sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Projeto: “A Fazendinha..."

TURMA: Berçario I A                                             Professoras:Maira Deretti,Roseli
 
 
JUSTIFICATIVA:
      Desde pequenas, as crianças apresentam um grande interesse pelos animais. Esse tema desperta naturalmente a sua curiosidade. A proposta do Projeto’’ a Fazendinha’’ tem uma importante presença no cotidiano das nossas crianças, pois é sempre focado no dia a dia, os animais, suas músicas, sons e histórias, brinquedos, filmes e desenhos que leva em consideração que os animais fazem parte da vida de várias crianças no seu cotidiano através da criação de animais domésticos. O trabalho com esse tema se torna importante,pois através da diversidade de situações as crianças são estimuladas a realização de observações, identificações e relações entre os diversos animais e seus ambientes, desenvolvendo várias áreas do seu conhecimento. 
OBJETIVO GERAL: Nosso objetivo ao selecionar esse tema é de aproximar nossos alunos ao Meio Ambiente, valorizando os animais e, promovendo o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 v  Reconhecer que os animais são seres vivos
v  Comparar diversos tipos de animais através da observação;
v  Identificar diferenças e semelhanças entre os animais.
v   Ampliar o conhecimento das crianças sobre os animais; Ouvir, cantar e se expressar através da música com o tema dos animais;
v  Compreender a importância de cuidar da natureza, do meio ambiente e preservar a vida animal através de ações simples; Ampliar as possibilidades de movimento das crianças através da livre expressão, da observação e também da imitação de gestos realizados pelos animais e reproduzidos pelas professoras;
v  Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto; 
v  Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção, valorização);
CONTEÚDOS: 
v   Contato com pequenos animais; 
v   Observação e interação; 
v  Diferenças e semelhanças entre os animais; 
v  Linguagem oral e corporal;
v  Coordenação motora, percepção visual e auditiva;
v   Histórias, brincadeiras, pinturas e canções; 
ATIVIDADES:
v  Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados, formando um livro ilustrado;                                      
v  Passeio nas redondezas para investigação da presença e sons de animais;
v  Visitar o viveiro e o aquário do CEI;
v  Visita de alguns animais na sala;
v  Utilização de livros sonoros para contação de histórias e identificação dos sons;
v  Pintura de um prato de papelão,em seguida fazer uma máscara de pintinho;
v  Confeccionar um animal usando EVA e CD, praticando a reciclagem;
v  Caixa de surpresa com diferentes animais;
v  Assistir DVDs sobre animais, DVD da Xuxa “imitando os animais” e Seu Lobato”;
v  Manuseio de diferentes formas de representação de animais. Inserindo em brincadeiras os animais (de pelúcia, borracha, EVA, grandes e figuras de papel);
v  Mostrar figuras grandes e coloridas de animais;
v  Trazer o manuseio e o reconhecimento de animais, de reciclados;
v  Enviar uma pesquisa para os pais, sobre os animais de estimação que possuem;
v  Fazer mural com as entrevistas, com fotos de animais;
v  Leitura de histórias que tem como tema os animais, utilizando varias estratégias, (dedoches, fantoches, e livros diversos);
v  Brincadeiras de imitar os animais reproduzindo seus sons ou ações (voar como os pássaros); (nadar como os peixinhos), (pular como os sapos);
v  Reconhecimento das (gravuras dos animais trabalhados em livros, revistas e jornais, nomeando-os;
CRONOGRAMA: Inicio dia 15 de julho, até dia 15 de agosto intercalando com o tema do dia dos pais.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser continua o que acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto através das observações e registros realizados pelas professoras levando em conta a participação, interesse, entusiasmo, resoluções de propostas, sendo satisfatória quando a medida que as crianças ampliam seus conhecimentos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário