Turma:Berçário II B Professoras: CheilaMarezani, Isolde, Josiane Derretti
PROBLEMA: Que
bicho é esse?
JUSTIFICATIVA: Como seres sociais as crianças convivem com
outros indivíduos e outros seres vivos, como os animais. Deste modo, existe a
necessidade de interagir com os mesmos para conhecê-los melhor e valorizar a
vida; pois segundo o referencial
curricular nacional para a educação infantil (1998,p. 188)
[...] o trabalho com seres vivos e sua intricadas relações com o meio
oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão
que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção deste
conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças
possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao
meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde.
Algumas de
nossas crianças têm o cachorro como única referencia animal. Isso acontece pelo fato de morarem na cidade;
algumas tem contato com o meio rural na casa de avós ou outros parentes onde
podem ter a oportunidade de conhecer outros animais. Por esta razão, faz-se
necessário um projeto que possibilite para a criança o conhecimento e o contato
visual ou real por meio de livros, revistas, tv, ou conhece-los de maneira concreta, tocando, observando
realmente. Tentaremos trazer para sala com a ajuda dos pais alguns animais
domésticos como: pintinho, cachorro, passarinho, peixes.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar o
conhecimento sobre os animais a fim de
identifica-los e nomeá-los.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em
contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados
básicos e valorização da vida;
·
Expressar suas necessidades, desejos,
pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua
autonomia;
·
Explorar as diversidades sonoras como sons de
animais, do corpo, de instrumentos;
·
Utilizar a linguagem oral para conversar,
comunicar e expressar desejos, necessidades opiniões, ideias, preferencias,
sentimentos e para relatar suas vivencias nas diversas situações de interação
com o grupo;
·
Escolher livros para a apreciação de imagens,
sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·
Utilizar a contagem oral em brincadeiras os
situações nas quais se reconheça a necessidade;
·
Identificar o lugar de pessoas e objetos forme
espaço que utilizam (dentro, fora, perto,longe...);
·
Observar imagens diversas a fim de
identifica-las e observá-las;
·
Manipular diferentes materiais e objetos;
·
Brincar com diferentes situações de movimento
para desenvolver melhor suas habilidades.
·
Deslocar-se com segurança e destreza no espaço,
desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.
CONTEÚDOS:
·
Comunicação e expressão, iniciativas para fazer
escolhas: identidade e autonomia;
·
Canto, expressão
oral e corporal: música;
·
Linguagem oral e corporal: linguagem;
·
Contagem oral, noções de espaço:matemática;
·
Exploração de diferentes materiais, observação e
conversação sobre imagens e objetos: artes
visuais;
·
Seres vivos, meio ambiente: natureza e sociedade;
·
Coordenação motora ampla e fina, sensações,
Equilíbrio: corpo e movimento.
METODOLOGIA:
·
Assistir DVD bebê mais bichos, galinha pintadinha, patati patatá, pépa etc;
·
Observar e identificar imagens de animais. Será colado no chão ou
parede da sala;
·
Imitar o sons de alguns animais;
·
Ouvir Histórias utilizando livros sonoros, pop
up e 3D;
·
Cantar músicas reproduzindo o som dos animais;
·
Trazer para sala um aquário pequeno para que as
crianças observem, interagam e alimentem um peixinho;
·
Passeios pelos arredores do CEI para observar os
animais que encontramos como cachorro, gato, passarinho, vaca.
·
Procurar
e observar animais menores como formigas, minhocas, lagartixas dentre
outros;
·
Manipular materiais como massinha de modelar,
tinta guache, giz de cera para confeccionar alguns animais;
·
Construir
na sala o cantinho do peixe, onde os peixes serão confeccionados com
pratos de papelão contendo a foto da criança;
·
Brincar com animais de borracha.
·
Pedir para os pais se tem em casa algum animal
de estimação, o nome dele, se tiver enviar-nos uma foto da criança com o
animal. Se não tiver pode ser a imagem
de um animal que a criança demonstre gostar.
·
Brincar com máscaras de animais, observa-se no
espelho, e também os colegas.
·
Fazer um aquário com garrafas pet;
·
Trazer para sala um cachorro de verdade,
observá-lo, e construir com caixa de papelão a casinha do cachorro para as
crianças brincarem;
·
Contar a história dos três porquinhos e
confeccionar um porquinho de garrafa pet.
AVALIAÇÃO:
·
Comunica ideias ou pensamentos através de
diferentes linguagens;
·
Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
·
Participa de brincadeiras musicais;
·
Identifica e nomeia alguns animais;
·
Demonstra expressão facial;
·
Repete, sons, gestos e/ou palavras;
·
Brinca de contar;
·
Organiza os espaços;
·
Experimenta diferentes materiais;
·
Rabisca;
·
Interage com os seres vivos apresentados;
·
Identifica sua própria imagem e de colegas em fotos, espelho;
·
Imita sons, ações e gestos;
·
Participa de atividades que estimulem a
coordenação motora fina e ampla.
Através do projeto conhecendo os animais, as
crianças do BII B tiveram a oportunidade de conhecer alguns animais de forma
concreta. Trouxemos para sala um cachorro, um pintinho e um peixe, cada qual em
dias distintos. As crianças primeiramente demonstraram-se surpresas, ficaram
admiradas com o animalzinho que estava na sala, após um pequeno momento de
observação, começaram a se aproximar, algumas crianças tocaram e pegaram o
animal no colo (cachorro e pintinho). Uma minoria, mesmo demonstrando muito entusiasmo, não quiseram tocar nos animais, mas apresentaram alegria e satisfação em
expressões faciais. Ao final do projeto muitas crianças conseguiram identificar
cada animal apresentado relacionando-os com seus respectivos sons. As histórias
contadas diariamente utilizando livros sonoros também contribuíram para a
aprendizagem das crianças, bem como para alcançar os objetivos do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário