quinta-feira, 27 de novembro de 2014

1,2,3 e A,B,C Brincando

TURMA:PRÉ I MATUTINO E VESPERTINO

PROFESSORA:GABRIELE 

PROBLEMA: De que forma fazer com que as crianças aprendam letras e números brincando?

JUSTIFICATIVA: É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras e também é através das brincadeiras que os alunos adquirem conhecimento. Por tanto resgatar brincadeiras antigas é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações.

OBJETIVO GERAL: Aprofundar o conhecimento de letras e números através das brincadeiras antigas.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:

-Propiciar com as brincadeiras momentos de conhecimento;
-Conhecer brincadeiras antigas;
-Resgatar jogos, canções, danças de roda e brincadeira de antigamente.

CONTEÚDOS:

-Valores (identidade e Autonomia);
-linguagem oral, escrita e corporal (linguagem);
-Raciocínio-lógico e contagem oral e escrita (Matemática);
-Tradições e diversidades socioculturais (Natureza e sociedade).

METODOLOGIAS:

-Contar a história da brincadeira;
-Resgate de brincadeiras com pais e avós;
-Dança da cadeira com vogais;
-letras em EVA formando nomes e vogais;
-bingo de letras e números;
-Amarelinha;
-Boliche;
-Jogo da memória com alfabeto e números;
-Caça ao tesouro;
-brincadeira da forca;
-Tapete das vogais;
-Caracol;
-Coelho fora da toca;
-Escrita de números e letras em pratos com arroz;
-Atividades xerocadas.

CRONOGRAMA: 20/10/2014 à 14/11/2014

AVALIAÇÃO:

-Participa de atividades que envolvem brincadeiras, jogos e canções;
-Diferencia letras de números;
-Demonstra capacidade de memorização;
-Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade;
-participa das diferentes tradições culturais (brincadeiras antigas).











Nenhum comentário:

Postar um comentário