TURMA:Pré II Matutino e Pré II Vespertino Professora:Liana
PROBLEMÁTICA:
Como mostrar para as crianças os diferentes grupos de convívio familiar?
JUSTIFICATIVA: A família é responsável pelo cuidado e
educação das crianças é onde ela a criança encontra seu porto seguro. Mas as
famílias, já não são mais compostas apenas de pai, mãe e filhos. E sim são
muitas as possibilidades de família que encontramos em nossa sociedade atual.
Por isso é importante que a se mostre para as crianças que independente da família
em que elas convivem o que importa é o carinho, amor, atenção e cuidado que
elas recebem.
OBJETIVO
GERAL: Estimular a participação da
Família no cotidiano escolar da criança. Para que assim seja possível conhecer
e aprender ainda mais sobre o grupo familiar em que as crianças estão
inseridas. Afim de apresentar para as crianças os diferentes tipos de famílias.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-Reconhecer
e valorizar os membros da família;
-Identificar
dados pessoais relacionados à sua pessoa;
-Compreender
a história de seus colegas a partir de sua própria história;
-
Identificar as pessoas de sua família;
CONTEÚDOS:
Eixo
Identidade e Autonomia: Eu e o outro, convívio social (família, escola)
Eixo
Artes: Fazer Artístico
Eixo
Música: Apreciação Musical
Eixo
Linguagem: Contato com a Leitura e a Escrita – Conto e reconto de histórias
Eixo
Natureza e Sociedade: Família
Eixo
Matemática: Noções de Tempo
METODOLOGIA:
·
Roda
de conversa: Você sabe o que é Família?
·
Ressaltar
o respeito às diferenças existentes, os hábitos e comportamentos dos diversos
tipos de família,
·
Contação
de história: UM AMOR DE FAMÍLIA: Ziraldo coleção bichim.
·
Refazer
a história por meio de cartaz..
·
Recortar
palavras com a letra F.
·
Acróstico
com a palavra família.
·
Música:
família he, família há, Família.
·
Pintar
as vogais na letra da música.
·
Arte
abstrata com barbante
·
Releitura
coletiva.
·
Decoração
da porta.
·
Bonecos
de papel agrupados. (Quantidade de integrantes da família)
·
Música:
“Gente tem Sobrenome” – árvore Genealógica em papel duplex para (pesquisa com a
família).
·
Lembrança
para o dia da família (porta retrato).
AVALIAÇÃO:
-Conhece
a história da escolha de seu nome;
-Aprecia
suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de
alguns;
-Sabe
informar sobre as obras ouvidas;
-Reconhece
seu nome escrito, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
-Reconhece
algumas letras do alfabeto;
-Escreve
seu nome completo sem consulta;
-Identifica
alguns papeis sociais existentes em grupos de convívio, dentro e fora da
instituição;
-Apresenta noções
de tempo como: ontem, hoje e amanhã.
CRONOGRAMA:
De 21/07/2014 à 15/08/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário