TURMA:Berçário I B Professoras:Tatiane,Andréa
PROBLEMÁTICA: O que tem de diferente nesse chinelo?
JUSTIFICATIVA: Há algum tempo viemos a perceber a procura das
crianças pelos chinelos que as professoras retiram do pé, devido à higiene do
chão da sala, pelo fato das crianças utilizarem o mesmo para se locomover e
brincar. Mesmo que as professoras escondessem os chinelos debaixo de berços,
armários, atrás das portas, as crianças conseguiam alcançar, nesta hora as
professoras precisavam intervir nesta curiosa artimanha. E assim procurando
sempre satisfazer a curiosidade das crianças, desenvolvemos um projeto que
oportunizasse para que as crianças pudessem conhecer este objeto que desperta
tanta curiosidade e interesse das crianças.
OBJETIVO GERAL: Oportunizar as crianças um momento que possam
explorar o material do chinelo, de forma lúdica e agradável, desenvolvendo a
imaginação e incentivando a curiosidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Possibilitar o contato com o chinelo;
·
Desenvolver a imaginação;
·
Incentivar a curiosidade;
·
Observar imagem;
CONTEUDOS:
·
Identidade e Autonomia: Comunicação e expressão;
Iniciativa para fazer escolhas;
·
Música: canto;
·
Matemática: Formas;
·
Artes visuais: Exploração de diferentes
materiais;
·
Corpo e movimento: Sensações; Expressividade;
METODOLOGIA:
·
Par de chinelo, solicitar aos pais, (de
preferencia novo, pois vai ser manuseado pelas crianças) e que não contenha
partes a serem perigosas, sendo que o mesmo vai ser devolvido ao final do
projeto;
·
Chinelo utilizado com objeto de exploração das
crianças, deixar as crianças livres para explorarem o material;
·
Chinelo gigante, confeccionado com EVA e papel
paraná, deixar que as crianças pintem com tinta o mesmo;
·
Músicas que falem de chinelo ou pé, cantar e
gesticular;
·
Papel pardo, carimbar o desenho de um chinelo e
deixar as crianças lambuzarem o mesmo;
·
Pintura com os pés, carimbar numa folha.
Cronograma: 20 dias
AVALIAÇÃO:
Um projeto bem
diferenciado, voltado para a curiosidade das crianças. Todas crianças adoraram
o projeto, exploraram os chinelos com muito entusiasmo e alegria, exploraram os
formatos, observaram os mesmos. As atividades com tinta são sempre bem vindas e
aceitas pelas crianças. O chinelo gigante decorado com glíter chamou muito a atenção
das crianças. Foi um projeto produtivo e muito interessante pois as crianças
puderam brincar com algo que era sempre evitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário