segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PROJETO: TODOS TEMOS UMA FAMÍLIA. E ELAS PODEM SER DIFERENTES!

TURMA:Pré II Matutino e Pré II Vespertino                                      Professora:Liana 

PROBLEMÁTICA: Como mostrar para as crianças os diferentes grupos de convívio familiar?

JUSTIFICATIVA:  A família é responsável pelo cuidado e educação das crianças é onde ela a criança encontra seu porto seguro. Mas as famílias, já não são mais compostas apenas de pai, mãe e filhos. E sim são muitas as possibilidades de família que encontramos em nossa sociedade atual. Por isso é importante que a se mostre para as crianças que independente da família em que elas convivem o que importa é o carinho, amor, atenção e cuidado que elas recebem.

OBJETIVO GERAL:  Estimular a participação da Família no cotidiano escolar da criança. Para que assim seja possível conhecer e aprender ainda mais sobre o grupo familiar em que as crianças estão inseridas. Afim de apresentar para as crianças os diferentes tipos de famílias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Reconhecer e valorizar os membros da família;
-Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
-Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história;
- Identificar as pessoas de sua família;

CONTEÚDOS:

Eixo Identidade e Autonomia: Eu e o outro, convívio social (família, escola)
Eixo Artes: Fazer Artístico
Eixo Música: Apreciação Musical
Eixo Linguagem: Contato com a Leitura e a Escrita – Conto e reconto de histórias
Eixo Natureza e Sociedade: Família
Eixo Matemática: Noções de Tempo

METODOLOGIA:

·         Roda de conversa: Você sabe o que é Família?
·         Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e comportamentos dos diversos tipos de família,
·         Contação de história: UM AMOR DE FAMÍLIA: Ziraldo coleção bichim.
·         Refazer a história por meio de cartaz..
·         Recortar palavras com a letra F.
·         Acróstico com a palavra família.
·         Música: família he, família há, Família.
·         Pintar as vogais na letra da música.
·         Arte abstrata com barbante
·         Releitura coletiva.
·         Decoração da porta.
·         Bonecos de papel agrupados. (Quantidade de integrantes da família)
·         Música: “Gente tem Sobrenome” – árvore Genealógica em papel duplex para (pesquisa com a família).
·         Lembrança para o dia da família (porta retrato).

AVALIAÇÃO:

-Conhece a história da escolha de seu nome;
-Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns;
-Sabe informar sobre as obras ouvidas;
-Reconhece seu nome escrito, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
-Reconhece algumas letras do alfabeto;
-Escreve seu nome completo sem consulta;
-Identifica alguns papeis sociais existentes em grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
-Apresenta noções de tempo como: ontem, hoje e amanhã.

CRONOGRAMA: De 21/07/2014 à 15/08/2014




















Nenhum comentário:

Postar um comentário