quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Projeto: Cores e Formas

TURMA:MATERNAL MISTO     

PROFESSORAS:JOSIANE CASAGRANDE,PRISCILA GUZAK ,JORDANA DECKER.

Problema: Quais as cores que tem aqui e qual a melhor forma de identificar as cores e formas?

Justificativa: As cores fazem parte do nosso dia-a dia e são impregnadas de simbologia e significados. Na natureza elas estão em toda parte inspirando o homem a fazer sua aplicação nas artes, moda etc. As crianças pequenas são sempre atraídas por objetos coloridos bem como objetos de várias formas. A faixa etária do Maternal Misto é marcada pelas experiências sensoriais por isso é importante trabalhar cores e formas com as crianças, oportunizando assim momentos significativos de aprendizagem através do lúdico explorando e propiciando o contato de diferentes materiais existentes na sala e nos outros ambientes do CEI é fundamental para que as crianças tenham momentos agradáveis que resultarão em aprendizagem significativa.

Objetivo Geral: Propiciar a criança à visualização, explorando, contato e manuseio de diversos materiais objetos que compõem o universo das cores e das formas, possibilitando a criança identifica-las.

Objetivos Específicos:

. Propiciar o contato de diversos tipos de materiais coloridos;
.Possibilitar o reconhecimento das formas geométricas;
.Ampliar o conhecimento das cores utilizando a música para nomeá-las;
. Possibilitar a brincadeira com as cores a fim de expressar seu potencial criativo;
.Explorar o ambiente para descobrir, reconhecer e diferenciar as cores;
.Explorar o seu conhecimento prévio sobre as cores;
.Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais reconheça sua necessidade;

Conteúdos:

.Comunicação e expressão: oral corporal, escrita, exploração do espaço (Identidade e autonomia);
. Sensações, expressividade (Corpo e movimento);
.Meio ambiente (Natureza e sociedade);
.Fazer artístico (Artes visuais);
. Música (Expressão oral e corporal, canto);
. Comunicação, linguagem: oral, escrita, corporal (Linguagem );
. Formas geométricas, contagem oral (Matemática);

Metodologia:

.Pintar folhas brancas com lápis de cor e giz de cera;
.Manipular objetos coloridos, como brinquedos e jogos de montar, instigando as crianças a  responder a cor do brinquedo ou peça de montar correspondente;
.Fotografar as crianças para montar um painel com as forma geométricas;
.Levar as crianças às dependências da instituição, conversando e mostrando para eles que ali existem várias cores e que as cores estão presentes no nosso dia-a-dia;
.Com o auxilio da professora  identificar as cores existentes em sala de aula;
.Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir e conversar sobre as cores;
. Folhear revistas e observar o que mais  lhes chama a atenção;
.Confeccionar mural com figuras geométricas e fixar na sala;
.Brincar com massinha de modelar nomeando as cores e pedindo para que façam as formas geométricas;
.Confeccionar um arco íris com as crianças;
.Confeccionar um palhaço de formas geométricas;
.Espalhar objetos coloridos pela sala e pedir para que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor;
. Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o seu colorido;
.Colar no chão um quadrado ou círculo vermelho, um amarelo e azul.Ir brincando: meninas dentro do quadrado azul e meninos no quadrado vermelho;
.Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas;
.Fazer um papagaio com os pés das crianças trabalhando a cor vermelha;
.Fazer uma centopeia com o carimbo  das mãos trabalhando a cor verde e amarelo;
Cronograma: Meses de julho e agosto.

Avaliação: 

Durante o desenvolvimento desse projeto observamos nas crianças o interesse e a curiosidade pelas cores que cercam o nosso dia a dia, onde as mesmas faziam associação das cores com objetos pessoais, brinquedos e com a própria natureza. Realizamos diversas atividades para despertar nas crianças o interesse pelas cores e formas.
Podemos avaliar de maneira positiva, pois as mesmas demonstram ainda hoje que reconhece as cores, onde nós professoras procuramos no dia a dia instiga-las a não se esquecer.














Nenhum comentário:

Postar um comentário