TURMA:PRÉ I MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA:GABRIELE
PROBLEMA: De que forma fazer com que as crianças aprendam
letras e números brincando?
JUSTIFICATIVA: É através das
crianças que se perpetuam as brincadeiras e também é através das brincadeiras
que os alunos adquirem conhecimento. Por tanto resgatar brincadeiras antigas é
uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de
promover uma interação com outras gerações.
OBJETIVO GERAL: Aprofundar o conhecimento de letras e números
através das brincadeiras antigas.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
-Propiciar com as brincadeiras momentos de conhecimento;
-Conhecer brincadeiras antigas;
-Resgatar jogos, canções, danças de roda e brincadeira de
antigamente.
CONTEÚDOS:
-Valores (identidade e Autonomia);
-linguagem oral, escrita e corporal (linguagem);
-Raciocínio-lógico e contagem oral e escrita (Matemática);
-Tradições e diversidades socioculturais (Natureza e
sociedade).
METODOLOGIAS:
-Contar a história da brincadeira;
-Resgate de brincadeiras com pais e avós;
-Dança da cadeira com vogais;
-letras em EVA formando nomes e vogais;
-bingo de letras e números;
-Amarelinha;
-Boliche;
-Jogo da memória com alfabeto e números;
-Caça ao tesouro;
-brincadeira da forca;
-Tapete das vogais;
-Caracol;
-Coelho fora da toca;
-Escrita de números e letras em pratos com arroz;
-Atividades xerocadas.
CRONOGRAMA: 20/10/2014 à 14/11/2014
AVALIAÇÃO:
-Participa de atividades que envolvem brincadeiras, jogos e
canções;
-Diferencia letras de números;
-Demonstra capacidade de memorização;
-Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas
quais reconheça sua necessidade;
-participa das diferentes tradições culturais (brincadeiras
antigas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário