segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PROJETO: PÉ DE CHINELO.

TURMA:Berçário I B                                                    Professoras:Tatiane,Andréa

PROBLEMÁTICA: O que tem de diferente nesse chinelo?

JUSTIFICATIVA: Há algum tempo viemos a perceber a procura das crianças pelos chinelos que as professoras retiram do pé, devido à higiene do chão da sala, pelo fato das crianças utilizarem o mesmo para se locomover e brincar. Mesmo que as professoras escondessem os chinelos debaixo de berços, armários, atrás das portas, as crianças conseguiam alcançar, nesta hora as professoras precisavam intervir nesta curiosa artimanha. E assim procurando sempre satisfazer a curiosidade das crianças, desenvolvemos um projeto que oportunizasse para que as crianças pudessem conhecer este objeto que desperta tanta curiosidade e interesse das crianças.

OBJETIVO GERAL: Oportunizar as crianças um momento que possam explorar o material do chinelo, de forma lúdica e agradável, desenvolvendo a imaginação e incentivando a curiosidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Possibilitar o contato com o chinelo;
·         Desenvolver a imaginação;
·         Incentivar a curiosidade;
·         Observar imagem;

CONTEUDOS:

·         Identidade e Autonomia: Comunicação e expressão; Iniciativa para fazer escolhas;
·         Música: canto;
·         Matemática: Formas;
·         Artes visuais: Exploração de diferentes materiais;
·         Corpo e movimento: Sensações; Expressividade;

METODOLOGIA:

·         Par de chinelo, solicitar aos pais, (de preferencia novo, pois vai ser manuseado pelas crianças) e que não contenha partes a serem perigosas, sendo que o mesmo vai ser devolvido ao final do projeto;
·         Chinelo utilizado com objeto de exploração das crianças, deixar as crianças livres para explorarem o material;
·         Chinelo gigante, confeccionado com EVA e papel paraná, deixar que as crianças pintem com tinta o mesmo;
·         Músicas que falem de chinelo ou pé, cantar e gesticular;
·         Papel pardo, carimbar o desenho de um chinelo e deixar as crianças lambuzarem o mesmo;
·         Pintura com os pés, carimbar numa folha.

Cronograma: 20 dias

AVALIAÇÃO:


Um projeto bem diferenciado, voltado para a curiosidade das crianças. Todas crianças adoraram o projeto, exploraram os chinelos com muito entusiasmo e alegria, exploraram os formatos, observaram os mesmos. As atividades com tinta são sempre bem vindas e aceitas pelas crianças. O chinelo gigante decorado com glíter chamou muito a atenção das crianças. Foi um projeto produtivo e muito interessante pois as crianças puderam brincar com algo que era sempre evitado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário