TURMA: Berçario I A Professoras:Maira Deretti,Roseli
JUSTIFICATIVA:
Desde pequenas, as
crianças apresentam um grande interesse pelos animais. Esse tema desperta
naturalmente a sua curiosidade. A proposta do Projeto’’ a Fazendinha’’ tem uma
importante presença no cotidiano das nossas crianças, pois é sempre focado no
dia a dia, os animais, suas músicas, sons e histórias, brinquedos, filmes e
desenhos que leva em consideração que os animais fazem parte da vida de várias
crianças no seu cotidiano através da criação de animais domésticos. O trabalho
com esse tema se torna importante,pois através da diversidade de situações as
crianças são estimuladas a realização de observações, identificações e relações
entre os diversos animais e seus ambientes, desenvolvendo várias áreas do seu
conhecimento.
OBJETIVO GERAL: Nosso objetivo ao selecionar esse tema é de
aproximar nossos alunos ao Meio Ambiente, valorizando os animais e, promovendo o desenvolvimento de algumas habilidades
e o envolvimento das crianças com o tema.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Reconhecer que os animais são seres vivos
v Comparar diversos tipos de animais através da observação;
v Identificar diferenças e semelhanças entre os animais.
v Ampliar o
conhecimento das crianças sobre os animais; Ouvir, cantar e se expressar
através da música com o tema dos animais;
v Compreender a importância de cuidar da natureza, do meio ambiente e
preservar a vida animal através de ações simples; Ampliar as possibilidades de movimento das crianças através da livre
expressão, da observação e também da imitação de gestos realizados pelos
animais e reproduzidos pelas professoras;
v
Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias,
brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;
v
Proporcionar o
desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito,
proteção, valorização);
CONTEÚDOS:
v
Contato com
pequenos animais;
v
Observação e
interação;
v
Diferenças e semelhanças entre os animais;
v
Linguagem oral e corporal;
v
Coordenação motora, percepção visual e auditiva;
v Histórias, brincadeiras, pinturas
e canções;
ATIVIDADES:
v Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados, formando um livro
ilustrado;
v Passeio nas redondezas para investigação da presença e sons de animais;
v Visitar o viveiro e o aquário do CEI;
v Visita de alguns animais na sala;
v
Utilização de livros sonoros para contação de
histórias e identificação dos sons;
v
Pintura de um prato de papelão,em seguida fazer uma
máscara de pintinho;
v Confeccionar um animal usando EVA e CD, praticando a reciclagem;
v Caixa de surpresa com diferentes animais;
v Assistir DVDs sobre animais, DVD da Xuxa
“imitando os animais” e Seu Lobato”;
v Manuseio de diferentes formas de representação de animais. Inserindo em
brincadeiras os animais (de pelúcia, borracha, EVA, grandes e figuras de
papel);
v Mostrar figuras grandes e coloridas de animais;
v Trazer o manuseio e o reconhecimento de animais, de reciclados;
v Enviar uma pesquisa para os pais, sobre os animais de estimação que
possuem;
v Fazer mural com as entrevistas, com fotos de animais;
v Leitura de histórias que tem como tema os animais,
utilizando varias estratégias, (dedoches, fantoches, e livros diversos);
v Brincadeiras de imitar os animais reproduzindo seus
sons ou ações (voar como os pássaros); (nadar como os peixinhos), (pular
como os sapos);
v
Reconhecimento das
(gravuras dos animais trabalhados em livros, revistas e jornais, nomeando-os;
CRONOGRAMA: Inicio dia 15 de julho, até
dia 15 de agosto intercalando com o tema do dia dos pais.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser continua o
que acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto através das
observações e registros realizados pelas professoras levando em conta a
participação, interesse, entusiasmo, resoluções de propostas, sendo
satisfatória quando a medida que as crianças ampliam seus conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário