PROFESSORAS:TATIANE,ANDREIA DERETTI, DILVA, KATIA.
JUSTIFICATIVA:
Pensando pelo lado do desenvolvimento das
crianças, percebemos grandes avanços na parte físico motora das mesmas, agora
neste período boa parte da sala esta descobrindo o movimento de se arrastar de
bruços, que é o primeiro passo para engatinhar e enfim andar. Por este motivo
desenvolveremos um projeto que almeje diretamente este movimento, estimulando o
mesmo e fazendo assim as crianças cada vez mais descobrirem o movimento de se
arrastar de bruços para mais adiante poder engatinhar e andar. Igual as borboletas
também passamos por intensas metamorfoses pela vida, na infância,
principalmente os bebes, sofrem grandes transformações positivas para o seu
desenvolvimento.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar para nossas crianças momentos
de estimulação para o desenvolvimento físico motor;
PROCEDIMENTOS:
·
Bola
gigante, utilizar a mesma para diversas atividades que envolvam estimulação;
·
Objetos
que chamem bastante a atenção das crianças colocados a uma certa distância dos
mesmos para alcançarem o objeto curioso;
·
Túnel
de colchonete, estimular os mesmos a passarem pelo túnel, despertando a
curiosidade entorno da brincadeira;
·
Borboleta
confeccionada com as mãozinhas das crianças;
·
Móbile
baixo confeccionado com bambolê;
·
Borboleta
de verdade para a observação das crianças;
·
Músicas
cantadas e gesticuladas envolvendo borboletas;
·
Almofadas
amontoadas para estimular o movimento de subir nelas;
·
História
que envolvam borboletas e lagartas.
”Não corra atrás das
borboletas; plante uma flor em seu jardim e todas as borboletas virão até ela.”
AVALIAÇÃO FINAL:
Acreditamos que o
potencial das crianças vem se desenvolvendo dia a dia através da estimulação
cotidiana que vem se estabelecendo na vida das crianças. Foi um projeto que de
inicio de mostrou bastante popular para as crianças, por via que a estimulação
acontece diariamente, mais com um diferencial neste projeto: a utilização de
materiais que proporcionam a estimulação de maneira divertida e estimuladora.
Muitas crianças que se depararam com determinados materiais demonstraram receio
de participar da brincadeira, como o túnel que foi proporcionou bastante
curiosidade e ao mesmo tempo os encorajou para passar no mesmo. As crianças que
ainda não engatinhavam realizamos atividades de rolar por cima do túnel.
Todas como esta
atividade proporcinou a cada criança um pouco de avanços em seu
desenvolvimento, assim este mesmo projeto continua se inserindo no dia a dia
das crianças através de atividades de estimulação que são corriqueiras da
rotina de um berçário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário