segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TÍTULO: CONHECENDO OS ANIMAIS

Turma:Berçário II B         Professoras: CheilaMarezani, Isolde, Josiane Derretti   
 
PROBLEMA: Que bicho é esse?
JUSTIFICATIVA:  Como seres sociais as crianças convivem com outros indivíduos e outros seres vivos, como os animais. Deste modo, existe a necessidade de interagir com os mesmos para conhecê-los melhor e valorizar a vida; pois segundo o referencial  curricular nacional para a educação infantil (1998,p. 188)
[...] o trabalho com seres  vivos e sua intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção deste conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde.
Algumas de nossas crianças têm o cachorro como única referencia animal. Isso  acontece pelo fato de morarem na cidade; algumas tem contato com o meio rural na casa de avós ou outros parentes onde podem ter a oportunidade de conhecer outros animais. Por esta razão, faz-se necessário um projeto que possibilite para a criança o conhecimento e o contato visual ou real por meio de livros, revistas, tv, ou conhece-los  de maneira concreta, tocando, observando realmente. Tentaremos trazer para sala com a ajuda dos pais alguns animais domésticos como: pintinho, cachorro, passarinho, peixes.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar o conhecimento  sobre os animais a fim de identifica-los e nomeá-los.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
·         Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·         Explorar as diversidades sonoras como sons de animais, do corpo, de instrumentos;
·         Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades opiniões, ideias, preferencias, sentimentos e para relatar suas vivencias nas diversas situações de interação com o grupo;
·         Escolher livros para a apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·         Utilizar a contagem oral em brincadeiras os situações nas quais se reconheça a necessidade;
·         Identificar o lugar de pessoas e objetos forme espaço que utilizam (dentro, fora, perto,longe...);
·         Observar imagens diversas a fim de identifica-las e observá-las;
·         Manipular diferentes materiais e objetos;
·         Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas habilidades.
·         Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.
CONTEÚDOS:
·         Comunicação e expressão, iniciativas para fazer escolhas: identidade e autonomia;
·         Canto,  expressão oral e corporal: música;
·         Linguagem oral e corporal: linguagem;
·         Contagem oral, noções de espaço:matemática;
·         Exploração de diferentes materiais, observação e conversação sobre imagens e objetos: artes visuais;
·         Seres vivos, meio ambiente: natureza e sociedade;
·         Coordenação motora ampla e fina, sensações, Equilíbrio: corpo e movimento.
 
METODOLOGIA:
·         Assistir DVD bebê mais bichos, galinha pintadinha, patati patatá, pépa etc;
·         Observar e identificar  imagens de animais. Será colado no chão ou parede da sala;
·         Imitar o sons de alguns animais;
·         Ouvir Histórias utilizando livros sonoros, pop up e 3D;
·         Cantar músicas reproduzindo o som dos animais;
·         Trazer para sala um aquário pequeno para que as crianças observem, interagam e alimentem um peixinho;
·         Passeios pelos arredores do CEI para observar os animais que encontramos como cachorro, gato, passarinho, vaca.
·         Procurar  e observar animais menores como formigas, minhocas, lagartixas dentre outros;
·         Manipular materiais como massinha de modelar, tinta guache, giz de cera para confeccionar alguns animais;
·         Construir  na sala o cantinho do peixe, onde os peixes serão confeccionados com pratos de papelão contendo a foto da criança;
·         Brincar com animais de borracha.
·         Pedir para os pais se tem em casa algum animal de estimação, o nome dele, se tiver enviar-nos uma foto da criança com o animal.  Se não tiver pode ser a imagem de um animal que a criança demonstre gostar.
·         Brincar com máscaras de animais, observa-se no espelho, e também os colegas.
·         Fazer um aquário com garrafas pet;
·         Trazer para sala um cachorro de verdade, observá-lo, e construir com caixa de papelão a casinha do cachorro para as crianças brincarem;
·         Contar a história dos três porquinhos e confeccionar um porquinho de garrafa pet.
 
AVALIAÇÃO:
·         Comunica ideias ou pensamentos através de diferentes linguagens;
·         Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
·         Participa de brincadeiras musicais;
·         Identifica e nomeia alguns animais;
·         Demonstra expressão facial;
·         Repete, sons, gestos e/ou palavras;
·         Brinca de contar;
·         Organiza os espaços;
·         Experimenta diferentes materiais;
·         Rabisca;
·         Interage com os seres vivos apresentados;
·         Identifica sua própria  imagem e de colegas em fotos, espelho;
·         Imita sons, ações e gestos;
·         Participa de atividades que estimulem a coordenação motora fina e ampla.
Através do projeto conhecendo os animais, as crianças do BII B tiveram a oportunidade de conhecer alguns animais de forma concreta. Trouxemos para sala um cachorro, um pintinho e um peixe, cada qual em dias distintos. As crianças primeiramente demonstraram-se surpresas, ficaram admiradas com o animalzinho que estava na sala, após um pequeno momento de observação, começaram a se aproximar, algumas crianças tocaram e pegaram o animal no colo (cachorro e pintinho). Uma minoria, mesmo demonstrando muito entusiasmo,  não quiseram tocar nos animais, mas  apresentaram alegria e satisfação em expressões faciais. Ao final do projeto muitas crianças conseguiram identificar cada animal apresentado relacionando-os com seus respectivos sons. As histórias contadas diariamente utilizando livros sonoros também contribuíram para a aprendizagem das crianças, bem como para alcançar os objetivos do projeto.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário