?
Justificativa: As cores fazem parte do nosso dia-a dia e são
impregnadas de simbologia e significados. Na natureza elas estão em toda parte
inspirando o homem a fazer sua aplicação nas artes, moda etc. As crianças
pequenas são sempre atraídas por objetos coloridos bem como objetos de várias
formas. A faixa etária do Maternal Misto é marcada pelas experiências
sensoriais por isso é importante trabalhar cores e formas com as crianças,
oportunizando assim momentos significativos de aprendizagem através do lúdico
explorando e propiciando o contato de diferentes materiais existentes na sala e
nos outros ambientes do CEI é fundamental para que as crianças tenham momentos
agradáveis que resultarão em aprendizagem significativa.
Objetivo Geral: Propiciar a criança à visualização, explorando,
contato e manuseio de diversos materiais objetos que compõem o universo das
cores e das formas, possibilitando a criança identifica-las.
Objetivos Específicos:
. Propiciar o contato de diversos
tipos de materiais coloridos;
.Possibilitar o reconhecimento
das formas geométricas;
.Ampliar o conhecimento das cores
utilizando a música para nomeá-las;
. Possibilitar a brincadeira com
as cores a fim de expressar seu potencial criativo;
.Explorar o ambiente para
descobrir, reconhecer e diferenciar as cores;
.Explorar o seu conhecimento
prévio sobre as cores;
.Utilizar a contagem oral em
brincadeiras ou situações nas quais reconheça sua necessidade;
Conteúdos:
.Comunicação e expressão: oral
corporal, escrita, exploração do espaço (Identidade e autonomia);
. Sensações, expressividade
(Corpo e movimento);
.Meio ambiente (Natureza e
sociedade);
.Fazer artístico (Artes visuais);
. Música (Expressão oral e
corporal, canto);
. Comunicação, linguagem: oral,
escrita, corporal (Linguagem );
. Formas geométricas, contagem
oral (Matemática);
Metodologia:
.Pintar folhas brancas com lápis
de cor e giz de cera;
.Manipular objetos coloridos,
como brinquedos e jogos de montar, instigando as crianças a responder a cor do brinquedo ou peça de
montar correspondente;
.Fotografar as crianças para
montar um painel com as forma geométricas;
.Levar as crianças às
dependências da instituição, conversando e mostrando para eles que ali existem
várias cores e que as cores estão presentes no nosso dia-a-dia;
.Com o auxilio da professora identificar as cores existentes em sala de
aula;
.Organizar as crianças em rodinha
de forma que todas possam olhar-se e interagir e conversar sobre as cores;
. Folhear revistas e observar o
que mais lhes chama a atenção;
.Confeccionar mural com figuras
geométricas e fixar na sala;
.Brincar com massinha de modelar
nomeando as cores e pedindo para que façam as formas geométricas;
.Confeccionar um arco íris com as
crianças;
.Confeccionar um palhaço de
formas geométricas;
.Espalhar objetos coloridos pela
sala e pedir para que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a
cor;
. Brincar de bolinhas de sabão e
enfatizar o seu colorido;
.Colar no chão um quadrado ou
círculo vermelho, um amarelo e azul.Ir brincando: meninas dentro do quadrado
azul e meninos no quadrado vermelho;
.Fazer uma salada de frutas junto
com as crianças e usar as cores trabalhadas;
.Fazer um papagaio com os pés das
crianças trabalhando a cor vermelha;
.Fazer uma centopeia com o
carimbo das mãos trabalhando a cor verde
e amarelo;
Cronograma: Meses de julho e
agosto.
Avaliação:
Durante o desenvolvimento desse
projeto observamos nas crianças o interesse e a curiosidade pelas cores que
cercam o nosso dia a dia, onde as mesmas faziam associação das cores com
objetos pessoais, brinquedos e com a própria natureza. Realizamos diversas
atividades para despertar nas crianças o interesse pelas cores e formas.
Podemos avaliar de maneira
positiva, pois as mesmas demonstram ainda hoje que reconhece as cores, onde nós
professoras procuramos no dia a dia instiga-las a não se esquecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário